FONASC.CBH – DF INTEGRA “PROJETO: ENFRENTANDO O COVID- 19 E SUAS RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS” JUNTO À MOVIMENTOS SOCIAIS E UNB PARA O DIREITO A ÁGUA NAS ARIS

O projeto “Enfrentando o COVID- 19 e suas relações socioambientais; empoderamento de redes locais para acesso a água como direito nas áreas relevante interesse social (aris) no Distrito Federa, foi idealizado a distância por conta da pandemia do Corona Vírus e do isolamento social entre vários atores sociais.

O Fonasc.CBH vem trabalhando semanalmente junto aos movimentos sociais e a UnB para o Direito a Água nas ARIS no Distrito Federal. Os encontros têm sido virtuais, duas vezes na semana, e eles têm servido para definir alinhamentos que vão nortear o projeto, bem como a definição de Comissões de apresentações para compor o projeto a partir da teoria e da prática.

Dentre as atividades desenvolvidas foi definida a Comissão de Pesquisa sobre: Ação Socioambiental; Direito achado nas Ruas; Geografia Crítica e a Comissão de Saúde, da qual a representante do Fonasc.CBH, a bióloga Cristiandrea Ciciliato trabalhou a questão da Água x Saúde, juntamente  com uma equipe de professores da UnB, integrante do programa Saúde Coletiva. O projeto ainda conta com as Comissões de Educação Popular, Serviço Social e a Comissão do Trabalho.

O Fonasc.CBH também atuou na Comissão da Comunicação onde apresentou o podcast “Movimento das Águas” para a Campanha “Liga das Águas” que teve a contribuição do professor médico, Góis, que resultou na produção de um site.

No dia 25 de maio de 2020, foi realizada a primeira Live do projeto para apresentação de dois documentos: um abaixo assinado, documento que foi encaminhado para aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em relação ao direto a água nas ARIS.

O Fonasc.CBH encaminhou os documentos ao Comitê de Bacia Paranaíba – DF, para que a proposta seja inserida como instrumento dentro do plano de bacia do Parnaíba – DF, e pediu apoio do Comitê ao trabalho de combate ao COVID 19.

Proposta ao Comite Paranaiba DF. (2)

 

 

 

 

blogs

Vídeo

RECENTES