FONASC-CBH E MOVIMENTO TAPAJÓS VIVO REALIZAM OFICINA SOBRE A POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS EM SANTARÉM – PA

FONASC- CBH em parceria com o Movimento Tapajós Vivo realizou a oficina sobre política de recursos hídricos: um diálogo entre os comitês de bacias hidrográficas oficiais e comitês de bacias hidrográficas populares, ministrado pela facilitadora, Luciana Ferraz, nos dias 04 e 05 março de 2020, em Santarém – Pará.

O evento contou com a participação de 36 pessoas, integrantes de movimentos sociais, igreja católica e a comunidade local.

Dentre as pautas de discussão do evento foram apresentados e discutidos: A análise de conjuntura: As águas e as populações ribeirinhas, pescadores, indígenas e agricultor familiar e a Política de Recursos Hídricos; O Sistema Nacional de Gerenciamento das Águas - A Política das Águas no Brasil – Princípios e fundamentos; A Política das Águas e suas Inter-relações com outras políticas; Os limites e Possibilidades dos Entes de Gestão das Águas no Brasil e os instrumentos legais de gestão e como são operacionalizados na Bacia.

Os participantes da oficina puderam aprender e entender mais sobre os desafios que as populações podem enfrentar e entender como participarem frente os instrumentos de gestão e política nos CBHs,  e quais são as táticas e procedimentos que devem usar para ter uma maior e melhor participação nos comitês oficiais e populares.

Ao final do evento, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos durante a oficina e foram discutidos os próximos passos que serão dados na gestão participativa e comunitária das águas da bacia do Tapajós.

O FONASC-CBH e o Movimento Tapajós Vivo, acredita que a capacitação das pessoas é de fundamental importância para que a partir delas toda e qualquer operação será executada. Seja de maneira individual ou coletiva de seus colaboradores, sendo esse resultado uma representação concreta para fortalecer a cidadania através da capacitação, mobilização e articulação dos movimentos para atuação qualificada de cidadãos e suas organizações na gestão dos rios e águas públicas.


blogs

Vídeo

RECENTES