Na tarde desta segunda-feira, 04/07, aconteceu mais uma reunião ordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Bacanga, órgão instituído pela Portaria nº 0152/02 de outubro de 2020, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranhão  (Sema), cujo Instituto Educacional e Assistencial Coroadinho, parceiro do Fonasc CBH, é integrante.

Como encaminhamentos foi agendada uma reunião extraordinária para o dia 21 de julho, uma  quinta-feira, no auditório da CAEMA, onde a pauta contempla quatro pontos: 1- Mandato   da atual gestão; 2- Termo de referência (TR); 3- Plano de manejo; e o 4- Projeto Maranhão Verde.

O Instituto Educacional Assistencial Coroadinho, esteve representado pela vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina da Silva Pereira Castro, que tem feito um papel de cobrança junto ao Sema, sobretudo no que diz respeito à transparência e efetividade nas ações importantes que têm se mantido estagnada depois do período da pandemia.

Um ponto pertinente a se ressaltar é a constante falta de informações sobre o andamento dos trabalhos, que tem se tornado recorrente, em reuniões consecutivas, por parte da Sema, com a sucessiva falta de retornos importantes sobre as ações e as diligências pendentes por parte da Instituição governamental. Esta situação se agrava, sobretudo, devido o acesso à informação ser determinante para tomadas de decisões e ações das entidades que compõem o pleno.

O exemplo mais grave é o caso do cercamento do Parque Estadual do Bacanga, no que diz respeito às ações desenvolvidas pelas construtoras sobre o cercamento do Parque e sobretudo, sobre os retornos de informações claras sobre as ações que têm sido realizadas.

Por esse motivo, na reunião do dia 21/07, as instituições esperam um avanço importante no que diz respeito a renovação do atual pleno, que foram prejudicadas pelo período pandêmico em suas ações, o que foi agravado pela dificuldade de acesso à informação.

“Espero que na próxima reunião possamos avançar uma vez que o Parque Estadual do Bacanga é uma unidade de conservação, sendo sua importância inquestionável para nossa Ilha, uma vez que é um dos único fragmentos florestaido do bioma amazonia, o qual detém uma importância enorme para a manutenção de uma grande área verde e mananciais na Ilha. Contribuindo assim com a qualidade ambiental por meio da conservação dos recursos hídricos locais, recreação, educação e lazer ambiental”, enfatiza Thereza Christina, vice coordenadora nacional do Fonasc.CBH.

Conheça as Intuições que integram o Conselho do Parque Estadual do Bacanga.

1- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís, Maracanã (IFMA);

2- Secretaria de Infraestrutura (Sinfra);

3- Universidade Federal do Maranhão (UFMA);

4- Companhia de Saneamento Ambiente do Maranhão (CAEMA);

5- Secretaria de Estado de Segurança (SSP-MA);

6- Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar);

7- Aqua Tellus Consultoria Ambiental (LTDA);

8- Vale S.A;

9- Associação Comunitária Itaqui – Bacanga;

10- União dos Moradores da Vila Embratel II;

11- Instituto Rede Coroado de Natal;

12- Instituto Ecomuseu Sítio do Físico;

13- Instituto Educacional Assistencial Coroadinho;

14- População residente e do entorno – Sítio do Físico;

15- População residente e do entorno – Coroadinho;

16- População residente e do entorno do Sá Viana;