FONASC.CBH PARTICIPA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA CIEA EM 2019

FONASC.CBH PARTICIPA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA CIEA EM 2019

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 10/04/2019

Foram dois dias de reunião para limpar a pauta de assuntos da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA-MA. Dentre os assuntos tratados estavam: a criação de CIEA’s municipais, o plano de trabalho anual da Comissão, fomentar a criação do Plano Municipal de Educação Ambiental em municípios habilitados, a participação no Seminário de Educação Ambiental, dentre outros.

Ações como reuniões itinerantes da CIEA, cursos de capacitação para os conselheiros, realizações de webconferência para discussão do Plano Municipal, dar publicidade às atividades da Comissão foram pontuadas e deliberadas para execução até março de 2020, quando termina o mandato dos atuais conselheiros.

A vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH contribuiu com sugestões para implementar ações para o eixo 2 do Plano Estadual de Educação Ambiental (PEEA), cuja ênfase é a Educação Ambiental e os Recursos Hídricos.

Além disso, outro ponto que foi bastante debatido, mesmo não constando na pauta, foi a questão das diárias para os conselheiros que vêm do interior do Estado. No ano passado, as reuniões da CIEA foram bastante prejudicadas por conta do não pagamento de diárias aos conselheiros, cuja maioria pertence ao segmento da sociedade civil. Muito no ano passado, tiveram que arcar com as despesas de deslocamento para as reuniões da CIEA com recursos próprios.

Os conselheiros afirmaram que a questão do não pagamento de diárias inviabiliza a participação social nas reuniões e atividades da Comissão, bem como acaba por esvaziar o plenário por falta de quórum para as deliberações.

Alguns conselheiros vieram para esta reunião com recursos próprios, enquanto aguardam a Secretaria Estadual de Meio Ambiente resolver a questão do ordenador de despesas com o banco, para que assim a questão das diárias possam ser liberadas.

blogs

Vídeo

RECENTES