INFORMATIVO FONASC.CBH #128 – ESPECIAL RETROSPECTIVA 2019

INFORMATIVO FONASC.CBH #128 – ESPECIAL RETROSPECTIVA 2019

 

INFORMATIVO # 128
 Especial Retrospectiva 2019
Notícias do Fonasc.CBH 
Veja o que foi notícia mês a mês de nossa atuação pelo País
Janeiro

O principal assunto neste mês aconteceu no dia 25, quando do rompimento da Barragem de Córrego Feijão em Brumadinho. A notícia rápido se espalhou e o Fonasc.CBH foi protagonista ao dizer não ao licenciamento da barragem em reunião do COPAM, um pouco mais de um mês antes. Confira nos links:

 

Fevereiro

Neste mês ainda houve desdobramentos sobre o acidente de Brumadinho. Além disso, o Fonasc.CBH participou de muitas reuniões colegiadas. Confira nos links:.

 

Março

 
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Água o Fonasc.CBH levou conscientização e preservação de recursos hídricos para alunos da APAE-MA, além de destacar a primeira reunião do COPAM, após o acidente em Brumadinho e o repudio ao governo em retirar os conselhos da pasta do Meio Ambiente. Confira nos links:

 

Julho

 
É o conhecido mês das férias, mas o Fonasc.CBH seguiu trabalhado e deu um curso de capacitação em recursos hídricos para mais de 130 pessoas.  Além disso, participou de audiência pelo Não Projeto de Lei do Cota Zero no Mato Grosso e o Comitê Infanto Juvenil da Bacia do Rio Jeniparana participou de workshop de limpeza das praias. Confira nos links:

 

Agosto

 
O Fonasc.CBH continua o mês com mais capacitações. Além disso, desenvolveu com a ONG Oca do Sol o projeto Guardiões da Água e ainda participou da criação do Fórum Estadual de Comitês de Bacia Hidrográficas do Maranhão. Confira nos links:

 

Setembro

 
O governo publicou decreto que reformulou o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), prejudicando a participação da sociedade civil. O Fonasc.CBH se posicionou sobre o assunto, além de ter uma recomendação aprovada no CBH Paranaíba. Ainda tivemos a nova redefinição do MA para criação de novos Comitês de Bacias Hidrográficas. Confira nos links:

 

Últimas notícias
Primeira reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos

 
A primeira reunião do CNRH de 2019, após nova eleição, reestruturação e posse dos novos membros, foi marcada pelo retrocesso em ceder ao setor hidroenergetico novas licenças ambientais para PCH’s nos rios da região do Pantanal.

 

 

Diretoria do Comitê Infanto Juvenil da Bacia do Rio Jeniparana toma posse em 2020

 
A terceira diretoria eleita a tomar posse no Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana em 2020, já tem ações planejadas e apoio dos familiares.

 

 

INTERNACIONAL

Banco de dados mais detalhado do mundo mapeia características de rios e bacias hidrográficas da Terra. Novos recursos ajudam a aprimorar o entendimento e a proteção ambiental.


SAIBA MAIS

Rápidas
Rios Turiaçu e Pindaré

Durante a 43ª Renião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), no auditório da UFMA, em Balsa-MA, foram aprovadas as formalizações da Comissão Pré-Comitê da Bacia do Rio Turiaçu e Comissão Pré Comitê do Rio Pindaré. O Fonasc.CBH faz parte das duas comissões pré-comitê.

Ente estatal

O promotor de justiça do Paranaíba, Carlos Alberto Valera, afirma em suas palestras que os CBH’s são entes de Estado e integrantes da Administração Pública. Contrariamente,  de maneira absurda, como afirma a Agência Nacional de Águas através da obra que você acessa no link do título.

Galeria
FAZEMOS VOTOS DE UM 2020 COM OTIMAS NOTÍCIAS, COM MAIS PROSPERIDADE, SAÚDE, FRATERNIDADE E ALEGRIAS. BOAS FESTAS!

Contatos
Escritório Central (Rua Leôncio José Rodrigues, Jardim Felicidade, nº 00172, Belo Horizonte-MG )

(31) 3786-8514

Escritório Maranhão (Rua 03, Qda 15, Casa 03 – Planalto Anil Pingão – São Luís-MA – CEP: 65060-490)

(98) 3303-6557

fonasc.maranhao@yahoo.com.br – contato@fonasc-cbh.org.br

www.fonasc-cbh.org.br

Facebook

 

Twitter

 

YouTube

 

Instagram

 

Website

 

blogs

Vídeo

RECENTES