O Comitê Infanto Juvenil do Rio Jeniparana (CIJBHRJ), promoverá o I Concurso Literário do Rio Jeniparana, com o tema “ÁGUA: a mudança que o Jeniparana precisa”, com categoria Estudantil definida como Cordel, com lançamento do edital para o próximo dia 22 de março, às 15h30, no espaço de lançamento da Livraria Leitura, São Luís Shopping, Jaracaty. Na ocasião terá apresentação de Goreth Pereira, presidente da Academia Maranhense de Cordelistas, que fará homenagem com um cordel autoral especial para o Dia da Água e para o lançamento do Concurso Literário.

A data de lançamento é alusiva ao Dia Mundial da Água (22 de março), marco do aniversário de 12 anos de existência do CIJBHRJ, e devem participar crianças de 6 a 15 anos, alunas da rede de escolas comunitárias que compõem o Comitê Infanto Juvenil, e das Escolas que integram o Grupo de Trabalho Meio Ambiente, da Fórum das Escolas Comunitárias de São Luís.

“O CIJBHRJ entende que é preciso pensar a água para além do seu valor de uso material, contemplando os seus aspectos simbólico, espiritual e cultural. Por isso, ao eleger como tema literário o Cordel, que tradicionalmente trata dos costumes locais, o Comitê pretende motivar o cuidado com as águas dos rios, envolvendo desta forma a sociedade – começando pela comunidade – para inserir a água na agenda do dia a dia”, explica Thereza Christina Castro Pereira, vice coordenadora nacional do Fonasc.CBH, ONG que integra o CIJBHRJ.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 5 de abril. O resultado será divulgado no dia 15 de maio, na sede da secretaria executiva do CIJBHRJ, nas redes sociais do comitê e nas mídias das escolas parceiras, assim como encaminhados para a imprensa local.

Os três primeiros colocados serão homenageados com placas, e darão início às páginas de um livro de Cordel, que será publicado com todos os cordéis inscritos no Concurso. O regulamento completo você encontra no Instagram do CIJBHRJ, @comiteinfantojuvenil.

Sobre o I Concurso Literário Rio Jeniparana

O tema foi inspirado para o dia Mundial da água 2023, definido pela Organização das Nações Unidas – ONU, celebrado em 22 de março, que, neste ano, traz como tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”. Que traz como proposta discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento.

Sobre o Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana

Criado há doze anos, o CIJBHRJ tem como compromisso passar às gerações mais jovens a importância do cuidado com a água enquanto elemento fundamental de promoção da dignidade humana. O Comitê é formado por nove escolas e uma ONG, e sua diretoria tem a seguinte formação: Karlos Alexandre Ferreira Cantanhede, Vice- presidente CIJBHRJ, Ananda Regina Machado Castro, Presidente de honra CIJBHRJ, Evelyn Raquele Dutras dos Santos, Primeira Secretaria CIJBHRJ, Orlando Silva Sousa Júnior, Segundo secretário CIJBHRJ, Luís Felipe Carvalho, Tesoureiro CIJBHRJ.

Integram o Comitê: Instituto Maranhense Betesda, Escola Nossa Senhora da Conceição, Instituto Maanaim, Centro Educacional Comunitário Educar, Escola Comunitária Casulo, Instituto Educacional Assistencial Coroadinho (Escola Irmã Maria do Socorro), Escola Educando, Instituto Shalom, e a Organização Não Governamental (ONG) Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH).

O que? Lançamento de Edital do I Concurso Literário Rio Jeniparana

Período de Inscrição? 22 de março a 5 de abril.

Divulgação do resultado final? 15 de maio

Quem pode participar? Crianças de 6 a 15 anos, alunas das nove escolas que compõem o Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana, ou alunas das escolas que integram o Grupo de Trabalho Meio Ambiente, do Fórum das Escolas Comunitárias de São Luís.

Inscrições? Presencial, nas Escolas do CIJBHRJMais informações: Instagram do @comiteinfantojuvenil ou pelo celular (98) 98146 8116, Thereza Christina Castro Pereira.