(Fotos: CIJBHRJ)A

O Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana, em São Luís (MA), organizou com as crianças e jovens das escolas participantes visita ao Ecomuseu Sítio do Físico, localizado na região do Parque Estadual do Rio Bacanga, importante área de recarga da região. A ação foi em comemoração à Semana da Árvore, e integra uma programação dos 60 anos, do Conselho Estadual de Educação do Maranhão.

Entre as escolas do Comitê que participaram estavam: Instituto Manaim, Escola Irmã Maria do Socorro, Instituto Educar, Escola Nossa Senhora da Conceição, Instituto Maranhense Betesda.

Ouça o depoimento da professora Marcela Monteles sobre a participação nessa atividade:

Durante o passeio, foi apresentado o conceito de Ecomuseu, e qual a importância do Sítio do Físico, no que diz respeito a fauna, flora e acervo arqueológico para a região do Parque Estadual do Bacanga, região que leva esse nome em virtude da Bacia Hidrográfica do Rio Bacanga.

Participaram cerca de 30 pessoas, incluindo as crianças e adolescentes do CIJBHRJ, as professoras e o pai de um dos alunos, Nilton Jorge Mendes Martins.

Na apresentação, a guia pontuou o importante recorte no que diz respeito à água, e no quanto ela sempre foi importante na vida dos homens, como por exemplo, no transporte de pessoas e de materiais. Outro ponto abordado foi o conceito de sustentabilidade e reaproveitamento da água da chuva, construído no Sítio do Físico, já no século XVIII.

Para o Fonasc.CBH, ações como essas são importantes pois ajudam de maneira significativa no processo de educação ambiental das crianças e jovens do comitê.