Cerimônia de Posse dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Maranhão fortalece parceria para uma administração participativa e sustentável dos recursos hídricos.

No último dia 14 de março de 2024, aconteceu a cerimônia de posse dos membros eleitos dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Maranhão. O evento, que ocorreu no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), durante a 63ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CONERH, foi presidido pelo Secretário Estadual de Meio Ambiente e presidente, Pedro Chagas.

Os Comitês em destaque foram os do Rio Pindaré, do Rio Turiaçu e do Rio Itapecuru. A posse dos membros eleitos desses Comitês representou um avanço significativo na gestão das águas do estado. Durante o evento, também foi atualizada a composição das Câmaras Técnicas do CONERH, visando aprimorar ainda mais a gestão dos recursos hídricos.

O Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH), representado pela vice coordenadora nacional, Thereza Christina, marcou presença na cerimônia, uma vez que é membro dos três Comitês empossados e integra a diretoria do CBH Turiaçu. A participação ativa do Fonasc.CBH evidencia seu compromisso com a gestão participativa e sustentável dos recursos hídricos no Maranhão.

O evento, realizado de forma híbrida, reafirmou o compromisso conjunto das autoridades e da sociedade civil com a promoção de uma gestão integrada e responsável dos recursos hídricos. Isso visa não apenas o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, mas também a melhoria da qualidade de vida das gerações presentes e futuras, fortalecendo assim a governança das bacias hidrográficas do Maranhão.