BANCO DE DADOS MAPEIA CARACTERÍSTICAS DE RIOS E BACIAS

BANCO DE DADOS MAPEIA CARACTERÍSTICAS DE RIOS E BACIAS 

Texto: do Portal Canal Ambiental
Data: 17/12/2019

Dois pesquisadores e amigos de extremos opostos da Terra criaram o primeiro atlas mundial de alta resolução espacial que mapeia as características ambientais de todos os rios e bacias hidrográficas do mundo.

HydroATLAS foi co-desenvolvido pelo Dr. Bernhard Lehner e sua equipe do Departamento de Geografia da Universidade McGill, no Canadá, e o Dr. Simon Linke, da Universidade Griffith, na Austrália.

“Este projeto, que durou mais de 5 anos, não seria possível sem o apoio crítico de vários estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade McGill, nove dos quais são coautores deste estudo”, destacou o professor Bernhard Lehner. “Eles contribuíram para esse banco de dados como parte de sua própria pesquisa ou como assistentes de pesquisa, compilando e analisando grandes quantidades de dados digitais globais. ”

O desenvolvimento também foi auxiliado pela Dra. Michele Thieme, do WWF (World Wildlife Fund), colaboradora de longa data dos pesquisadores – que frequentemente aplica a ciência para ajudar projetos de conservação em áreas remotas, como a Bacia do Congo ou o Butão.

O HydroATLAS auxilia pesquisadores e profissionais – como agências ou órgãos nacionais como a ONU – a resolver lacunas nos métodos de proteção de rios ou bacias hidrográficas e a entender o impacto humano nos ecossistemas de água doce.

O banco de dados HydroATLAS é um compêndio padronizado que reúne mais de 50 variáveis ​​ambientais, representando mais de 280 atributos individuais em um único recurso que permite a análise detalhada dos fatores que impulsionam a hidrologia e a ecologia dos rios e suas bacias hidrográficas.

O Dr. Simon Linke disse que o HytdroATLAS oferece a não especialistas a oportunidade de explorar informações sobre rios e suas bacias hidrográficas em um único banco de dados centralizado. “Isso pode ajudar, por exemplo, a entender onde estão as lacunas na proteção dos rios ou quais são as características das bacias hidrográficas que são particularmente ameaçadas pela atividade humana”, disse o pesquisador.

Um estudo detalhando o compêndio HydroATLAS foi publicado na revista científica Nature Scientific Data.

O banco de dados coleta informações hidroambientais descritivas para todas as bacias hidrográficas e rios ao redor do mundo e oferece dados sobre:

  • Hidrologia (por exemplo, descarga, escoamento superficial, inundação de áreas úmidas, profundidade do lençol freático)
  • Fisiografia (por exemplo, elevação, declive, relevo)
  • Clima (por exemplo, temperatura, precipitação, evapotranspiração, neve, aridez)
  • Cobertura e uso da terra (por exemplo, ecorregiões, tipos de florestas, vegetação natural, classes de áreas úmidas, tipos de habitat)
  • Solos e geologia (por exemplo, conteúdo de argila, silte e areia, carbono orgânico, classes geológicas)
  • Influências antropogênicas (por exemplo, população, pegada humana, densidades das estradas).

“A beleza do HydroATLAS é que o usuário não precisa de nenhum conhecimento especial em mapeamento por computador, mas pode clicar em um rio ou área e as informações serão extraídas do banco de dados e estarão prontamente disponíveis. Os usuários também podem calcular facilmente o clima a montante, o solo e outras variáveis ​​que contribuem para o caráter de um rio ou bacia hidrográfica”, acrescentou o Dr. Linke.

O Dr. Bernhard Lehner disse que o HydroATLAS é um “recurso incrivelmente detalhado”, com dados ambientais anexados a mais de 8 milhões de segmentos de rios e 1 milhão de captações em todo o mundo.

“Já construímos os mapas mais detalhados de rios e bacias hidrográficas em todo o mundo em projetos anteriores, que exigiram mais de uma década de interpretação de informações de sensoriamento remoto e desenvolvimento de algoritmos de computador. Através da colaboração com o professor Linke, conseguimos adicionar uma ampla gama de dados ambientais de muitas outras fontes, construindo o mais detalhado e abrangente sistema global de informações sobre rios e captações atualmente disponível. ”

Os pesquisadores esperam que o HydroATLAS seja especialmente útil para aplicações de órgãos intergovernamentais, como o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o WorldBank ou a União Internacional para Conservação da Natureza.

Acesse o HydroATLAS.

Acesse o artigo científico completo (em inglês).

Acesse a notícia completa na página da Universidade McGill (em inglês).

Fonte: Katherine Gombay, Universidade McGill. Imagem: Divulgação.

blogs

Vídeo

RECENTES