O Comitê Infanto Juvenil da Bacia do Rio Jeniparana é uma parceria entre oito escolas e existe desde 2011

Nova Diretoria da bacia do Rio Jeniparana

O Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc CBH) é uma entidade que busca está integrada em projetos com a parceria da juventude. Em 2011, o Fonasc juntamente com oito escolas da rede comunitária dos municípios de São Luís e São José de Ribamar: Escola Casulo, Escola Irmã Maria do Socorro, Instituto Educacional e Assistencial Nossa Senhora Aparecida (IENSA), Instituto Educacional e Social Shalom, Instituto Educacional Maanaim, Instituto Maranhense Educandário Betesda, Instituto Santa Luzia e Instituto Socio Assistencial Educando, uniram forças e acreditaram no projeto do COMITÊ INFANTO JUVENIL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JENIPARANA (CIJBHRJ).

O Comitê é um projeto de capacitação, mobilização social e educação ambiental em recursos hídricos, cuja iniciativa visa engajar a juventude no andamento das políticas públicas no Maranhão, em especial na política estadual de recursos hídricos, de meio ambiente e educação ambiental. O Comitê é o primeiro projeto para pré-adolescentes (9 a 13 anos) instituído no Brasil, sendo o pioneiro no Maranhão e foi inspirado no modelo existente no município de Maracanaú no Ceará. O Comitê busca desenvolver um amplo processo educativo, tendo a bacia hidrográfica do Rio Jeniparana como recorte territorial e temático.

O Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana (CIJBHRJ)  já foi premiado em 2017 o prêmio nacional, como uma das sete melhores experiências em educação ambiental, comunicação e mobilização social, durante o V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas,  evento foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Nacional de Águas (ANA) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), realizado na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília-DF.

 

Esta foi a segunda vez que o projeto do Comitê recebeu a premiação, sendo sua prática reconhecida nacionalmente. Anteriormente em 2015 já havia sido premiado durante o XIII Encontro Interbacias e IV Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão da Águas, foi realizado na cidade de São Pedro-SP.

O Comitê passou por um período de transformação durante a V Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente. Com esta nova estrutura e o regimento interno aprovado, uma eleição foi realizada para escolha de uma nova diretoria.

A posse da atual diretoria, eleita em novembro 2019, significa mais uma etapa para todos aqueles que vem incentivando e participando esse projeto. Dentro do comitê, os pré-adolescentes, com idades 10 e 11 anos, ocupam as funções de presidente, vice-presidente, secretário, vice-secretário e tesoureiro. A nova diretoria do Comitê da Bacia do Rio Jeniparana irá tomar posse no dia 18 deste mês, que se caracteriza como o mês da água, em um evento que será realizado no Auditório da Companhia de Saneamento Ambiental, Caema, que fica localizado no centro da cidade.

O prefeito do município de Santa Helena do Maranhão, Zezildo Almeida Júnior, que vem acompanhando o trabalho do Comitê Infanto Juvenil da Bacia do Rio Jeniparana, confirmou sua presença no evento. E entende que ações dessa natureza fortalecem o trabalho da criação do CBH Turiaçu que se inspirou neste projeto, com o objetivo de replicar a experiência no Comitê Infanto Juvenil em Santa Helena, em defesa do Rio Turiaçu, esta atividade já está contemplada na agenda da nova diretoria.

E sendo um grande um admirador e incentivado do trabalho com a juventude dará a posse para a nova diretoria. Além do prefeito, a posse terá outros convidados, como a professora da Universidade Estadual do Maranhão, Bárbara Prado, que fará uma explanação sobre a Bacia do Rio Jeniparana.

 

blogs

Vídeo

RECENTES