FONASC Participa da Audiência Publica conjunta com a Comissão de Cultura
FONASC Participa da Audiência Publica conjunta com a Comissão de Cultura
PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA/ Brasília
O Fonasc irá participa da Audiência Publica conjunta com a Comissão de Cultura/01/10/2013 ás 09h30min LOCAL: Anexo II, Plenário 10 câmara dos deputados. Tema: Audiência Pública Conjunta com a Comissão de Cultura para “Debater as Políticas Públicas para o Livro, Leitura e Biblioteca”. Reqs. nºs 282/13(CE) e 33/13 (CCULT), da Deputada Fátima Bezerra. — em Câmara dos Deputados
FONAS-Ma APOIA A 7º Feria do Livro de São Luís
FONAS-Ma APOIA A 7º Feria do Livro de São Luís -
Através das interfaces do programa de mobilização social do FONASC e ESCOLAS COMUNITÁRIAS DE SÃO LUIZ , participarão do evento parceiros e apoiadores do FONASC NO MARANHÃO- Veja a Temática e priogramação abaixo
Livro, Leitura e Tecnologia
27 de setembro a 06 de outubro-2013
Das 10hs ás 22h Praia Grande
veja mais: Programação da Feria do Livro -2013
PR – FONASC APRESENTA PROGRAMAÇÃO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CERRO AZUL .
fonasc participa e apoia CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CERRO AZUL .Em CERRO AZUL-PR :Através de nossa coordenadora no PR o FONASC apoia e estimukla projeto de educação ambiental. Veja a Programação
- DIA 28 DE SETEMBRO DE 2013:
- 09h00 – Abertura do Curso e pronunciamento de autoridades presentes. Apresentações.
- 09h30 – 1ª. Palestra: Histórico da Educação Ambiental no Mundo até a Rio 92; o Tratado de
Educação Ambiental – bases conceituais e a Lei Federal de Educação Ambiental (Lei
9.795, de 27 de abril de 1999); Decreto Federal n. 4281, de 25 de junho de 2002.
- 10h45 – 2ª. Palestra: o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) e a Resolução
CONAMA 422, de 23 de março de 2010.
- 13h30 – Dinâmica de grupo: leitura da Lei Federal de Educação Ambiental, do Programa
Nacional de Educação Ambiental e da Resolução CONAMA 422/2010.
– Plenária: exposição do trabalho em grupo.
- DIA 19 DE OUTUBRO DE 2013:
- 09h00 – 1ª. Palestra: Lei Estadual de Educação Ambiental (Lei n. 17.505, de 11 de janeiro de 2013).
- 10h45 – Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental do PR. A Agenda 21 Escolar.
- 13h30 – Oficina: A bacia hidrográfica do Rio Ribeira e o Município de Cerro Azul.
Subsídios para a elaboração de uma proposta para as escolas do Município de Cerro
Azul, integrante da bacia do Rio Ribeira, levantamento de sugestões e encaminhamentos.
- Plenária: exposição do trabalho em grupo.
- DIA 23 DE NOVEMBRO DE 2013:
- 09h00 – Apresentação dos Planos Escolares de Educação Ambiental elaborados pelos
professores do curso.
- 13h30 – Avaliação do trabalho elaborado e do Curso ministrado. Entrega de Certificados.
FONASC PARANA – Plano Alternativo da Micro Bacia do Rio das Pombas
FONASC PARANA – Plano Alternativo da Micro Bacia do Rio das Pombas 
O CEDEA – Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental disponibiliza o plano estratégico alternativo popular da Micro Bacia do Rio das Pombas – Bacia Hidrográficas do Rio Palmital – Colombo PR. O CEDEA PARTICIPA DO FONASC E SUIA COORDENADORA FAZ PARTE DA COORDENAÇÃO DO FONASC
Trata-se de uma iniciativa de vários membros do CEDEA, e das comunidades de São José, Belo Rincão, São Dimas, Jardim Guilhermina, Campo Pequeno, Cristina 1, 2 e 3, ou seja, dos Bairros Guaraituba e Paloma. Eles criaram um grupo de estudos, com a aproximadamente 12 pessoas, com o intuído de formar uma Gestão Integrada de Recursos Hídricos.
