O município de Timon recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 19, a quarta e última Audiência Pública para a Criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, no Centro de Treinamento Wall Ferraz, em Timon. As audiências, ocorridas na Assembleia Legislativa, e posteriormente nas cidades de Balsas, Araioses e Timon, foram uma provocação do segmento da sociedade civil organizada à Comissão de Meio Ambiente que foi prontamente atendida pela presidente da Comissão, deputada Ana do Gás e pelo deputado Rafael Leitoa.
Participaram da audiência a vice coordenadora nacional do Fonasc, Thereza Christina Pereira, o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, o coordenador de instâncias colegiadas da Agência Nacional de Águas, Nelson Freitas, os deputados Ana do Gás, Rafael Leitoa e Christovam Filho, o secretário de meio ambiente Marcelo Coelho, além de conselheiros estaduais de recursos hídricos, técnicos da sema e sociedade civil.
Com esta audiência, o Maranhão encerrou os trabalhos de mobilização, cujo principal objetivo era de recolher assinaturas de prefeitos, usuários e da sociedade civil para o termo de subscrição de criação do CBH do Rio Parnaíba. De todas as cidades componentes da bacia, mais de 50% das prefeituras assinaram o Termo.
Após a audiência a subcomissão do Maranhão do pró Comitê do Parnaíba, do qual Thereza Christina faz parte, deve se reunir para avaliar o documento e indicar membros para a Comissão Interinstitucional do CBH Parnaíba que irão encaminhar todos os trabalhos, realizados nos três Estados que compõem a bacia do Parnaíba, para o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Uma reunião de avaliação dos trabalhos está agendada para a próxima terça-feira, na Assembleia Legislativa.