CIDADANIA HÍDRICA – ANACLEIDE ANDRADE

PARCERIA QUE RENDEU BONS FRUTOS

*Anacleide Andrade

Conheci o Fonasc quando o Instituto Socioassistencial Educando passou a se envolver na construção do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana. Quando fiquei responsável por acompanhar as atividades da instituição na área de meio ambiente me envolvi cada vez com ações que estavam sendo propostas pelo Fonasc para a experiência de mobilizar crianças e adolescentes para formar um Comitê Infanto Juvenil. Lembro de quando o Fonasc, junto com as escolas comunitárias, após conhecer um projeto no Ceará, deu início a todo processo para criação do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana.

Para nós, das escolas comunitárias, que trabalhamos com o meio ambiente, a parceria com o Fonasc nos permitiu ampliar nossos conhecimentos, conhecer novas experiências, estreitar laços institucionais e isso foi muito importante e significativo.

O Fonasc é uma instituição séria que vem fazendo um forte trabalho em São Luís e também no Estado do Maranhão, onde tive a oportunidade de acompanhar a atuação e ações de mobilização para formação de comitês de bacias hidrográficas. O Fonasc tem desenvolvido um excelente trabalho e possibilitado aos parceiros a oportunidade de crescimento institucional e formalização de novas parcerias.

A parceria do Fonasc nos direcionou e impulsionou a nossa participação dentro dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente (Consema) e de Recursos Hídricos (Conerh) e também da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea). Nos três anos em que fui conselheira, membro do Conerh, o Fonasc, na pessoa da coordenadora Thereza Christina, nos ajudou muito ofertando qualificações técnicas, nos envolvendo nas principais discussões sobre os recursos hídricos e capacitando os demais membros da sociedade civil dentro do Conselho para atuarem com seriedade e competência dentro do colegiado. Essa forte parceria e com todo o apoio do Fonasc é que o Instituto Socioassistencial Educando conquistou uma vaga no Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

*Anacleide Andrade é administradora do Instituto Socioassistencial Educando e aguarda a sua nomeação para compor o pleno do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, foi também conselheira do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão

blogs

Vídeo

RECENTES