FONASC-MA – GAFE E RECLAMAÇÕES MARCARAM A CONFERÊNCIA MUNICIPAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

GAFE E RECLAMAÇÕES MARCARAM A CONFERÊNCIA MUNICIPAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 26/04/2018

A I Conferência Municipal Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente realizada na última terça-feira, 24, no auditório da Fiema, foi marcada por uma gafe cometida pelo secretário municipal de educação, Moacir Feitosa e muita reclamação por parte dos professores quanto à organização do evento para seleção dos projetos apresentados pelos alunos.

Ao abrir o evento, na mesa de autoridades, o secretário Moacir Feitosa, que na ocasião representava o prefeito Edvaldo Holanda Júnior, cumprimentou a todos da mesa, menos a senhora representante do Fórum das Escolas Comunitárias, a professora Neuza Ribeiro.

“Não sabemos se foi falta de educação ou se o secretário está mal assessorado. Não reconhecer o espaço e o papel importante que as escolas comunitárias possuem é no mínimo ignorar, dar as costas a atores que sempre com muita competência e seriedade buscaram alcançar e atender em locais onde o poder público não chegou”, disse Thereza Christina Pereira Castro, vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH, que coordena junto com as escolas comunitárias o projeto do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana.

Thereza Christina lembrou ainda que as escolas comunitárias estão no cenário nacional de discussão da política de recursos hídricos, uma vez que elas possuem assento no Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Reclamações

Na parte da tarde, os estudantes, delegados eleitos nas conferências realizadas nas escolas, tiveram a oportunidade de defender os projetos, sob o comando do Coletivo Jovem. As primeiras reclamações surgiram por parte de professores, que consideram falta de organização para padronizar o tempo das apresentações.

Além disso, os professores e alguns gestores presentes durante as apresentações alegaram que não tinham informações claras quanto aos próximos passos a serem dados nas etapas seguintes.

Num processo de escolha entre os próprios estudantes, venceu nessa etapa a escola da rede estadual Paulo VI.

blogs

Vídeo

RECENTES