REUNIÃO DA CIEA TRATA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

REUNIÃO DA CIEA TRATA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 11/10/2018

A Lei estadual nº 10.796/2018 que aprova o Plano Estadual de Educação Ambiental e a forma de implementação do Plano foi o tema principal de pauta da reunião da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), realizada durante todo dia de ontem, 10, no auditório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA.

A lei que foi aprovada em fevereiro deste ano agora precisa ser implementada com ações práticas e efetivas. E o objetivo da reunião de ontem era de justamente levantar as demandas necessárias para colocar o Plano Estadual de Educação Ambiental em prática.

Uma das ações é centralizar as informações do Plano e fortalecer o processo da comunicação, dando maior visibilidade aos processos relacionados ao Plano e seu fomento. Outra ação proposta foi a de convocar os Fundos Estaduais de Meio Ambiente (FEMA) e da de Unidades de Conservação (FEUC) para que expliquem como a CIEA pode acessar os recursos de cada fundo para implementar as ações do Plano. Além disso, as outras demandas foram a criação do GT de Comunicação, discussão do Plano dentro do Conselho Estadual de Educação, apresentação do Plano Estadual pela CIEA na plenária do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA) e recomendação de um membro da CIEA para compor a Câmara Técnica de Educação Ambiental do CONSEMA.

O Fonasc.CBH, através da conselheira Thereza Christina Pereira Castro, participou da reunião e trouxe também colaborações quanto aos eixos da Educação Ambiental, especialmente ao eixo que vai abordar a educação ambiental como apoio a conservação dos recursos hídricos.

Cabe ressaltar, que na reunião da CIEA, assim como nas reuniões do Conselho de Meio Ambiente, a participação da sociedade civil foi mais uma vez prejudicada pelo não pagamento das diárias aos conselheiros que precisam se deslocar de suas cidades para a reunião. É um direito dos conselheiros da representação da sociedade civil receberem as diárias e esse direito não vem sendo respeitado e tão pouco justificado pela SEMA.

blogs

Vídeo

RECENTES