Manifestações de intransigência, xenofobismo , preconceito, racismo ambiental , e intolerância foi o que se viu no comportamento dos AGENTES PÚBLICOS E REPRESENTANTES DO SETOR ECONOMICO frente ao posicionamento dos pescadores,indios ribeirinhos,e cidadãos que participaram da reunião do GAP – Grupo de Acompanhamento do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Rio Paraguai, ou Plano de Bacia da Bacia do Alto Paraguai/Pantanal NO ULTIMO DIA 02 E 3 PASSADO..
O desafio e exatamente esses segmentos que não estãoparticipando do Grupo cujos objetivos, diz respeito aos problemas que lhes afetam. Muito embora não seja o GAP que decide a composição dele mesmo, pedimos apenas uma Recomendação de seus membros para o CNRH no que nao fomos atendido . Um desapontamento que afetou fortemente os segmentos excluídos por resolução desse Conselho Nacional, do GAP e que estavam presentes nessa Reunião . E não foi somente intransigência apenas dos agentes públicos, mas da maioria do Grupo… Que infelizmente contou com os votos do MMA e ANA (de se espantar…) e SEMAs de MT e MS, AP …
O Fonasc, o Ecosystem Alliance, a Rede Pantanal de ONGs e Movimentos Sociais mobilizaram nestes dois dias pescadores, assentados e pessoas afetadas por hidrelétricas para participarem desta reunião do GAP e saíram de la extremamente desapontados com essa intransigência do Governo Federal em nao rever a Resolução 157 que cria esse GAP para acompanhar um Plano que ja nasce comprometido.
As entidades elaboraram uma grande programação que incluiu palestras, exibição de vídeos, debates e discussões sobre a problemática das hidrelétricas no sistema Bacia do Alto Paraguai/Pantanal e sobre a perda de renda e de qualidade de vida no Médio Cuiabá e apresentação das reinvindicações.
As principais reivindicações foram 1) Plano de Bacia deve ficar pronto para depois licenciar hidrelétricas; 2) Plano de Bacia deve ficar pronto antes do processo de ara licenciar a Hidrovia; 3) Vagas para Pescadores, Atingidos por Barragens (MAB), Comitês de Bacia e Agricultura Familiar no Grupo de Acompanhamento do Plano de Bacia.
Durante o evento foi informado e disponibilizado a versao do Resumo Diagnostico do Plano previsto que não foi discutido reunião ainda e nem aprovado pelo GAP em função dessa intransigência de parte de seus membros que adotam conduta reativas a paticipacao social . O mesmo esta sendo objeto de analise e observações pelos MOVIMENTOS SOCIAIS da região.. Acesse e mande suas sugestões em
ttps://drive.google.com/file/d/0B1iuOH2WJ2OCMnJkbFZlZEx0QzF4T1lWTThGb01iYWhyYnR3/view?usp=sharing
1 comment on “PANTANAL – SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA SE MOBILIZOU PARA REUNIÃO DO GAP”