Os resultados desta proposta nos leva a capacitação de professores da rede ensino público do Município de Cerro Azul sobre a Educação Ambiental, tendo em vista a elaboração de uma proposta de trabalho para as escolas da rede pública de ensino do município e a consequente melhoria da qualidade do meio ambiente e de vida.
Veja o projeto aqui.
RELATO DA 48ª REUNIÃO DA CTIL/CERH-MG: absurdos que a Sociedade precisa conhecer
PAUTA DA 48ª REUNIÃO DA CTIL/CERH-MG: absurdos que a Sociedade precisa conhecer
Esta Câmara Técnica é a mais importante do CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DE Minas Gerais e os recursos administrativos que passaram pelas SUPRAM’s relacionadas à outorgas e abusos com o uso da água dentro do território mineiro precisam ser decididas por esta Câmara.
Respeitando princípios constitucionais, tais como o CONTRADITÓRIO, a AMPLA DEFESA e o DEVIDO PROCESSO LEGAL, as decisões administrativas precisam ter equilíbrio social e não pode deixar de considerar a capacidade contributiva de determinados usuários. Como exemplo que será discutido e talvez decidido nesta Câmara, está o absurdo recurso administrativo encaminhado por um proprietário de um haras no Município de Montes Claros que quer deixar de pagar uma multa simples de R$ 1.000,00 ( mil reais). Parece cômico para não ser trágico, um haras, que gasta no mínimo 50 a 100 mil reais para manter a propriedade, não quer fazer cadastro para a cobrança e quer ficar isenta do pagamento da multa pela ausência da outorga. Além de manter esta multa, precisamos verificar, com calma e probidade, a ampliação do valor da multa e usar este caso como um exemplo a não ser seguido por diversos usuários dos recursos hídricos que se disfarçam de pequenos usuários para livrarem-se da outorga e da respectiva cobrança. É o famoso disfarce do ‘LOBO TRAVESTIDO DE CORDEIRO’.
Vamos acompanhar esta decisão e cobrar do nosso nobre representante da FONASC nesta Câmara uma posição crítica e combativa, porém propositiva e equilibrada.
MARCILIO ROSA.
OUTORGA: abuso ou necessidade? -relato da participação do fonasc na 94a reunião da ctpoar ´cnrh
OUTORGA: abuso ou necessidade?
Nos dias 0poar 5 e 06 de agosto do corrente ano ocorreu a 94ª REUNIÃO da CÂMARA TÉCNICA DE INTEGRAÇÃO DE PROCEDIMENTOS, AÇÕES DE OUTORGA e AÇÕES REGULADORAS do CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS/CTPOAR-CNRH que discutiu, dentre vários pontos, o estudo de caso sobre ‘BACIAS CRÍTICAS’ já concedidas ao uso da água. Houve a apresentação de dois técnicos e mais a Presidenta da Câmara, que pegaram o exemplo de São Paulo, do Distrito Federal e um estudo realizado por uma Gerência de Outorgas da ANA.
Apesar das profundas e belíssimas apresentações, a grande questão de fundo desta Câmara vem sendo esquecida e não comentada: o uso destas outorgas como ‘moeda de troca’ entre grandes usuários e o Poder Concedente ( UNIÃO E ESTADOS) e a aplicação real do uso insignificante aos pequenos agricultores, pescadores e ribeirinhos, em que muitas vezes não consegue consumir este bem tão precioso e cada vez mais escasso: a ÁGUA.
Depois de vários e intensos debates, em que ainda continuam discutindo de forma lenta a minuta da importante proposta de Resolução do CNRH sobre usos da água que independem de outorga, conseguimos colocar na pauta da Câmara, depois da luta da FONASC e da Sociedade Civil de muitos anos em diversos fóruns, a possibilidade de revogação de outorgas concedidas para alguns empreendimentos, especialmente as PCH’s ( PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS), dando o exemplo do Rio Carinhanha, pertencente à Bacia do Rio São Francisco.
