Lixo Eletrônico: “Tecnologia,
consumo e sustentabilidade” é tema de campanha
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, próxima sexta-feira, o Comitê Infanto Juvenil da Bacia do Rio Jeniparana, ONG ligada ao Fonac CBH (Fórum Nacional da Soc civil nos Comitês de Bacias
Hidrográficas) realizará, o lançamento da Campanha para Coleta de Resíduos Sólidos com o tema: Lixo Eletrônico: “Tecnologia, consumo e sustentabilidade”. O evento acontece no auditório do CCA da UEMA, às 15h. Segundo a secretária do Comitê, Clenilde Castro, a proposta da Campanha é fazer um alerta à população sobre o destino que é dado ao lixo eletrônico. “Esses equipamentos eletrônicos, geralmente, são colocados juntos com o lixo doméstico. O problema é que, muitas vezes, esses materiais possuem componentes tóxicos, que podem contaminar o solo e a água, causando danos à saúde das pessoas”, observa.
De acordo com ela, o Comitê, por meio dessa ação, quer chamar a atenção e aumentar a consciência da sociedade para a importância da preservação do meio ambiente, dividindo, com todos, as preocupações acerca do tema e provocar uma mudança de atitude. Para tanto, a estratégia será promover um mutirão de coleta nas escolas, realizar palestras e debates. “Quando escolhemos abordar esse tema surgiram diversos
questionamentos. Como devemos separar esse material? Qual o destino dele depois de levado ao receptor? Quais perigosos podem causar? E as respostas serão compartilhadas com todos durante o evento”, informa. o evento poderá ser acompanhado pela TV FONASC .O link para acesso da palestra via web conferência:
Minientrevista com Clenilde Castro
Raiz – Porque escolheram o Dia Mundial da Água para abordar esse tema?
Clenilde Castro – Porque é um momento de auto reflexão na sociedade sobre a velocidade em os equipamentos tecnológicos são substituídos. Enquanto pensamos em nosso consumo “necessário” não levamos em conta que a pilha, a bateria de celular ou um computador se não tiverem um destino adequado vão poluir o solo ou os lençóis freáticos. A maior preocupação das pessoas, geralmente é em está sempre na “onda” tecnológica.
Raiz – Quais estratégias serão utilizadas para atingir os objetivos da campanha?
Clenilde Castro – Após o lançamento,expandir essa campanha para as escolas públicas, privadas e comunitárias situadas na bacia do rio Jeniparana. Mas esperamos que a comunidade, como um todo, tome consciência da importância da coleta do lixo eletrônico em prol da preservação e conservação do solo e os lençóis freáticos.
Raiz – Quantas pessoas pretende envolver na ação?
Clenilde Castro – O número é ilimitado, pois quanto mais pessoas engajadas na campanha, melhor o nosso resultado.
————————-
Serviço
O quê? Lançamento da Campanha para Coleta de Resíduos Sólidos com o tema: Lixo Eletrônico:
“Tecnologia, consumo e sustentabilidade”.
Quando? Dia 22 de março (sexta-feira) às 15h.
Onde? Auditório do CCA da UEMA. l
Quem? Comitê Infanto Juvenil da Bacia do Rio Jeniparana, ONG ligada ao Fonac CBH (Fórum Nacional da soic civil nos Comitê de Bacias Hidrográficas).
Raiz Comunicação
Assessoria de Comunicação do Fonasc / Comitê Infanto Juvenil da Bacia do Rio Jeniparana
Contato: Maria Regina Telles
Tel.: 84578014
* As entrevistas podem ser agendadas tanto para a Clenilde Castro (comitê), quanto para a Thereza Christina Pereira Castro (vice-coordenadora Nacional do Fonasc)
Site http://fonasc-cbh.org.br/