EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL – Parceria do Fonasc e Shopping da Ilha fomenta conscientização ambiental

 

 

Parceria do Fonasc e Shopping da Ilha fomenta conscientização ambiental em S.Luiz

 

No último domingo(9),  foi realizado no Shopping da Ilha uma oficina para ensinar a confeccionar enfeites natalinos, tendo como matéria prima material reciclado (Cd’s e Garrafas Pet). A iniciativa foi possível através da parceria do Comitê Infanto-Juvenil da Bacia Hidrográfica do rio Jeniparana, membro do Fórum Nacional da Bacias  (Fonasc), com o Grupo Sá Cavalcante (Shopping da Ilha) e teve como objetivo incentivar a educação ambiental, através da reciclagem.

Segundo João Clímaco, coordenador nacional do Fonasc- CBH, a importância do trabalho com as escolas comunitárias se dá pelo fato de as mesmas desenvolverem metodologias e tecnologias pedagógicas muito mais participativas e sempre envolvendo a sociedade, como a realização da oficina, que segundo ele é um meio para alcance de um objetivo maior, que é  o fortalecimento de um projeto social mais abrangente. “Essa iniciativa deveria ser reconhecida também pelo poder público e apoiada”. enfatiza.

O Comitê é composto por sete escolas de São Luís, na região dos bairros Cidade Olímpica, Cidade Operária e Vila Janaína e foi criado com o objetivo de proteger o meio ambiente e, em especial, restaurar o rio Jeniparana.

A iniciativa de formar o comitê partiu da percepção da comunidade, de que seria necessário o desenvolvimento de um amplo processo educativo, tendo a bacia hidrográfica do Rio Jeniparana como recorte territorial e temático. Esse processo envolve a implantação de ações através de uma metodologia pedagógica criativa, combinando o incentivo à cidadania ambiental, o conhecimento e a percepção da realidade sociopolítica e ambiental, à capacitação para uma abordagem técnica e social do conjunto de fatores determinantes da degradação ambiental, dentre os quais o lixo urbano. Para obter êxito nessa empreitada, as escolas comunitárias desenvolvem metodologias e tecnologias pedagógicas participativas envolvendo a sociedade.

Envie um comentário

blogs

Vídeo

RECENTES