Esperamos que os pontos mais profundos para a Sociedade sejam debatidos e encaminhados de forma prática, sem falácias e demagogia, para que a Constituição Federal e a LEI nº 9433 sejam realmente cumpridos e possamos construir uma verdadeira Sociedade Democrática de Direito. Os ribeirinhos e pequenos usuários estão completamente afastados das decisões que ocorrem em Brasília e desconhecem os temas debatidos e encaminhados por colegiados como o CNRH.
Por isto, torna-se fundamental que entidades como a FONASC estejam no protagonismo desta luta, atraindo as comunidades e os pequenos usuários de recursos hídricos, pois o Poder Público e os grandes usuários já estão bastante representados, tanto nos Colegiados Nacionais quanto no Congresso Nacional, realizando ‘loobiies’ na defesa de interesses corporativos e transnacionais.
Finalmente, acreditamos que, com a força popular e com a articulação de diversas entidades, podemos, seja no debate sobre as outorgas ou na cobrança do uso da água, mudar a pauta que vem sendo conduzida por setores impopulares e reacionários do nosso país, que se apoderaram de um bem e de uma riqueza que pertence a toda a humanidade.
Deixo meu fraternal abraço, agradecendo a Deus pela oportunidade e ao bravo companheiro João Clímaco pela confiança e oportunidade.
Saudações hídricas, ambientais e franciscanas do amigo,
MARCILIO ROSA.
rep f0nasc na ctpoar
PCHs NA CTPOAR DO CNRH – O FONASC REIVINDICA SOLUÇÕES NAS DISCUSSÕES DESSE TEMA A MAIS DE 5 ANOS
PCHs NA CTPOAR DO CNRH – O FONASC INSISTE COM A DISCUSSÃO DESSE TEMA A MAIS DE 5 ANOS nas CTs do CNRH
O FONASC insiste em pautar a questão das PCHs no CNRH – Conselho Nacional de Recursos Hídricos A MAIS DE 5 ANOS mas infelizmente a bancada do setor público em acordo com o Setor |elétrico tem obstruído a discussão do tema que tem apontado seríssimos impactos as bacias hidrográficas em várias regiões hidrográficas do pais. Aproveitando-se da insuficiência da legislação ambiental e de recursos hídricos esses segmentos nos colegiados tem delegado a administração dos problemas decorrente dos efeitos sinérgicos de centenas das ditas PCHs- pequenas centrais hidroelétricas nos rios brasileiros aos órgãos municipais estaduais .
A partir da luta dos movimentos sociais, especialmente da FONASC e de CENTENAS DE companheiros NO PAÍS , só agora estamos conseguindo colocar em pauta a discussão sobre a outorga das PCH’s que afeta toda a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. E estamos convocando técnicos responsáveis e sérios para trazer um debate técnico para o CNRH para que possamos defender nossas posições, em que o poder econômico oprime as comunidades tradicionais e ajuda a destruir o nosso amado Rio São Francisco e nas bACIAS DO RIO PARDO , RIO PARAGUAI e demais bacias .
OFONASC tem insistido em apontar erros e equívocos nas outorgas e das licenças ambientais já concedidas para as obras destas PCH’s, dando o exemplo do caso do Rio Carinhanha Bacia do São Francisco e na Bacia do Rio Paraguai Pantanal .O FONASC vai indicar palestrante a Secretaria Executiva da CTPOAR para que possamos colocar em pauta na próxima reunião da Câmara Técnica que ocorrerá nos próximos dias 26 e 27 de setembro do corrente ano esse tema tão importante. As pessoas interessadas em participar e acompanhar essa discussão pode enviar o e-mail ou ligar-me(38)9913-2166/9201-7255. para um de nossos representantes na CTPOAR – CNBRH -MARCILIO ROSA.
FONASC DIVULGA E APOIA -MPF realizará audiência pública para discutir políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade hídrica
FONASC DIVULGA -MPF realizará audiência pública para discutir políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade hídrica
O evento será realizado no auditório da Procuradoria Regional da República da 3ª Região e qualquer interessado poderá comparecer. A 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF) e a Procuradoria Regional da República-3ª Região vão promover no dia 25 de setembro uma audiência pública para discutir políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade hídrica e à efetiva implantação de saneamento básico nas Bacias Piracicaba, Capivari, Jundiaí, Alto Tietê, Paraíba do Sul e Ribeira (veja aqui o Edital de Convocação).
