O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Escola Ambiental, deu início à III etapa da formação ComVida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola) para as escolas estaduais. Esta fase compreendeu a gravação de palestras destinadas à formação de professores da rede estadual, fortalecendo, assim, a gestão participativa e democrática dos recursos hídricos.   

Além disso, por meio dessa iniciativa, serão fomentadas ações voltadas para a sustentabilidade socioambiental, promovendo também o diálogo sobre temas essenciais ao contexto escolar, tanto dentro da instituição de ensino quanto no território em que está inserida. Destaca-se, assim, a relevância de integrar escolas e comunidades na busca por soluções sustentáveis, representando um passo significativo na construção de uma consciência ambiental e na promoção de práticas que visam a melhoria da qualidade de vida na escola e em sua comunidade.  

É importante destacar a participação crucial do Fonasc.CBH, representado pela vice-coordenadora nacional Thereza Christina, que contribuiu de forma significativa para a formação ao realizar uma palestra abordando a gestão de recursos hídricos, destacando a importância vital desse tema na atualidade. Essa colaboração sinaliza um caminho promissor para o fortalecimento das iniciativas que visam um futuro mais sustentável e saudável para a comunidade educacional e para a sociedade como um todo. 

Ademais, a vice-coordenadora apresentou o Comitê Infanto Juvenil do Rio Jeniparana, um projeto que tem brilhado nacionalmente ao longo dos últimos 12 anos em São Luís (MA). Sob a coordenação do Fonasc.CBH, em colaboração com diversas instituições educacionais, tais como: a Escola Casulo, Escola Nossa Senhora Maria do Socorro, Escola Nossa Senhora da Conceição, Instituto Educacional e Social Shalon, Instituto Maanaim, Instituto Maranhense Educacional Betesda, Instituto Socioassistencial Educando, Instituto Santa Luzia e Centro Educar. A relevância desse projeto reside não apenas em sua longevidade, mas na missão compartilhada por todas essas instituições, ressaltando a importância da cooperação para alcançar objetivos comuns. 

Essas ações evidenciam o comprometimento dos órgãos estaduais e demais membros da sociedade em fortalecer a educação ambiental e criar escolas sustentáveis. Proporcionando assim, um ambiente educacional que estimula a participação ativa de estudantes, professores, funcionários e comunidade na construção de um futuro mais sustentável e saudável para as gerações futuras.