PROJETO JUVENTUDE PELA COMUNIDADE IDEALIZADO POR JOVENS LIGADOS AO FONASC.CBH VISA AJUDAR FAMÍLIAS CARENTES EM SÃO LUÍS

O projeto Juventude pela Comunidade (Jupecom) idealizado por jovens do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana (CIJBH) e Comunidade Coletiva (CCA) ligados ao Fonasc.CBH se reuniram, virtualmente, para pensar e elaborar um projeto em prol de famílias carentes da ilha de São Luís neste momento de pandemia.

Em primeiro lugar pensou-se na criação de uma cartilha educativa que contém informações sobre a COVID-19 e sobre a os recursos hídricos e sua relevância acentuada, dado que num momento em que o acesso à água e saneamento básico são essenciais para a prevenção ao coronavírus. A preocupação surgiu pela percepção pessoal e geral da realidade vivida nas comunidades e periferias, por isso, viu-se também a necessidade de montar e distribuir, junto à cartilha informativa, um kit higiênico contendo, inclusive água sanitária.

O projeto Juventude pela Comunidade (Jupecom) visa entregar à cerca de 50 famílias, inicialmente, uma cesta básica média junto a esse kit higiênico. Têm-se como ponto de partida duas populosas regiões região metropolitana: Cidade Olímpica, mais especificamente o Residencial Nestor e Coroadinho, mais especificamente a Vila Primavera.

Pensou-se ainda o cronograma de atividades em que se dividem em 3 etapas, cada uma com dois meses de duração. A primeira etapa se divide em duas semanas de planejamento virtual, mapeamento e diálogo com as famílias e duas semanas de ações práticas em trabalhos assistenciais. A segunda etapa consiste numa avaliação do trabalho feito e uma campanha de educação ambiental com foco na sensibilização sobre a importância dos recursos hídricos. Por fim, na terceira etapa, planeja-se em produzir um documentário junto às famílias beneficiadas sobre o ponto de vista delas sobre a COVID-19 na periferia, os efeitos da aplicação do projeto em suas situações e sobre o papel da água no dia a dia.

Gostou do nosso projeto?! Estamos abertos a parcerias. Faça parte do nosso projeto! Seja um parceiro patrocinador: parceiros patrocinadores podem ser empresas ou organizações, que estejam alinhadas a nossa filosofia firmando um compromisso de estar junto conosco por um determinado período de tempo, ou um parceiro colaborador: colaboradores apoiam o projeto na divulgação institucional e tem participação nos nossos eventos e atividades.

Para saber mais acesse as redes sociais: @coletivocomunidadeativa e @comiteinfantojuvenil

Link para colaborar com a campanha: https://www.kickante.com.br/campanhas/projeto-juventude-pela-comunidade-jupecom

 

blogs

Vídeo

RECENTES