Diante disso, serão discutidos temas como metas progressivas de qualidade da água, enquadramento de corpos hídricos, ocupação das margens dos rios e áreas de nascentes e adequação dos planos de saneamento ao plano de bacias. A audiência pública, que será aberta a toda sociedade, visa a prestar esclarecimentos à população, e catalisar esforços, planos e atividades junto à sociedade civil.
O evento será presidido pela procuradora regional da República da 3ª Região Sandra Akemi Shimada Kishi, coordenadora do GT-Águas da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal. A audiência pública será realizada no auditório da Procuradoria Regional da República da 3ª Região. Qualquer interessado poderá comparecer sem inscrição prévia, o horário e as atividades propostas estão listados na tabela abaixo.
HORÁRIO ATIVIDADE 09h Abertura 09h30-12h00 Explanações sobre objetivos da audiência e o sistema de gestão das Bacias Piracicaba, Capivari, Jundiaí, Alto Tietê, Paraíba do Sul e Ribeira 12h-13h Intervalo 13h-16h30 Plenária: explanação oral dos interessados presente e perguntas da população 16h30 –17h Considerações finais do GT-Águas 17h30 Encerramento Para ler a íntegra do edital, clique aqui.
SERVIÇO: Audiência Pública: Água: acesso, qualidade e saneamento básico – 2013 – Ano internacional da cooperação pela água Quando: 25 de setembro, quarta-feira Horário: 09 horas Onde: Auditório da Procuradoria Regional da República da 3ª Região Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2020 – São Paulo – SP Assessoria de Comunicação Social Procuradoria Regional da República da 3ª Região Fones: (11) 2192 8620/8766 e (11) 99167 3346 ascom@prr3.mpf.gov.br twitter: @mpf_prr3
O RIO
O RIO
O rio precisa
Por fora o lixo
Resistir à cobiça
Do homem mal
Se livrar do mercúrio
Da química
Do químico vendido
Do ambientalista traidor
O rio precisa de água limpa
Para o menino nadar
Comunicar com a luz
Salvar a vida
Dos peixes, dos índios
Ribeirinhos, quilombolas
O rio precisa de paz
Seguir o seu curso
Mais nada.
Gerigeo
MARANHÃO: FONASC. CBH elege parceira na Conferência Estadual do Meio Ambiente
SÃO LUÍS – A IV Conferência Estadual
do Meio Ambiente (Coema) foi encerrada, nesta quinta-feira (5), com a plenária final onde foram homologados os resultados da eleição de delegados da IV Coema. O FONASC. CBH esteve presente e participou ativamente, das discussões. Na ocasião, também, foram apresentadas as 20 propostas do Maranhão a serem levadas para a Conferência Nacional do Meio Ambiente que será realizada, no período de 24 a 27 de outubro, em Brasília. A Coema discutiu, durante três dias, com diversos segmentos sociais, o tema “Resíduos Sólidos”.
O coordenador e Promotor de Justiça, da 3ª Promotoria Especializada de Proteção do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural do Ministério Público do Estado do Maranhão, Luis Fernando Cabral Barreto Junior, em sua palestra “Resíduos Sólidos e as Ações no Ministério Público do Maranhão”, criticou a propagação da idéia de que aterro sanitário seja a solução tanto para os Planos de Gerenciamento Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos (PGIRS), quanto para a eliminação dos lixões até 2014. “O aterro sanitário é a última alternativa a ser adotada, que aparece quando nada mais é possível”, ressaltou.
Eleição
O FONASC. CBH articulou a eleição da professora Gleycianne Maria Lima Mendes do Centro Sócio educacional Coroadinho para delegada e representará a Sociedade Civil do Maranhão na Conferência Nacional do Meio Ambiente em Brasília. Gleycianne é parceira do FONASC.CBH.
