FONASC-MA – ENTIDADES DISCUTIRAM A CRIAÇÃO DO CBH DO RIO PINDARÉ

FONASC-MA – ENTIDADES IRÃO DISCUTIR A CRIAÇÃO DO CBH DO RIO PINDARÉ

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 24/05/2019

O Fonasc.CBH, juntamente com Comissão Provisória Pró-Bacia Hidrográfica do Rio Pindaré, a Universidade Federal do Maranhão – UFMA e o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos da Cidadania – CEDEPROC, estiveram reunidos para debater e discutir um planejamento de ações para alavancar o movimento de construção dos Comitês de Bacias (CBH) e Sistemas Hidrográficos do Estado do Maranhão, especialmente o Pré-Comitê de Bacia do Rio Pindaré, no Maranhão.

O objetivo deste encontro foi reunir as forças para que o fortalecimento dos CBHs. Estiveram presentes representantes e lideranças para o processo de criação dos comitês do Rio Anil , Rio Turiaçu, Rio Bacanga e o Rio Pindaré. Como demanda ficou acertado a realização de um seminário a ser realizado em setembro deste ano, com todos os representantes, na cidade de Santa Inês.

Mesmo com todas as dificuldades para implementação da política de recursos hídricos no Maranhão, as iniciativas sempre têm partido do segmento da sociedade civil que tem se mobilizado ao longo dos anos como a exemplo deste reunião do Rio Pindaré, ocorrida no dia 18 deste mês.

De acordo com os organizadores, a reunião justifica-se pelo entendimento que é em um ambiente colaborativo que se constrói equipes engajadas e comprometidas com o propósito, desenvolvendo sua força de atividade e garantindo sucesso em vários aspectos; como o esforço e desempenho para cumprir metas e objetivos em um planejamento proposto, desenvoltura e elaboração de soluções criativas em momentos de tensão e adversidade, com o aprimoramento dos processos e das ferramentas utilizadas a qual se propõe o tema de fomento de novos CBHs no Maranhão.

Durante a reunião a pauta que irá nortear os debates estão: o que é um Comitê de Bacias e suas atribuições; a importância da implementação da Política de Recursos Hídricos no Estado do Maranhão; a apresentação e informações das Experiências das Comissões Pró- CBHs; e a apresentação da proposta de realização de um Seminário: Desafios e Possibilidades de Criação dos CBHs no Maranhão.

blogs

Vídeo

RECENTES