FONASC-MA TROUXE A DISCUSSÃO DE SEGURANÇA DE BARRAGENS PARA SÃO LUÍS

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 29/01/2019

Depois do rompimento da barragem de Córrego do Feijão em Brumadinho-MG, muitas pessoas têm replicado nas redes sociais imagens da área industrial de São Luís que preocupam quanto a um provável acidente de mesmas proporções do que ocorreu em Minas.

Antes mesmo disso, o Fonasc.CBH, através do seu escritório no Maranhão, colocou a cidade na rota das discussões sobre Segurança de Barragens, quando trouxe para capital maranhense a rodada nacional de oficinas “Revisando a Segurança de Barragens”, em novembro de 2016.

O evento, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), teve o apoio e organização do Fonasc.CBH e uma programação extensa sob o comando da Profa Dra Jussara Cruz. Na época, a vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro disse que trazer a discussão para o Estado do Maranhão foi bastante oportuno para construir um arcabouço legal atualizado a fim de evitar acidentes e tragédias como o caso de Mariana.

Ambientalistas, técnicos, especialistas e órgãos ligados ao setor e a sociedade civil trouxeram contribuições que foram consolidadas, sistematizadas e levadas para as instâncias colegiadas e de decisão.