Fonasc apóia evento do Comitê Infanto-Juvenil da Bacia Hidrográfica do rio Jeniparana -MA
image_size.php_-e1355086385403.jpg

Fonasc apóia evento do Comitê Infanto-Juvenil da Bacia Hidrográfica do rio Jeniparana
Uma das mais eficientes estratégias de mudança para a formação de consumidores conscientes e responsáveis com a preservação sustentável do meio ambiente, o processo educativo é capaz de gerar um senso crítico nas gerações jovens, ampliando a visão do público infanto-juvenil para que novas escolhas e compromissos sejam estabelecidos no futuro. No Maranhão, as escolas das redes de ensino público e particular já adotam essa ideia na realização de atividades didáticas.
Criado com o objetivo de proteger o meio ambiente e, em especial, restaurar o rio Jeniparana, o Comitê Infanto-Juvenil da Bacia Hidrográfica do rio Jeniparana, como membro do Fonasc, Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comites de Bacias Hidrográficas , é composto por sete escolas de São Luís, na região dos bairros Cidade Olímpica, Cidade Operária e Vila Janaína. A iniciativa de formar o CBH partiu da percepção da comunidade, de que seria necessário o desenvolvimento de um amplo processo educativo, tendo a bacia hidrográfica do Rio Jeniparana como recorte territorial e temático. Esse processo envolveria a implantação de ações através de uma metodologia pedagógica criativa, combinando o incentivo à cidadania ambiental, o conhecimento e a percepção da realidade sociopolítica e ambiental, à capacitação para uma abordagem técnica e social do conjunto de fatores determinantes da degradação ambiental, dentre os quais o lixo urbano.
Este ano, o CBH participá do Coroado de Natal, oportunidade em que pretende apresentar suas atividades e a própria importância de se preservarem os recursos hídricos aos companheiros dos estabelecimentos de ensino da Bacia do Bacanga.Outra Bacia importante do MA., A programação inclui uma “gincana hídrica”, cujos vencedores recebem prêmios feitos de material reciclado, produzido por eles mesmos. Além dessa ação, o Comitê planeja realizar, no próximo dia 1º de dezembro um “Dia de fábrica de brinquedos”, no Viva da Cidade Operária, com o objetivo de conquistar mais parceiros para o CBH da Bacia do Rio Jeniparana. O evento, tem o apoio do Fonasc-MA, contou com a participação de uma equipe do Projeto Ecocemar, que realiza a coleta de materiais recicláveis pela população em troca de descontos nas contas de energia elétrica da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). Participam da ação o coordenador Nacional do Fonasc, João Clímaco e acvice-coordenadora, Thereza Christina Pereira.
Se quzer saber mais sobre o CBH IJ-Jeriparana acesse:
Página do facebook:http://www.facebook.com/pages/Comite-Infanto-Juvenil-da-Bacia-Hidrogr%C3%A1fica-do-Rio-Jeniparana/261292233992802?ref=ts&fref=ts
canal do youtube:http://www.youtube.com/channel/UCeGVroN0i2vQIE8Nga5Sl9g?feature=watch
perfil do google +:https://plus.google.com/u/0/112910670192350983582/posts
e as seguintes imagens:http://sphotos-a.xx.fbcdn.net/hphotos-snc7/c21.0.133.133/p133x133/293749_492494484117196_1197203022_n.jpg
http://fonasc-cbh.org.br/wp-content/uploads/feira-cient%C3%ADfica1.jpg
http://www.portaldomaranhao.com/image_size.php?imagem=noticias/19456504_foto.jpg&w=280
SAIBA MAIS NOTICIAS DO FONASC em www.fonasc-cbh.org.br e http://fonasc-cbh.org.br/?cat=8 e nas redes sociais:Twitterhttp://twitter.com/#!/cuidandodosrios Facebook – http://www.facebook.com/fonasc.cbh -Flickr http://www.flickr.com/photos/fonasc10anos/ Youtubehttp://www.youtube.com/user/fonasccbh10anos
TV- FONASC NA AUDIENCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DA CÃMARA DOS DEPUTADOS SOBRE OS IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DE CENTENAS PEQUENAS HIDROELÉTRICAS NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DA REGIÃO DO PANTANAL
Na oportunidade manifestamos nosso repúdio na atitulde anti democrática da Presidencia e Secretaria do CNRH em não considerar o spedidos de nossa representação para continuidade da agenda com temas de interesses da população do Pantanal constantemente obstruida pelo MMA nesse colegiado. acesse
Fonasc realiza programação para crianças das escolas da Bacia do Jeriparana
