PANTANAL EM CHAMAS: FONASC.CBH É SIGNATÁRIO DE CARTA EM DEFESA DO COMBATE AOS INCÊNDIOS NO PANTANAL DO COMITÊ CIENTÍFICO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PATRIMÔNIO DO ICOMOS-BR

 

O FONASC.CBH é um dos 14 signatários da Carta do Comitê Científico Sobre Mudanças Climáticas e Patrimônio do ICOMOS-BR, que defende o combate aos incêndios no Pantanal, a fim de alertar o poder público, federal, estadual e municipal, para que dialoguem e consultem comunidades para planejarem planos de contingenciamento e aprimoramento.

“Situa-se que o nível dos rios e, por conseguinte o fluxo de água que enche a planície alagada são os maiores agentes de contenção e controle do fogo no pantanal, desde 2019 esse limitador de incêndios não vinha se impondo e acenava situações graves para 2020”, afirma trecho da carta.

Em especial, os rios não enchem em decorrência dos impactos ambientais na área do planalto, que é o local de nascentes das águas que formam a planície alagada do pantanal. As causas para tais problemáticas, são os impactos sinérgicos da construção e uso de hidrelétricas, desmatamento, assoreamento, monoculturas de soja e algodão, pastagens, mineração, deterioração e destruição das nascentes.

Para ter acesso a carta na íntegra clique aqui.

blogs

Vídeo

RECENTES