FONASC RIO PARAOPEBA – Depois de grande mobilização popular FRENTE A Projeto de Lei 1822/2020, que altera os limites originais do Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda PARA BENEFICIAR AMPLIAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ANGLO NA BACIA DO RIO PARAOPEBA ,PROJETO É RETIRADO DE PAUTA –

FONASC RIO PARAOPEBA – Depois de grande mobilização popular FRENTE A  Projeto de Lei 1822/2020,  que altera os limites originais do Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda PARA BENEFICIAR  AMPLIAÇÃO DAS ATIVIDADES DA   ANGLO NA BACIA DO RIO PARAOPEBA ,PROJETO É RETIRADO DE PAUTA  – 

ULTIMA HORA 

VITÓRIA DA MOBILIZAÇÃO POPULAR!!!!

Depois de grande mobilização popular contrária ao  
o deputado tucano autor do projeto apresentou  requerimento para retirá-lo de tramitação 
na tarde de hoje, 08 de setembro.
Fruto do lobby da mineração, a intenção do projeto (elaborado sob medida para a empresa) 
era reduzir a área da Serra da Moeda com vistas a expandir as atividades da 
mineradora Gerdau.Não bastasse o absurdo contido na matéria, desde o início o projeto 
foi marcado por polêmicas.
No mês passado a ALMG excluiu 1.319 votos da consulta popular a favor desse projeto. 
 
Foi notado um crescimento expressivo de votos a favor do projeto, mas sem 
argumentação de defesa, 
o que levantou a suspeita de que a votação em massa estivesse sendo feita 
por robôs.
Após constatar a tentativa de fraude, a ALMG excluiu os votos ilegais e informou
que, a partir de solicitação recebida pelo “Fale com a Assembleia”, 
foi detectado um crescimento anormal de votos 
relativos ao Projeto de Lei 1822/2020 e que esses votos estavam concentrados 
em período curto de tempo e originados de e-mails genéricos.
 
Uma grande vitória em defesa do Meio Ambiente, pois o projeto 
de redução da área tombada 
da Serra da Moeda coloca em risco mananciais de água, fauna, flora e 
vestígios arqueológicos remanescentes.

FONTE. lEIA.

O FONASC encaminhará a direção do CBH Paraopeba E ao CERH -MG   como membro desse cbh , pedido de agendamento para que esse projeto seja objeto de discussão e decisão em relação aos impactos nos corpos água pois se mostra como uma plena transgressão a  ACORDOS E decisões judiciais ANTERIORES já firmados mostrando mais um vez  ausência de espirito republicano e mais uma demonstração de improbidade dos órgãos licenciadores de MG agindo na proteção aos interesses das mineradoras em detrimento do interesse publico. Veja a reportagem do site Leia.

Gerdau e a Serra da Moeda: jogo de cartas marcadas do poder público de MG com a mineração ?

Na matéria desta semana, explicamos com detalhes o projeto da mineradora Gerdau que pretende avançar sobre áreas protegidas de Minas Gerais e que conta com a conivência do Governo do Estado de Minas Gerais, da Assembleia Legislativa e dos comitês de políticas ambientais do Estado para acontecer.
Nele, resgatamos todo o histórico de ações destrutivas da empresa desde a implementação da Mina Várzea do Lopes na Serra da Moeda em 2006. Na época, por ter atuado nessa região de forma irresponsável, sem realizar os devidos estudos prévios de impacto ambiental, a mineradora teve que se comprometer judicialmente a uma série de obrigações.Mas o tempo passou e pouca coisa mudou na forma de operar da Gerdau. Nada impediu que a empresa ampliasse seu empreendimento, desmatasse a área e conseguisse autorização do Estado para instalar uma nova pilha de estéril para aumentar seu empreendimento no território protegido. ⠀ Agora, a empresa prepara mais uma nova investida para continuar avançando e ampliando seus limites. E para que isso aconteça, começou a tramitar na Assembleia Legislativa um projeto de lei de autoria do deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) para alterar os limites da área do Monumento Natural Estadual Serra da Moeda, justamente a unidade de conservação que a empresa criou para compensar seus impactos negativos de um passado não tão distante. ⠀ Entenda toda essa história e saiba como agir para se somar à mobilização social para impedir a destruição de mais uma área preservada em Minas Gerais.
1. O projeto visa o avanço sobre áreas de proteção, alterando os limites do Monumento Natural Estadual Serra da Moeda exatamente no necessário para a mineradora Gerdau ampliar seu empreendimento.
2.O projeto gerou estranheza imediata, pois, de acordo com a deliberação que estabeleceu o funcionamento da Assembleia Legislativa durante a pandemia de Covid-19, matérias sem relação com a doença não estão sendo analisadas.
3. O que o projeto de lei propõe contraria um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público há alguns anos, no qual a Gerdau se comprometeu a compensar o impacto ambiental negativo deixado na mesma Mina Várzea do Lopes, na Serra da Moeda. Uma das condicionantes assumidas vedava à empresa solicitar licenciamento para expansão da operação.
4. O projeto foi criado pelo Deputado Antonio Carlos Arantes, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele atua no Sul de Minas e não recebeu praticamente nenhum voto na região Central do estado, onde está a área preservada.
5. Antônio Carlos Arantes também é autor de outro projeto de lei relacionado à mineração: o PL 2134/2020, que altera a Lei “Mar de Lama Nunca Mais” – conquistada após anos de mobilização da sociedade civil. O projeto busca conceder mais prazo às mineradoras para a descaracterização de barragens com características similares às que romperam recentemente em Minas Gerais.
6. Em consulta pública feita pela ALMG sobre o projeto de lei, houve um fato curioso: 1.319 votos a favor do projeto forma excluídos após denúncias apontarem a atuação de robôs. O órgão afirmou ter detectado um crescimento anormal de votos em um período curto de tempo e originados de e-mails genéricos. Ainda segundo o órgão, como esse procedimento fere os Termos de Uso do Portal, eles foram removidos.
Quer saber como você pode ajudar na proteção da Serra da Moeda?
Confira em nosso Instagram! 

SAIBA MAIS EM http://blog.leia.org.br/gerdau-e-a-serra-da-moeda-jogo-de-cartas-marcadas-do-poder-publico-de-mg-com-a-mineracao/


o jornalista André Trigueiro (globo news) fez uma fala hoje excelente contra a Gerdau!!!
Assistam! Está no minuto 36:46’

https://youtu.be/RTPw4w1h2MM

VEJA MAIS DA ATUAÇÃO DO FONASC NESSA BACIA 

 

Envie um comentário

blogs

Vídeo

RECENTES