Propostas
Entre as sugestões apresentadas na IV Coema destacam-se a instalação de usinas de compostagem e de reciclagem ou biodigestores que atendam a zona urbana e unidades rurais de produção familiar, por meio da implementação do Programa Nacional de Apoio às Boas Práticas Agropecuárias voltadas para a sustentabilidade; e o Poder Público deve fomentar a produção orgânica de hortifrutigranjeiros e agricultura familiar.
Ficou decidida, também, a criação sustentável de pequenos animais; a pescaria tanto para o consumo doméstico quanto para o mercado, tendo como bases a assistência rural; a pesquisa, a extensão e o financiamento concedidos pelo poder público. Não ficou esquecida a garantia de ações educativas que possam assegurar políticas de sustentação do turismo ecológico e rural; implementar e fiscalizar a logística reversa, sobretudo, para os setores do comércio, oficinas automotivas, eletroeletrônicos, construção civil e produção agrícola, conforme determina a atual legislação; fomentar parcerias entre os entes federativos para a capacitação técnica, levando em consideração os conhecimentos regionais de pequenos produtores rurais no desenvolvimento, distribuição e comercialização dos produtos agrícolas produzidos de formas sustentáveis.
Os delegados aprovaram, ainda, durante a IV Coema, a cobrança dos Ministérios Público Federal e Estadual para que façam cumprir a Lei Nº 12.305/10, propondo ações penais por crimes de omissão do Poder Público, nas esferas federal, estadual e municipal em relação ao meio ambiente.
Relação dos delegados eleitos
Setor Empresárial
Nome / Entidade
Walber Costa Loubo – J. C. Lobo Papelaria
Walber Sousa da Silva – Risa S/A
Alcionei Carvalho Almeida – Entre Rios Varejista
Daniel Dias de Souza – Quercegen Agronegócios
Paulo Roberto Lima Bandeira – Bandeira Consultoria e Construções LTDA
Antonio Rodrigues da Silva – Faculdade Teológica Maranata
Alberlan Raposo Carneiro – Mega Empreendimentos
Aurin Rezende Ribeiro – Nutrilar Indústria Sabão e Óleo LTDA
Gilson de Holanda Lopes – Herbário Paz e Harmonia
Jacirene França de Souza – Senai
Luzete Souza da Silva – Coquilho do Brasil
Maria Juvelina Bueno Pedrosa – Faculdade do Maranhão (Facam)
Sociedade Civil
Nome / Entidade
Elias Pinheiros dos Santos – Associação dos Amigos e Moradores do Bairro Salobro
Cláudia Rejane Oliveira Vilar – Sindsep
Esmerilsa Soares dos Santos – Associação dos Moradores
Jordânea Maria Pessoa – Cesc (Uema)
Antônio Costa Vale – Centro de Direitos Humanos
Melquisedeque da Silva Moraes – Auxiliar Ambientalista (Igreja Evangélica Assembléia de Deus)
Maria Marlene Cardoso Pinto Silveira – Sindicato de Profissionais de Educação
Carmélia Oliveira Torres – Clube de Mães
Roberto Santos Ramos – Universidade Federal do Maranhão
Arllan Silva Matos – Fundação Pró-Natureza
Sílvia Luana Lima Marques – Catequista (Paróquia Nossa Senhora da Saúde e Santo Antônio)
Francisco de Carvalho Souza – Fórum Carajás
Luzilvan Almeida Monteiro – Associação do Grupo de Jovens “Luz da Juventude”
Francisco Viana Sousa – Associação de Trabalhos Rurais Chapada Limpa II
Gleycianne Maria Lima Mendes – Centro Sócio educacional Coroadinho
Ozelito Possidonio do Amarantes Jr. – Instituto Federal do Maranhão (Ifma)
Walter dos Santos – Comunidade Quilombola
Maria de Jesus Vieira Santos – Comunidade quilombola “Quebradeira”
Aldiny Rocha Ribeiro – Comunidade quilombola
Raimundo Nonato da Silva Krenyê – comunidade indígena
Poder Público
Nome / Municípios
Evandilson da Silva Costa – Caxias
blogs
- A LUTA DAS MULHERES PELAS AGUAS – MULHERES DO CABO – PE
- ABAIXO O SITE QUE PERMITE SABER QUASE TUDO DE NOSSOS POLÍTICOS; SE TRABALHARAM, SE FALTARAM MUITO, COMO EVOLUIU SEU PATRIMÔNIO, PASSAGENS PELA JUSTIÇA E/OU POLÍCIA, ETC, ETC.
