Boletim #75

INFORMATIVO #75

19 de maio de 2016

Visite nosso site
Projeto do Fonasc é destaque na imprensa. Veja matéria do Jornal. Veja reportagem TV
COMITÊ INFANTO JUVENIL DO RIO JENIPARANA É DESTAQUE NA IMPRENSA O pleno da Comissão Interinstitucional Pró CBH Parnaíba – representada por diversas entidades que compõem as subcomissões estaduais do Maranhão, Piauí e Ceará – decidiu pelo afastamento temporário da Codevasf do cargo de Secretaria Executiva da Comissão. O Crea-PI foi a instituição escolhida para assumir interinamente os trabalhos da Secretaria Executiva da Comissão Interinstitucional, até que a representação da Codevasf se manifeste formalmente ao MPF e também para a Comissão sobre os atos de falta de decoro de seu representante junto aos trabalhos desenvolvidos  à frente da Secretaria.

Continue lendo

Novos CBH
A Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (SEMA-MA) pretende criar até o fim deste ano os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Preguiças e do Rio Itapecuru. Essa foi a informação dada pela equipe da SEMA, durante reunião de trabalho, realizada para organizar o I Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Maranhão. A pauta de discussão trouxe assuntos que já haviam sido deliberados na reunião anterior como a alteração do nome do evento que era “Encontro”, mas a Secretaria apresentou material de divulgação (logomarca e camiseta) como o nome “Fórum”, ignorando completamente a decisão acordada entre os segmentos da sociedade civil, de usuários e do poder público.
TV Fonasc
No sítio do Fonasc.CBH compartilhamos um vídeo sobre a morte do Rio Doce. Ele faz parte de um projeto que se chama direitos humanos em 2 minutos. Um triste, mas absolutamente necessário alerta sobre os assassinatos praticados em seres vivos de que somos parte. Convém destacar que durante este mês, o Fonasc.CBH, juntamente com outras entidades ligadas ao meio ambiente, assinou manifesto contra o chamado “acordão” entre o governo federal, a Samarco, a Vale e a BHP.
Aqui você lê o manifesto assinado pelas entidades e também tem acesso ao acordo assinado na justiça
. E para ter acesso a página oficial do projeto Direitos Humanos em 2 minutos e o vídeo sobre a morte do rio Doce clique no link.
Vitória
Em reunião promovida pela Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH, a proposta do Fonasc.CBH de reformulação da Resolução CNRH que instituiu o Plano de Bacia e o GAP – Grupo de Acompanhamento do Plano da Bacia do Rio Paraguai sobre a necessidade de ampliar a participação da sociedade civil no mesmo foi aprovada pela Câmara. Pelos trâmites, a proposta de reformulação com o aval da Câmara Técnica precisa agora ser aprovada no plenário da próxima reunião do CNRH. As mudanças incluem uma vaga para pescadores (+ suplente) e uma vaga para a agricultura familiar (+ suplente) no GAP.
Aconteceu…
O Fonasc.CBH formalizou, através de ofício dirigido à Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (CERH-MG), a participação do professor e sociólogo João Clímaco para o preenchimento da vaga de 2º suplente nas Câmaras Técnicas do Conselho. Ele irá representar o Fonasc nas Câmaras Técnicas (CTIL, CTIG e CTPlan).

Twitter

 

YouTube

 

Facebook

 

Website

 

Flickr

 

YouTube

 

Website

 

Google Plus

Ver este email no navegador
Você recebeu esse email por causa da sua relação com Fonasc.CBH. Por favor,
reconfirme aqui o seu interesse em receber os nossos e-mails, ou, caso não queira mais recebê-los,
remova a sua inscrição aqui.
Essa mensagem foi enviada para deputadoalexandrealmeida@al.ma.gov.br por contato@fonasc-cbh.org.brfonasc.maranhao@yahoo.com.br
Remover Inscrição de todas as listas de envio
Remover Inscrição |
Ver inscrição |
Reencaminhar Email |
Relatar Abuso

blogs

Vídeo

RECENTES