Seminário Preparatório promovido pelo Governo do Maranhão estimulou discussões sobre questões relacionadas à mobilidade, turismo e saneamento básico

O Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH), representado por sua vice coordenadora, Thereza Christina, marcou presença no último Seminário Preparatório realizado no auditório do Teatro da Cidade, em São Luís, no dia 01 de março. Esses seminários, promovidos pelo Governo do Estado do Maranhão por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem), foram realizados em antecipação à II Conferência da Região Metropolitana da Grande São Luís, programada para os dias 14 e 15 de março.

Os eventos ocorreram em todos os 13 municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís, abordando pilares fundamentais, como saneamento básico, turismo e mobilidade urbana, cruciais para o desenvolvimento da região. Esta iniciativa buscou fomentar diálogos produtivos e colaborativas, reunindo representantes do setor público e membros da sociedade civil para discutir as demandas de cada município dentro dessas temáticas. 

O evento realizado em São Luís empregou uma abordagem que envolveu a exibição de vídeos e comentários de especialistas, além da divisão dos participantes em três grupos conforme os temas centrais do evento, seguido por debates. Finalizou-se com a seleção de delegados representantes da sociedade civil, os quais posteriormente participaram da II Conferência Metropolitana, na qual ocorreu a eleição dos membros do Conselho Participativo.

Ao participar ativamente das discussões sobre saneamento básico, o Fonasc.CBH reitera seu compromisso com a gestão responsável dos recursos hídricos e ressalta a importância do envolvimento da sociedade civil na promoção de práticas sustentáveis. Além disso, destaca a relevância desses eventos como espaços democráticos para a formulação de políticas públicas alinhadas às necessidades e aspirações da população, impulsionando ações concretas que tenham impacto positivo na qualidade de vida da comunidade metropolitana.