CIDADANIA HÍDRICA – RAIMUNDO NONATO MEDEIROS DA SILVA

CIDADANIA HÍDRICA – RAIMUNDO NONATO MEDEIROS DA SILVA

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 03/09/2019

No último sábado, 31, o caxiense Raimundo Nonato Medeiros da Silva nos deixou, porém, nos brindou em sua passagem com muita alegria e conhecimento sobre o Maranhão, saneamento, recursos hídricos, abastecimento de água, rio Itapecuru e a literatura.

Um dos momentos que nós, do Fonasc.CBH, recordaremos com muito carinho e gratidão foi a participação de Raimundo Medeiros no V Encontro Nacional de nossa entidade realizada em outubro de 2011, em São Luís. Ele foi palestrante e teve a oportunidade de lançar e autografar seus livros.

Raimundo Medeiros era Engenheiro Civil, formado pela Universidade Estadual do Maranhão em 1980, e físico, formado pela Universidade Federal do Maranhão em 1997, onde também fez mestrado em Energia e Meio Ambiente (1997).

Trabalhou na Caema (Companhia de Saneamento Ambiental), onde foi gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Foi Supervisor de Gestão Participativa da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) do Estado do Maranhão. Tinha vasta experiência na área de Engenharia Sanitária, em especial no segmento de Recursos Hídricos. É notável sua produção de livros e estudos sobre o rio Itapecuru.

Escreveu dezenas de livros e trabalhos técnicos. Por três vezes foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Maranhão (ABES-MA).

Era membro e foi diretor de diversas entidades, inclusive atualmente era presidente da Academia Caxiense de Letras. Ocupava a cadeira de número 38, cujo patrono é Teodoro da Silva Ribeiro Junior.

Raimundo Medeiros foi um cidadão hídrico, grande especialista em águas, pois sempre cuidou do líquido precioso, incluindo os em forma de pingos, em chuvas, como também nas águas subterrâneas.

Descanse! Sentiremos sua falta!

blogs

Vídeo

RECENTES