ALERTA FONASC MACEIÓ -Cemitérios públicos contaminam solo e lençol freático de Maceió

ALERTA FONASC MACEIÓ -Cemitérios públicos contaminam solo e lençol freático

contamicnação aguas cemiterios maceio al

Um problema silencioso e invisível aos olhos pode estar escorrendo pelas torneiras de muitos maceioenses, que moram no entorno de alguns cemitérios localizados na parte baixa da capital alagoana e que fazem uso de água de poços escavados clandestinamente.

Estudo recente mostra que a qualidade da água em alguns bairros tem sido comprometida não só pela falta de saneamento, mas pelo líquido que sai dos corpos em decomposição e atinge diretamente as águas subterrâneas. É o necrochorume, que possui uma aparência viscosa de cor castanho-acinzentada e é formado por bactérias que podem acarretar sérios problemas para a saúde humana.

O modelo de sepultamento adotado pelos cemitérios públicos da capital está ultrapassado e é apontado como uma das causas do problema ambiental e de saúde pública. No Cemitério São José, localizado no bairro do Trapiche da Barra, os corpos são sepultados em covas rasas, sem nenhum tipo de proteção que possa evitar a contaminação do solo por meio da infiltração do necrochorume.

A falta de manutenção dos túmulos pelas famílias responsáveis também é outro problema. Muitos deles estão quebrados ou possuem grandes rachaduras, o que facilita a exposição das pessoas, inclusive aos restos mortais. E não é preciso procurar muito para encontrá-los. Pedaços de ossos estão espalhados por todas as partes. Alguns túmulos ficam completamente abertos, e sacos plásticos contendo os restos mortais do sepultado estão expostos para quem quiser ver.

A Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) está ciente da situação e admite que os cemitérios públicos de Maceió possuem um modelo ultrapassado e estão com a capacidade esgotada. A contaminação do solo e dos poços também não é novidade para o órgão.

Fonte: Gazeta de Alagoas

Clique aqui para ler a materia compartilhar e comentar!

1 Comentário to “ALERTA FONASC MACEIÓ -Cemitérios públicos contaminam solo e lençol freático de Maceió”

Envie um comentário

blogs

Vídeo

RECENTES