BOLETIM FONASC.CBH #73

INFORMATIVO #73
19 de abril de 2016

Visite nosso site 
Rios Tapajós e Amazonas foram tema de Seminário para formatação de Comitê de Bacia Hidrográfica com apoio do Fonasc. Veja mais
PROPOSTAS PELAS ÁGUAS 
Desde que assumiu o mandato, Fonasc.CBH tem pautado o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, trazendo as demandas da sociedade civil para a melhor gestão das águas no País. Esta semana, reuniões de Câmaras Técnicas do CNRH estão discutindo as propostas do Fonasc. Veja tudo sobre as propostas nos links abaixo:

Propostas por Câmara Técnica 
Alterações no GAP Paraguai 
Firme posicionamento na CTCOB 

Parnaíba

Durante o curso da Agência Nacional de Águas em Teresina-PI, ocorreu uma reunião com as entidades que participaram do curso e o clima foi tenso, quando houve trocas de acusações e até ameaças, mas o certo é que a Comissão Interinstitucional do CBH do Rio Parnaíba ainda precisa atender aos requisitos que preconizam a Resolução CNRH nº 05, requisitos estes que ainda estão incompletos. A formalização do CBH do Rio Parnaíba ainda precisa aparar arestas e minimizar momentos de conflito que só prejudicam a relação entre o Estado e a Sociedade Civil, principalmente entre o presidente da Comissão Interinstitucional do CBH do Rio Parnaíba, Avelar Amorim e o secretário executivo Fabiano Catão, cujas “farpas” ficaram evidentes nesta reunião, durante a realização do curso.

Curso 

A vice coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro participou do curso “Gestão de Recursos Hídricos: metodologias de participação social”, ofertado pela Agência Nacional das Águas e a Fundação Itaipu. O curso, cuja parte presencial ocorreu nos dias 13 a 15 deste mês, aconteceu na sede do CREA-PI, em Teresina. Representantes dos três estados envolvidos pela formação do CBH do Rio Parnaíba – Maranhão, Ceará e Piauí -, participaram da capacitação. “Estou feliz por estar participando ativamente de mais um trabalho desenvolvido em co-criação com dezenas de entusiastas e especialistas em cuidar de algo tão precioso que são as águas de nossos rios”, afirmou o conselheiro do Conerh, Manoel Araújo, representante do Clube de Mães Santa Luzia.

Alerta

Em Bonito a conservação da natureza é levada a sério! Os banhados são filtros naturais, que limpam e purificam as águas, impedindo que os sedimentos que vem de fora, como aqueles trazidos pela chuva, transformem as águas cristalinas de Bonito em águas turvas e escuras, acabando com a beleza que tanto encanta, quanto gera riqueza. Além disto, os estudos realizados nestas áreas demonstraram que sete espécies de aves e oito de mamíferos que estão ameaçadas de extinção dependem exclusivamente destes banhados para manutenção de seus ciclos de vida. Estudos realizados desde 2008, em uma força tarefa promovida pelo MP, Universidades e Instituições levantaram a necessidade urgente da conservação dos banhado dos Rios Formoso e da Prata. Veja mais sobre este e outros alertas do Fonasc. 

Aconteceu… 

Em 19 de abril de 2015, o Fonasc travava um grande embate sobre a necessidade da gestão integrada das águas subterrâneas e águas superficiais dentro da CTPOAR – Câmara Técnica de Procedimentos de Outorgas do CNRH – Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Na época houve resistências. Reveja o posicionamento do Fonasc.CBH. 

Twitter
YouTube
Facebook
Website
Flickr
YouTube
Website
Google Plus
Ver este email no navegador
Você recebeu esse email por causa da sua relação com Fonasc.CBH. Por favor, reconfirme aqui o seu interesse em receber os nossos e-mails, ou, caso não queira mais recebê-los, remova a sua inscrição aqui.
Essa mensagem foi enviada para suyanesc@yahoo.com.br por contato@fonasc-cbh.org.br
fonasc.maranhao@yahoo.com.brRemover Inscrição de todas as listas de envio Remover Inscrição | Gestão de Inscrição | Reencaminhar Email | Relatar Abuso

blogs

Vídeo

RECENTES