- ACOMPANHE O ESFORÇO DA COMUNIDADE DA SERRA DA MOEDA
- Aguas do Gandarela
- AGUAS TRANSFROINTEIRIÇAS MOVIMENTO TRÍPLICE FRONTEIRA
- ALERTA DE CHEIAS
- ALIANÇA TAPAJÓS LIVRE
- AMANHÁGUA – AGUAS EM BEAPENDI
- AMANHÁGUA-ONGBEAPENDIMG
- ANA – Agência Nacional de Águas
- ANALISES E AVALIAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE ÁGUA
- ASSISTA VIDEOS INTERESSANTESSOBREA GESTÃO DASAGUAS E MEIO AMBIENTE
- CBH – Comitês de Bacias Hidrográficas
- CONJUNTURA DOS RECURSOS HIDRICOS NO BRASIL
- CR INFO
- DEFENDA GANDARELLA
- ecologia em MOCOCA SP
- END WATER POVERTY
- FUNDAÇÃO SOMOS ÁGUA
- GESTÃO INTEGRADA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
- Lista de discursão
- manual de uso da agua
- MANUAL DE USO DAS ÁGUAS
- OS ESTUDANTES DO XINGU?
- PELO PARQUE NACIONAL GANDARELA
- Politica Nacional de Recursos Hidricos
- Segurança Hídrica
- SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE OS DIVERSOS USOS DAS ÁGUAS E SUAS RESPECTIVAS POLÍTICAS PÚBLICAS REFERENTES
- SOBRE BELO MONTE
- SOS RIOS DO BRASIL
- SOS RIOS DO BRASIL
- TV AMBIENTE LEGAL
- UMA RADIO QUE TOCA COMO RIO QUE DESCE SUAVEMENTE
- VEJA AS ULTIMAS NOTICIAS ORIUNDAS DA COORDENAÇÃO DO FONASC E ENTIDADES PARCEIRAS
- VEJA AS ULTIMAS NOTICIAS ORIUNDAS DA COORDENAÇÃO DO FONASC E ENTIDADES PARCEIRAS
- VEJA AS ULTIMAS NOTICIAS ORIUNDAS DA COORDENAÇÃO DO FONASC E ENTIDADES PARCEIRAS
- VIGILANCIA INTERAMERICANA DE DEFESA E DIREITOS À AGUA
- water assseement and advisory global network
- WEB TV E AGUA
- WEBTV E AGUA
Vídeo
RECENTES
- FONASC MG DIVULGA CONVITE – 12o ABRACE A SERRA DA MOEDA – ATO EM REPUDIO A VALE , EM SOLIDARIUEDADE AS VITIMAS E EM HOMENAGEM AO CORPO DE BOMBEIRO
- DIA MUNDIAL DA AGUA – POR TODO PAÍS VÁRIOS GRUPOS SOCIAIS DE TODAS AS MATIZES RESISTEM , DISCUTEM E CELEBRAM O DIA MUNDIAL DA ÁGUA
- GT HIDROVIA DO CBH – PARANAÍBA ENCAMINHA E APROVA RECOMENDAÇÃO AO SINGREH PARA SOLUÇÃO DE CONFLITO DE USO ENTRE USUÁRIOS DO SESTEMA DE GERAÇÃO HIDRO ELETRICIDADE E HIDROVIAS
- FONASC.CBH SE REUNE COM SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE
- FONASC.CBH ASSINA MANIFESTO CONTRA AS PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES NO CONAMA
- FONASC-MG – COPAM SE REÚNE, PELA PRIMEIRA VEZ, APÓS CRIME DA VALE, EM BRUMADINHO
- SAIU NOSSA NOVA EDIÇÃO DO INFORMATIVO FONASC.CBH #112
- FONASC.CBH VAI PARTICIPAR DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE EDUCAÇÃO


Postado por