Fonasc realiza programação para crianças das escolas na Bacia do Rio Jeriparana
O FONASC.CBH/Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas no âmbito de suas atividades de capacitação e mobilização social empreende e aplica tecnologias sociais para gestão dos Rios – Nesse sentido divulgamos nossas atividades deeducação ambiental junto as comunidades e escolas situadas na bacia do Rio Jeriparana na Ilha de São Liz – MA – Adireção do Colégio Nossa Senhora da Conceição, do Instituto Educacional e Assistencial Nossa Senhora Aparecida, da Escola Comunitária Educando – Jardim de Infância Pequeno Aprendiz, do Educandário do Instituto Educacional Cosme e Damião, Escola Casulo e Escola Irmã Maria do Socorro, escolas da rede comunitária de ensino do município de São Luis com sede na bacia hidrográfica do Rio Jeniparana, realizarão no próximo dia 30 de novembro,as 14 horas, a apresentação do filme” UPAON – AÇU, SAINT LOUIS, SÃO LUIS…, de Joaquim Haickel” para um grupo de 150 alunos das escolas. A iniciativa faz parte das atividades de encerramento do calendário celebrativo aos 400 anos da capital. O evento acontece no auditório de sua sede do Jornal O Imparcial. Na oportunidade os alunos conhecerão as instalações do Jornal e receberão informações sobre a importância do papel dos veículos de comunicação e dos profissionais na divulgação e implementação das ações sócio ambientais.Veja mais sobre o cbh Juvenil do Jeriparana - agenda -facebook
A RECENTE DEMISSÃO DO DIRETOR DA ANA MARCANDO A DATA COMO “UM NOVO PRESENTE PARA OS RIOS BRASILEIROS DURANTE AS COMEMORAÇÕES DO DIA DOS RIOS” E O POVO NÃO CONFIA QUEM COM ELE NÃO CONSPIRA.
A RECENTE DEMISSÃO DO DIRETOR DA ANA MARCANDO A DATA COMO “UM NOVO PRESENTE PARA OS BRASILEIROS DURANTE AS COMEMORAÇÕES DO DIA DOS RIOS” E O POVO NÃO CONFIA QUEM COM ELE NÃO CONSPIRA
Oh Gente.. …
Preso pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro, Paulo Rodrigues Vieira, diretor de Hidrologia da ANA (Agênca Nacional de Águas), foi guindado ao cargo graças a uma forte pressão de Lula e a uma manobra patrocinada por José Sarney (PMDB-AP). Como ocorre com todos os indicados para diretorias de agências reguladoras, o nome de Paulo Vieira teve de passar pelo Senado. Uma pesquisa nos anais do Legislativo revela que, neste caso, a aprovação foi tumultuada, atípica e violou as regras regimentais.
Assinada por Lula, a mensagem presidencial que indicou Paulo Vieira para uma poltrona da agência de águas teve tramitação relâmpago. Em sabatina precária, o indicado foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado em 16 de dezembro de 2009. No mesmo dia, o nome seguiu para o plenário. Ali, realizaram-se duas votações. Numa, houve empate. Noutra, o nome de Paulo Vieira foi rejeitado por diferença miúda: 26 votos contra, 25 a favor e uma abstenção.
Como manda o regimento, o Senado enviou ao Planalto ofício comunicando a Lula que seu escolhido não passara pelo crivo dos senadores. Não restava ao presidente senão sugerir outro nome. Passaram-se quatro meses. E nada. De repente, quando se imaginava que o jogo estivesse jogado, Sarney valeu-se de sua autoridade de presidente do Senado para reinserir na pauta de votações o nome de Paulo Vieira.
Na tarde do dia 14 de abril de 2010, uma quarta-feira, a indicação de Paulo Veira foi votada pela terceira vez. O nome foi, então, aprovado por 28 votos a 15. Houve uma abstenção (a foto lá do alto exibe o resultado no painel). A votação foi atípica porque o Senado não poderia ter aprovado o nome que rejeitara. Foi antiregimental porque a decisão anterior jamais foi revogada. Foi tumultuada porque um parecer da Comissão de Justiça tachara a ‘revotação’ de ilegal.
Descobre-se agora que aquilo que começou errado terminou em desastre. Na operação deflagrada nesta sexta (23), a Polícia Federal indiciou 18 pessoas e prendeu seis. Entre os presos estão Paulo Vieira e um irmão dele, o diretor de Infraestrutura da Agência Nacional de Aviação Civil Rubens Carlos Vieira (também indicado por Lula e aprovado pelo Senado e 7 de julho de 2010, sem manobras). Entre os indiciados está Rosemary Novoa de Noronha, a Rose, chefe de gabinete do escritório regional da Presidência da República em São Paulo.
