MARANHÃO RECECE ETAPA DA CONFERÊNCIA LIVRE DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE

Cerca de 130 jovens de 15 a 29 anos, vindos de São Luís e de vários municípios do interior do Estado, reuniram-se, nesta semana, durante a Conferência Livre da Juventude e Meio Ambiente (etapa Maranhão) no auditório Jornalista Neiva Moreira, localizado no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL/MA). O objetivo era de levar propostas a serem implementadas às diretrizes do Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente.

O evento contou com a participação do deputado estadual Adriano Sarney (PV), representantes de órgãos ambientais estaduais e municipais e sociedade civil organizada.

A conferência é resultado de uma articulação do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH) com nove escolas comunitárias que fazem parte do projeto do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana, na região metropolitana de São Luís. Para a vice coordenadora do Fonasc, Thereza Christina Pereira Castro esse momento é fruto do longo trabalho do Comitê e da premiação que a experiência deste projeto obteve no XIII Encontro Interbacias em São Pedro-SP. “Os jovens são o futuro de nosso Estado. Eles têm ideias inovadoras e podem colaborar com as políticas públicas de meio ambiente e recursos hídricos”, disse.

Na ocasião, o deputado Adriano Sarney enfatizou a importância de se desenvolver na juventude a consciência social, ambiental e política para formar novas lideranças capazes de debater e elaborar propostas de desenvolvimento associado com a sustentabilidade. Em consequência, o parlamentar se prontificou a servir de “embaixador da juventude e do meio ambiente” na Assembleia, uma proposta acatada e aplaudida pelos participantes da conferência.

A conferência foi desenvolvida em torno de vários eixos temáticos, relacionados a produção e consumo; mudança climática; resíduos sólidos; recursos hídricos; código florestal; produtos químicos; gestão ambiental, territorial e urbana; biodiversidade; patrimônio genético e conservação ambiental com inclusão social de jovens.

Solidariedade

Uma curiosidade sobre a Conferência Livre da Juventude e Meio Ambiente, etapa Maranhão, é que, para participar, os inscritos doaram garrafas de água mineral que serão entregues para famílias mineiras desabrigadas por causa do rompimento das barragens de mineradoras na região de Mariana (MG).

 Texto: Assessoria do Dep. Adriano Sarney e Assessoria do Fonasc

Galeria de Fotos da Conferência

1 Comentário to “MARANHÃO RECECE ETAPA DA CONFERÊNCIA LIVRE DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE”

  • Momento possível, pela atuação do FONASC na pessoa da Profª Thereza Christina junto a todas as escolas comunitárias que compõe o comitê infanto juvenil da Bacia do Rio Jeniparana. Parabéns a todos!

Envie um comentário

blogs

Vídeo

RECENTES