Manifestações de intransigência, xenofobismo , preconceito, racismo ambiental ,  e intolerância  foi o que se viu no comportamento dos AGENTES PÚBLICOS E REPRESENTANTES DO SETOR ECONOMICO frente ao posicionamento dos pescadores,indios  ribeirinhos,e cidadãos que participaram da reunião do GAP – Grupo de Acompanhamento  do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Rio Paraguai, ou Plano de Bacia da Bacia do Alto Paraguai/Pantanal NO ULTIMO DIA 02 E 3 PASSADO..

O desafio e  exatamente esses segmentos que não estãoparticipando do Grupo  cujos   objetivos,  diz respeito aos problemas que lhes afetam. Muito embora não seja  o GAP que decide a composição dele mesmo, pedimos apenas uma Recomendação de seus membros para o CNRH no que  nao fomos atendido . Um desapontamento que afetou fortemente os segmentos excluídos por resolução desse Conselho Nacional,  do GAP  e que estavam  presentes nessa Reunião  . E não foi somente  intransigência apenas dos agentes públicos, mas da maioria do Grupo… Que infelizmente contou com os votos do MMA e ANA (de se espantar…) e SEMAs de MT e MS, AP …

 

O  Fonasc, o Ecosystem Alliance, a Rede Pantanal de ONGs e Movimentos Sociais mobilizaram nestes dois  dias pescadores, assentados e pessoas afetadas por hidrelétricas para participarem desta  reunião do GAP  e saíram de la extremamente desapontados com essa intransigência do Governo Federal em nao rever a Resolução 157 que cria esse GAP para acompanhar um Plano que ja nasce comprometido.

 As entidades elaboraram uma grande programação que incluiu palestras, exibição de vídeos, debates e discussões sobre a problemática das hidrelétricas no sistema Bacia do Alto Paraguai/Pantanal e sobre a perda de renda e de qualidade de vida no Médio Cuiabá e apresentação das reinvindicações.

As principais reivindicações foram 1) Plano de Bacia deve ficar pronto para depois  licenciar hidrelétricas; 2) Plano de Bacia deve ficar pronto antes do processo de ara licenciar a Hidrovia; 3) Vagas para Pescadores, Atingidos por Barragens (MAB), Comitês de Bacia e Agricultura Familiar no Grupo de Acompanhamento do Plano de Bacia.


Durante o evento foi informado e disponibilizado a versao do Resumo Diagnostico do Plano previsto que não foi discutido reunião  ainda e nem aprovado pelo GAP em função  dessa intransigência  de parte de seus  membros  que adotam conduta reativas a paticipacao social .  O mesmo esta sendo objeto de analise e observações pelos MOVIMENTOS SOCIAIS da região.. Acesse e mande suas sugestões em

ttps://drive.google.com/file/d/0B1iuOH2WJ2OCMnJkbFZlZEx0QzF4T1lWTThGb01iYWhyYnR3/view?usp=sharing

 

Saiba mais sobre ação do Fonasc no Pantanal

1 comment on “PANTANAL – SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA SE MOBILIZOU PARA REUNIÃO DO GAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *