CIDADANIA HÍDRICA – WALTER TESCH

FONASC: UM PROTAGONISTA E MOBILIZADOR NA DEFESA DOS RECURSOS HÍDRICOS

*Walter Tesch

Estudiosos e analistas apontam que uma sociedade só se nivela em igualdade quando acontece uma mobilização geral para a guerra, uma pandemia, o colapso do Estado ou um desastre natural. Acredito que o que faz o FONASC é criar canais participativos, promover politicas públicas que apontem o bem comum para evitar que cheguemos a este tipo de desastre apocalíptico. Contudo nem no social nem no natural estamos isentos de eventos extremos, seca de seis anos no semiárido com mais de mil municípios em estado de emergência, no sudeste um inverno seco ameaçante de nova crise hídrica, na Índia milhões ameaçados de morte pelo calor, e mortos por cheias no Japão, aqui recebemos impactos com migrantes do Haiti e os refugiados do colapso do Estado Venezuelano.

Em dezembro de 2015 tive a honra de ser convidado e colaborar com o FONASC/Maranhão como representação da Sociedade Civil no CONERH (Conselho Estadual de Recursos Hídricos), para um esforço comum estruturar o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, conheci o valoroso trabalho militante de professores das escolas comunitárias da Vila Operária, os jovens organizados no Comitê Juvenil de Bacia Hidrográfica do Jeniparana e a promoção do resgate do Rio Anil. Testemunhei a liderança comprometida da Engenheira Thereza Christina promovendo a participação ativa e fazer funcionar os organismos colegiados de recursos hídricos no Estado do Maranhão. Congratulo pelo trabalho desenvolvido pelo FONASC e como cidadão, tenho esperança que este trabalho mobilizador jogue luz sobre os graves problemas hídricos da sociedade, recordando o exemplo da “Lagoa Seca” de Tutoia. As próximas eleições pode ser a oportunidade de sentar todos os candidatos de todos os partidos e esferas para assinarem um Pacto com uma AGENDA HIDRICA E AMBIENTAL DO MARANHÃO, não é possível que isto não aconteça com um ministro originário do Estado. Na ocasião tive a honra de ser entrevistado na Radio Mirante, pelo Jornalista Roberto Fernandes, e cujo link do facebook esta abaixo, cujos conceitos continuam válidos.

https://www.facebook.com/walter.tesch/videos/vb.1044086073/10206727583281906/?type=2&video_source=user_video_tab

* Walter Tesch é mestre em Ciências Sociais, foi Diretor Executivo da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, sendo nomeado na Secretaria de Meio Ambiente para Coordenador Executivo do Comitê de Integração e Apoio as Áreas de Mananciais da Região Metropolitana de São Paulo.SP, 20/07/2018

blogs

Vídeo

RECENTES