FONASC.CBH ENTREGA PARECER DE VISTAS SOBRE O EMPREENDIMENTO DA VALE FERTILIZANTES E SE PREPARA PARA A REUNIÃO DA CMI/COPAM

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 22/05/2017

O Fonasc.CBH já entregou o parecer de vistas sobre o empreendimento da Vale Fertilizantes S/A em Araxá, e se prepara para apresenta-lo na reunião da CMI/Copam no próximo dia 26 de maio.

O texto de parecer ganhou a colaboração do Instituto Ambiental Araxás, cujas considerações foram inseridas no referido documento e desta forma consolidando a preocupação das duas entidades com este novo licenciamento da Vale.

O parecer de vistas foi elaborado a partir da análise do Parecer Único nº 0423494/2015 de 07/04/2017, do acesso ao SIAM, dos documentos no DVD disponibilizado quando do pedido de vistas na 4ª Reunião da CMI-Copam realizada em 28/04/2017.

Após expor todos os detalhes do empreendimento e os possíveis impactos no município de Araxá, o Fonasc.CBH manifestou pela baixa em diligência do Processo Administrativo nº 00078/1980/053/2012 para:

–  Apresentação de novo layout das fases 2A e 2B de modo que o material estéril seja depositado somente em áreas fora das APP´s.

–  Informações complementares a respeito dos aspectos hidrogeológicos da ADA e da AID deste empreendimento.

–  Informações sobre a relação desta ampliação de pilhas de rejeito/estéril com o licenciamento de novas áreas de lavra, novas barragens de rejeito/estéril ou alteamento da(s) já existentes(s), sendo que pelo menos 1(uma) é a “montante”, como a a da Samarco que rompeu em 5/11/2015.

 

Veja o documento na íntegra logo abaixo:

Vale Fertilizantes – LP_LI_Araxás_Fonasc_Parecer de Vistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *