Vice Coordenadora do Fonasc e Membro colaborador do Comitê Infanto Juvenil do Jeniparana dão entrevista na Rádio Assembleia

Thereza Christina e João Lucas no programa Ponto a Ponto

Nesta quinta (19), Thereza Christina Pereira Castro, vice coordenadora do Fonasc-CBH (Fórum Nacional da Sociedade Civil dos Comitês de Bacias Hidrográficas) compareceu a Rádio Assembleia para uma entrevista com a Maria Regina Teles no programa Ponto a Ponto. Quem também esteve presente, foi o jovem de 19 anos, João Lucas, formado em Técnico de Meio Ambiente pelo IFMA Maracanã, ele já foi presidente de honra do Comitê Infanto Juvenil do Jeniparana pelo Instituto Educando, e atualmente é membro colaborador do mesmo comitê.

O assunto do tema da entrevista abordou a situação das bacias hidrográficas, consequências ao meio ambiente, mudanças climáticas e ações em defesa desse recurso natural. Em um primeiro momento, foi discutido o conceito de Bacias Hidrográficas. Thereza Cristina, definiu como uma “folha da árvore e suas nervuras”, a folha seria os rios e as nervuras seriam os afluentes, disse.

Após este primeiro momento de esclarecimentos, O João Lucas comentou sobre a sua experiência de participar e integrar o Comitê Infanto Juvenil do Jeniparana, enquanto criança, pois a criança tem o poder de conscientizar os adultos, por exemplos seus pais. João também destacou a importância do projeto do Fonasc, que o ajudou a escolher o curso de técnico em Meio Ambiente, no qual hoje é formado.

Para finalizar a entrevista, Thereza Cristina ressaltou o projeto dos Comitês das Bacias Hidrográficas, no momento já foram aprovadas cinco pré comissões do Rio Pindaré, Rio Turiaçu, Rio Preguiça Periá, Rio Balsas e Itapecuru.

blogs

Vídeo

RECENTES