FONASC DIVULGA – CARTA ABERTA DOS JOVENS GUERREIROS DE MUNDURUKU

FONASC DIVULGA – CARTA ABERTA DOS JOVENS GUERREIROS DE MUNDURUKU

Texto: Divulgação
Data: 02/08/2018

Nós, jovens guerreiros, guerreiras e caciques Munduruku do Médio e  Alto tapajós estivemos  juntos também como os Ribeirinhos para continuar a autodemarcação do Território Sawre Muybu.

O Relatório da TI Sawre Muybu foi publicado em 2016 e faz dois anos que a demarcação está parada, o governo não quer reconhecer que essa terra é dos Munduruku.

Sabemos que várias empresas e o próprio governo contestaram nossa terra – mineradoras, a Confederação Nacional da Indústria, o consórcio Tapajós, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério de Minas e Energia.

Estamos aqui porque o território é nosso. Existem vestígios dos nossos antepassados que passaram aqui.  Durante a expedição  encontramos vários locais sagrados que estão sendo destruidos pelos madereiros, garimpeiros e palmiteiros. Estão acabando com as nascentes, igarapés e açaizais, que são nossa  fonte de alimentação.

Encontramos bem no limite da nossa terra uma pista de pouso, que nem mesmo os governantes conhecem. Isso mostra que eles não sabem vigiar o próprio território e essas Flonas que eles criam pra dizer que protegem a Amazônia.

Mas nós sabemos que eles querem apenas destruir e servem somente a seus próprios interesses e aos interesses das multinacionais, com projetos de usinas hidrelétricas, mineração, hidrovia, ferrovia, portos graneleiros e agora voltando a discussão sobre Concessão Florestal.

Vocês do governo acabaram com Karobixexe e Dekoka’a, lugares sagrados do povo Munduruku pra construir as hidrelétricas de São Manoel e Teles Pires e agora querem acabar com o local sagrado Daje Kapap Eipi.

Se isso tudo que o governo e as empresas planejam acontecer, a floresta vai virar concreto. E nós, como vamos ficar??? Para onde vamos??? O que será do Futuro do meus filhos, netos bisnetos? Como ficam as futuras gerações?

Como será daqui 50 anos?

Querem acabar conosco tirando a nossa casa, tirando o nosso rio,a nossa Floresta, mas nós, Munduruku e ribeirinhos vamos continuar lutando! Demarcando e defendendo nossas terras com nossas próprias mãos! Nós temos os nosso próprios protocolo de consulta Munduruku e Montanha Mangabal.

 Aqui vcs do governo(pariwat) jamais vão conseguir tirar o que é nosso,  mesmo que tenhamos que morrer pra defender a nossa casa.

Nós, como jovens, vamos continuar a luta dos caciques e dos nossos antepasados.

Karosakaybu deixou tudo pra gente – água, floresta animais e o maior AMOR que temos é por essas vidas.Nós Munduruku temos o nosso próprio jeito de governar.

Sawe!

Envie um comentário

blogs

Vídeo

RECENTES