BOLETIM FONASC #76

INFORMATIVO #76
31 de maio de 2016

Visite nosso site 
Rio Mearim-MA. Sema-MA é questionada sobre licenciamentos na bacia do Mearim. Saiba mais
RIO DOCE: QUAL O TAMANHO DO ESTRAGO?

A semana começou com informações importantes sobre a bacia do Rio Doce. A primeira delas é uma avaliação da qualidade da água do rio, que é um alerta para sociedade e a segunda é que o MPF entrou com recurso pedindo a anulação do acordo feito entre os governos Federal, de Minas Gerais e Espírito Santo com a mineradora Samarco.

MPF pede anulação de acordo 

A poluição no Rio Doce
 

Indígenas
Vem aí um evento que vai tratar sobre a gestão dos recursos hídricos a ser realizada entre os dias 17 a 19 de junho, especialmente para povos indígenas, que acontecerá na aldeia Iru’u TI Menkü-Brasnorte, do povo indígena Myky. Esse evento é uma iniciativa do povo Myky – e que tem o apoio do Fonasc.CBH – pretende reunir os povos indígenas do Vale do Rio Juruena, para tratar das ameaças referentes as propostas dos empreendedores do setor elétrico, que estão planejando a instalação de 102 hidrelétricas na bacia hidrográfica do rio Juruena/Teles Pires/Tapajós. 

Moção
O Fonasc.CBH e demais entidades da sociedade civil comemoram a aprovação e o encaminhamento da Moção 01/2016, da Câmara Normativa Recursal do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM), aprovada na reunião no último dia 25. O representante do Fonasc.CBH durante a reunião, Gustavo Tostes, conseguiu expor bem os argumentos que davam respaldo para a proposta de moção – que foi aprovada – mesmo após a grande discussão sobre barragens de rejeito apresentada pela FEAM. A moção teve seis votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção. 

Muitas Mãos
Tudo pronto para a culminância de mais uma etapa do projeto “Por Muitas Mãos”. No dia 10 de junho haverá um desfile dentro da programação do Arraial Junino, no Shopping da Ilha, de todo material produzido por artesãs, residentes na bacia do Rio Bacanga, em São Luís. Roupas, bolsas e acessórios são os produtos que foram confeccionados sob a coordenação do estilista e dono da grife Grita Cuxa, Glauber Pinto. Essa parceria entre o Fonasc-MA e o estilista Glauber Pinto começou em 2013, quando foi realizada uma oficina de customização com artesãs do Polo Coroadinho.

Leia mais 
Aconteceu…

Há quase um ano, o conselheiro João Clímaco encaminhou à secretaria executiva do CBH Paranaíba parecer sobre o pedido de vistas, a cerca do Plano de Educação Ambiental do Rio Paranaíba. Em suas considerações, o conselheiro solicita que a proposta apresentada no parecer, objeto do pedido de vistas, retorne para a Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEM) do CBH Paranaíba para as adequações do ponto de vista legal, conceitual e operacional.
 

Twitter
YouTube
Facebook
Website
Flickr
YouTube
Website
Google Plus

blogs

Vídeo

RECENTES