BOLETIM FONASC #71

Fique por dentro das notícias sobre recursos hídricos e meio ambiente.

INFORMATIVO #71
04 de março de 2016

Visite nosso site
Rio Mearim no município de Arari-MA – Fonasc.CBH participa da 27ª Reunião do CONERH. Saiba mais
                   ÁGUA X MINERAÇÃO
A sociedade civill organizada está com grandes desafios em favor da gestão das águas em Minas Gerais num enfrentamento direto aos intentos das mineradoras. Veja as principais ações da sociedade:

Pressão no Triângulo Mineiro
Outorga em Patrocínio
-MG

Representação contra Vale
Repúdio: Vale derruba casas
Processo Samarco URC Rio das Velhas

Pantanal
Fonasc.CBH encaminhou proposta de resolução ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos solicitando alterações na Resolução CNRH 152 que criou o GAP – Grupo de Acompanhamento do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Rio Paraguai. Trata-se de correção de distorções sobre a ausência de importantes segmentos sociais e econômicos a saber: pescadores profissionais-artesanais, as comunidades tradicionais e a agricultura familiar.
Paranaíba
Nos dias 10 e 11 de março a representação do Fonasc vai participar da 12ª Reunião Extraordinária do CBH Paranaíba, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Casa da Indústria, Avenida Araguaia nº 1544, Edifício Albano Franco, 10º andar, Auditório Hélio Naves, Vila Nova, em Goiânia-GO. O principal ponto de pauta da reunião será a revisão do plano de bacia do rio e deliberações sobre outorgas.
Consulta
O Fonasc.CBH divulga o processo de consulta aos Conselheiros para definição de temas prioritários para o CNRH.Todo processo será realizado por meio de formulário online do Google, que estará disponível até 25 de março de 2016. O Fonasc divulga e mobiliza para que todos possam colaborar com propostas aos temas prioritários. As sugestões deverão conter a definição do tema, justificativa da escolha e a indicação da Câmara Técnica.
Leia mais
Aconteceu…No auge da crise hídrica na região Sudeste, há exatamente 1 ano, o representante do Fonasc.CBH no Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas (CERH/MG), Gustavo Gazzinelli, se preparava para apresentar parecer sobre os aspectos das outorgas determinantes da crise hídrica no Estado, na 93ª Reunião Extraordinária do Plenário do CERH. Outro ponto importante do parecer foi mostrar que o discurso de empresas mineradoras de que “têm pouca responsabilidade sobre a atual situação” não se sustenta e tão pouco convence a partir de dados disponíveis que foram apresentados.
Twitter
YouTube
Facebook
Website
Flickr
YouTube
Website
Google Plus
Ver este email no navegador
Você recebeu esse email por causa da sua relação com Fonasc.CBH. Por favor, reconfirme aqui o seu interesse em receber os nossos e-mails, ou, caso não queira mais recebê-los, remova a sua inscrição aqui.
Essa mensagem foi enviada para suyanesc@yahoo.com.br por contato@fonasc-cbh.org.br
fonasc.maranhao@yahoo.com.brRemover Inscrição de todas as listas de envio Remover Inscrição | Gestão de Inscrição | Reencaminhar Email | Relatar Abuso

blogs

Vídeo

RECENTES