boletim 63

INFORMATIVO FONASC.CBH LXIII – Ano II – Brasília/São Luís, 17 de novembro de 2015
logo-fonasc.png fundoagua.jpg
Fonasc-MA vai participar da terceira audiência pública para criação do CBH Parnaíba no município de Timon

delta2.jpgA vice coordenadora nacional do Fonasc, Thereza Christina Pereira Castro vai participar da terceira audiência pública maranhense para criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba que acontece nesta quinta-feira, dia 19, no Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, em Timon-MA. Com esta audiência, o Maranhão encerra os trabalhos de mobilização, cujo principal objetivo era de recolher assinaturas de prefeitos, usuários e da sociedade civil para o termo de subinscrição de criação do CBH do Rio Parnaíba.
Após a audiência a subcomissão do Maranhão do pró Comitê do Parnaíba, do qual Thereza Christina faz parte, deve se reunir para avaliar o documento e indicar membros para a Comissão Interinstitucional do CBH Parnaíba. Continue lendo

Fonasc CNRH – Relatório sobre segurança de barragens está sendo discutido e analisado no Conselho

Os dirigentes da ANA, DO SRHU, MMA e principalmente os representantes do segmento da mineração, estão incomodados com a atual conjuntura, pelo fato de que, certamente, todos  foram omissos nos encaminhamentos sobre a legislação abaixo que foi promulgada através do Congresso Nacional e empurrou goela abaixo uma missão árdua ao CNRH que ele por si, nunca teria encaminhado e aceitado.
Quando os representantes da Consultoria Técnica da Câmara dos Deputados levaram a plenária do CNRH essa proposta de lei prestes a ser aprovada, foi visível o mal estar. Pediu-se a esses representantes para que fossem embora antes da plenária e que o CNRH votassem uma resolução a ser encaminhada para Câmara, pedindo para essa lei não ser aprovada.
No próximo dia 03 de dezembro o CNRH estará em pauta o RSB – Relatório de Segurança de Barragens que é um documento legal que tem que ter parecer do CNRH antes de ser encaminhado ao Congresso Nacional.  Vejam a pertinência dessa legislação acessando o LINK

 

Fonasc-MA – Juventude se prepara para receber conferência livre

logo_conferencialivre copia quad.jpgO Fonasc e as nove escolas comunitárias que fazem parte do  projeto do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana se preparam para receber no dia 30 de novembro uma Conferência Livre da Juventude e Meio Ambiente.
O evento acontecerá no auditório jornalista Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, das 8h às 14h.
A realização desta conferência no Maranhão só foi possível graças a apresentação do projeto do Comitê Infanto Juvenil do Rio Jeniparana, durante evento em São Paulo, no mês de setembro. O projeto do comitê foi premiado como a melhor prática. Leia mais

Tragédia de Mariana – Quanto VALE tudo isso?

Desde o acidente em Bento Rodrigues e em toda a bacia do Rio Doce muitas notícias e manifestos da sociedade e de diversas representações civis estão circulando na rede.  Veja aqui os vídeos e mais informações sobre essa que já considerada pelo IBAMA como o maior desastre ambiental brasileiro.


Veja os boletins anteriores

 

Última do Fonasc

Está marcada para o dia 10 de dezembro a última reunião ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão (CONERH/MA). O ponto de pauta mais importante a ser debatido será sobre a regulamentação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Outro ponto de pauta será o parecer da CTIL sobre a dispensa de outorga para captação de águas pluviais.

Dicionário Hídrico
AFLUENTE 

Qualquer curso d’água que deságua em outro maior, num lago ou lagoa.

Fonte:Dicionário Ambiental Básico – Iniciaço à linguagem ambiental – 9ª edição

ÁGUA NO MUNDO

Brasil - Uma tecnologia produzida no Rio Grande do Sul ajuda a acelerar o processo de purificação da água em Governador Valadares — município mineiro do Vale do Rio Doce que foi atingido pelos rejeitos das barragens de Fundão e Santarém. É o polímero de acácia negra, um coagulante líquido que acelera em até 40 segundos o processo de decantação da lama presente na água. Saiba mais


       EXPEDIENTE

Quem somos
Onde Estamos
O que fazemos

 

AGENDA

Dia 03 de dezembro acontece em Brasília mais uma reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. A tragédia de Mariana deverá ser a tônica da pauta do colegiado. O Fonasc se prepara para essa discussão bem como para a análise do relatório sobre barragens.

ESTE É UM INFORMATIVO DO FONASC.CBH E PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: www.fonasc-cbh.org.br
Acompanhe o Fonasc nas redes sociais Facebook  Twitter Youtube
Participe das discussões em nosso grupo

blogs

Vídeo

RECENTES