FONASC-CBH DÁ CAPACITAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS PARA MAIS DE 130 PESSOAS

FONASC-CBH DÁ CAPACITAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS PARA MAIS DE 130 PESSOAS

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 24/07/2019

O Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH)  ministrou um curso de capacitação em Política de Recursos Hídricos para mais de 130 pessoas, dentre elas indígenas, líderes comunitários, representantes de instituições e formadores de opinião.

 O curso aconteceu nos dias 19 e 20 deste mês na cidade de Itaituba no Pará, na Faculdade do Tapajós. Participaram da capacitação 130 alunos do curso de Pedagogia do povo Mundurucu, graças a uma parceria do Fundo Socioambiental Casa e o Fonasc.CBH.

A capacitação abordou sobre os aspectos técnicos e legais da conservação dos recursos naturais em nível de bacia hidrográfica, em especial os recursos hídricos; a água como elemento vital para a manutenção da vida. Através de uma abordagem multidisciplinar, o Fonasc.CBH apresentou os pontos geográficos, geomorfológicos, hidrológicos, ecológicos, sociológicos e econômicos considerando o uso das águas pela sociedade, povos e comunidades tradicionais.

O curso, que foi ministrado pela representante do Fonasc.CBH, Dra Luciana Ferraz,  ainda trabalhou os aspectos legais da constituição Federal, da Política Nacional de Recursos Hídricos e da Política Estadual de Recursos Hídricos, de manter os processos legais para atuação, como sociedade civil organizada no planejamento e gestão das águas de forma integrada e participativa, participação esta que proporciona direitos, mas também deveres com a finalidade constitucional de manter os processos hidroecológicos, que regem o funcionamento dos ecossistemas aquáticos para garantir água em quantidade e qualidade para as atuais e futuras gerações.

 

Veja mais sobre a atuação o FONASC NA BACIA DO RIO TAPAJÓS…

 

Envie um comentário

blogs

Vídeo

RECENTES