VICE-COORDENADORA DO FONASC.CBH APRESENTOU PALESTRA SOBRE AS ÁGUAS NAS ESCOLAS

VICE-COORDENADORA DO FONASC.CBH APRESENTOU PALESTRA SOBRE AS ÁGUAS NAS ESCOLAS

A vice-coordenadora do Fonasc.CBH apresentando a palestra

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 08/02/2017

A vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro apresentou, na manhã desta quinta-feira, 08, no auditório da Uemanet, uma palestra com o tema “Como andam ‘as águas’ em nossas escolas”, durante a webconferência que tratou dos preparativos para a V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, cujo tema é “Vamos cuidar do Brasil: cuidando das águas”.

Thereza lembrou que nos últimos dez anos, todas as conferências, mesmo que de modo indireto, tratou sobre a questão da água. Em uma pergunta retórica sobre o que a água tem a ver com as escolas, a coordenadora respondeu que “tudo” e explicou que é na sala de aula que ocorre a construção de um olhar crítico sobre os recursos naturais. “Quando começamos a trabalhar esse olhar, incentivamos um maior entendimento do papel das pessoas como cidadãs e do que elas podem fazer individualmente ou coletivamente para preservar aquilo de que usufruem. Dessa maneira, a comunidade entende que é preciso cuidar do que temos hoje para que não falte no futuro”, disse.

A coordenadora do Fonasc.CBH ainda trouxe um dado muito preocupante feito pela ONU que diz que se a água do planeta continuar sendo gasta do jeito que é hoje, em 2025, dois terços da população mundial não terá acesso a esse recurso em forma potável. “Temos apenas 7 anos. É urgente a nossa ação. A água é um recurso finito, se tratarmos bem e com responsabilidade teremos água por mais tempo e com qualidade”, destacou.

Participaram dessa webconferência membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-MA), representantes do Conselho Estadual de Educação, Caema, parceiros do Fonasc.CBH, representantes de escolas comunitárias e escolas públicas e os membros das Unidades Regionais de Educação (UREs) do Estado do Maranhão. O evento preparatório para a V Conferência Nacional foi realizado pelas secretarias estaduais de Educação e de Meio Ambiente.

O auditório da Uemanet recebeu a webconferência

Representantes da Seduc e da Sema durante a webconferência

 

blogs

Vídeo

RECENTES