FONASC.CBH APRESENTA PROJETO DO COMITÊ INFANTO JUVENIL DO RIO JENIPARANA EM CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE EM SANTA HELENA-MA

FONASC.CBH APRESENTA PROJETO DO COMITÊ INFANTO JUVENIL DO RIO JENIPARANA EM CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE EM SANTA HELENA-MA

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 05/12/2019

Mobilizar a juventude e conscientizar para os cuidados com o meio ambiente foi o objetivo da I Conferência de Meio Ambiente de Santa Helena, realizado no Salão Paroquial da cidade, neste quinta-feira, dia 05.

Organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Helena, o evento teve a participação do Fonasc.CBH que apresentou a experiência do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana (CIJBHRJ).

O diretor de comunicação do Comitê Pedro Henrique, ao falar de como o Comitê o deixou mais preparado para desenvolver uma melhor leitura de mundo, incentivou aos adolescentes presentes a replicarem a experiência do Comitê Infanto Juvenil em Santa Helena, em defesa do rio Turiaçu, que banha a cidade. “O comitê me ajudou a pensar de forma mais crítica, a entender sobre política e a lutar por aquilo que acredito”, declarou.

A vice coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro falou das ações já em andamento da Comissão Pré-Comitê da Bacia do Rio Turiaçu, além de incentivar a juventude a cuidar das águas do rio. “A chave é ter o conhecimento, a informação e saber aplicá-la”, disse ela que logo em seguida entregou livros hídricos para compor a sala verde do município de Santa Helena.

O secretário municipal de meio ambiente, Saulo Arouche explicou que a administração já vinha estruturando a política ambiental na cidade e que a conferência serviu para ter um diagnóstico dos problemas, ao mesmo tempo em que se colheu as soluções dos problemas, que foram debatidos em eixos como queimadas, pesca predatória e saneamento básico. “Essa foi uma oportunidade de discutir com a sociedade os problemas, cuja solução passa pela educação ambiental. A conscientização é uma ferramenta para que as pessoas tenham um pensamento crítico e tracem um senso de preocupação para apresentar solução aos problemas”, afirmou.

Ao final do evento foi elaborado um documento que será encaminhado para todas as esferas públicas, a fim de que a população de Santa Helena goze de um meio ambiente mais equilibrado.

 

blogs

Vídeo

RECENTES