FONASC E PREFEITURA DE RIBAMAR FAZEM LEVANTAMENTO SOBRE SITUAÇÃO DO RIO JENIPARANA

Na manhã desta sexta-feira, 31, o Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (FONASC-MA) e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José de Ribamar realizaram uma vistoria em vários trechos do Rio Jeniparana. Participaram da ação os membros do Fonasc e do Comitê Infanto Juvenil da Bacia do Rio Jeniparana, a secretária municipal adjunta de Meio Ambiente, Madalena Xavier, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Neuza Ribeiro, o conselheiro estadual de Recursos Hídricos, Manoel Araújo e técnicos e assessores da secretaria de meio ambiente de Ribamar.

O primeiro ponto da vistoria foi na estrada da mata, entre os bairros Geniparana e Jardim Tropical, bem próximo a escola comunitária Instituto Shalom. A secretária e sua equipe diagnosticaram que naquele trecho haverá uma limpeza nas margens do rio, o plantio de mudas para conter o assoreamento do rio e após a limpeza será necessário cercar as margens para conter a invasão e o despejo de lixo.

Haverá ainda todo um trabalho de educação ambiental com a comunidade para que eles auxiliem o poder público, evitando que o local se transforme em um lixão. “Precisamos do apoio, da união de todos para que após a limpeza o local não volte a receber lixo. Obras estruturais e plantio de mudas são algumas ações que faremos neste trecho do Jeniparana”, informou a secretária.

Já o membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Manoel Araújo disse que a comunidade pode colaborar e que a “união faz a força”. O presidente de honra do Comitê Infanto Juvenil da Bacia do Rio Jeniparana João Lucas Oliveira disse que este trabalho é um importante passo e que tem esperanças de ver o rio preservado.

A partir do levantamento que foi realizado nesta sexta-feira, 31, a prefeitura de Ribamar conjuntamente com o Fonasc e demais parceiros irão elaborar um plano de ação, com estratégias bem definidas, possibilitando a revitalização da Bacia do Jeniparana, que também corta o território da capital. Durante a vistoria, foi feito um diagnóstico do local com levantamento de dados/informações sobre a Bacia do Jeniparana.

Demais veículos de imprensa

http://www.idifusora.com.br/2015/08/03/bom-dia-maranhao-bacia-do-jeniparana-deve-ser-revitalizada/

Demais veículos de imprensa

http://imirante.com/mobile/oestadoma/noticias/2015/07/30/rio-jeniparana-em-sao-jose-de-ribamar-sera-vistoriado-amanha.shtml

http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/noticia/prefeitura-e-fonasc-irao-realizar-levantamento-sobre-situacao-do-rio-jeniparana

http://www.waldemarter.com.br/ribamar-tecnicos-da-prefeitura-e-defensores-do-meio-ambiente-vao-fazer-levantamento-sobre-a-situacao-do-rio-jeniparana/

Veja a nossa galeria de imagens

blogs

Vídeo

RECENTES