BARRAGEM COM REJEITO SE ROMPE NO MATO GROSSO

BARRAGEM COM REJEITO SE ROMPE NO MATO GROSSO

Texto: Ascom Fonasc.CBH com informações do Estadão Conteúdo
Data: 02/10/2019

Com estrutura tem 15 metros de altura e armazenamento de 582 mil metros cúbicos de rejeito de lavra de ouro, a barragem situada no distrito de Cangas,  município de Nossa Senhora do Livramento (38 km de Cuiabá) em Mato Grosso, nesta terça-feira, dia 1.

A Agência Nacional de Mireração confirmou o rompimento e informou que duas pessoas que trabalhavam no local foram encaminhadas para o hospital. Ainda não se sabe a causa do acidente, mas a  barragem TB01 está inserida na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), classificada com Dano Potencial Baixo e Categoria de Risco Baixa.

O proprietário enviou Declaração de Condição de Estabilidade no último dia 25 de setembro À ANM, assinada por responsável técnico habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/MT) e pelo dono da empresa, o empresário Marcelo Massaru Takahashi.

A barragem

Os extratos de inspeção regulares enviados nunca reportaram qualquer anomalia (sempre pontuações zero em todos itens do estado de conservação) desde 21/09/2018, segundo a agência.

Os técnicos constataram que os rejeitos atingiram uma área onde havia vegetação no local. “A ANM interditou e autuou o empreendimento e continua no local inspecionando a área e verificando se há outros riscos”, informou a agência.

 

blogs

Vídeo

RECENTES