Descobriu-se que foi Rose, uma servidora nomeada por Lula e mantida por Dilma Rousseff, quem patrocinou as indicações dos irmãos Vieira. Mais: os três participavam de um esquemade venda de pareceres de interesse de empresas nas agências reguladoras e em outros órgãos públicos. Pior: suspeita de corrupção, tráfico de influência e falsidade ideologica, Rose é investigada por ter supostamente exigido e recebido por intermédio dos Vieira vantagens monetárias e favores que vão do custeio de uma cirurgia plástica a viagens.
Além dos indiciamentos e das prisões, a PF realizou batidas de busca e apreensão de documentos e computadores em Brasília e São Paulo. para constrangimento do governo, varejaram-se inclusive os gabinetes de Rose, de Rubens Vieira e de Paulo Vieira. No caso deste último, o diretor que o Senado aprovou na marra, sua sala na ANA foi varejada por quatro horas e 15 minutos –das 6h30 às 10h45. Depois de coletar papéis e computador, a PF lacrou o recinto.
De passagem pela Índia, Lula foi informado pelo telefone sobre a encrenca que engolfou sua ex-assessora Rose e os dois diretores que ela indicou e ele patrocinou no Senado. Os arquivos do Senado revelam que Lula empenhou-se pelos Vieira com um interesse revelador do prestígio de Rose, a quem conhecera na década de 90. Por 12 anos, ela assessora José Dirceu na máquina partidária do PT. Eleito, Lula fez de Rose, em 2003, assessora especial da Presidência em São Paulo. Em 2005, promoveu-a a chefe de gabinete.
Em toda a história do Senado, só havia dois casos de autoridades que, tendo sido rejeitadas pelo plenário, foram aprovadas em votações posteriores –Alexandre Morais, para o Conselho Nacional de Justiça; e Diaulas Costa Ribeiro, para o Conselho Nacional do Ministério Público. Num dos casos, a segunda votação fora precedida de decisão da Mesa diretora do Senado. Noutro, fora referendada pela unanimidade dos líderes partidários. No episódio de Paulo Vieira, Sarney decidiu sozinho pela realizaçã de uma terceira votação.
Líder de Lula no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) recebera ordens do Planalto para reverter a rejeição ao nome de Paulo Vieira. O senador alegara que obtivera o assentimento dos líderes. Foi com base nesse suposto entendimento que Sarney devolveu o nome ao plenário. Os desdobramentos revelariam que Jucá mentira. Em 15 de abril de 2010, um dia depois da violação das regras, o PSDB e o DEM entregaram a Sarney um pedido de anulação da pantomima. Assinaram a peça os líderes do DEM, José Agripino Maia; e do PSDB, Arthur Virgílio, hoje prefeito de Manaus. Ficou entendido que o alegado acordo de lideranças era lorota.
“Não havia nenhuma justificativa para que essa matéria voltasse ao Plenário”, disse Agripino, conforme os registros da sessão. “Para surpresa de todos, a proposição rejeitada foi arbitrariamente colocada novamente em votação na sessão deliberativa de ontem. Trata-se de uma ilegalidade jamais vista na história desta Casa Legislativa”, ecoou Virgílio, segundo registram as notas taquigráficas.
Decorridos cinco dias, Sarney enviou o recurso de Agripino e Virgílio à Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Nessa época, presidia a comissão um ainda respeitado Demóstenes Torres. Em 27 de abril de 2010, esse Demóstenes pré-Cachoeira emitiu seu parecer. Considerou que não era atribuição da Comissão de Justiça dirimir a querela. Por quê? A presidência do Senado só poderia acionar a comissão em casos que envolvessem interpretações do texto constitucional.
Demóstenes anotou: “Evidentemente que a questão de ordem ora analisada não diz respeito à interpretação de qualquer dispositivo constitucional. Questiona-se o atendimento, ou não, a preceito regimental. Portanto, incabível a apreciação dessa matéria pela CCJ”. No mesmo documento, Demóstenes apontou “falhas gritantes” no processo que levou à aprovação da indicação de Paulo Vieira. Recordou que a Comissão de Justiça já havia se manifestado sobre a matéria.
Lembrou que, na sequência da rejeição do indicado de Lula, o senador Magno Malta recorrera à Mesa presidida por Sarney. Um recurso não previsto no regimento do Senado. Foi “por absoluta falta de previsão legal”, escreveu Demóstenes, que a Comissão de Justiça rejeitara esse primeiro recurso, assinado por Malta. Evocando os dois únicos precedentes disponíveis nos anais do Senado, Demóstenes aventou a hipótese de o plenario deliberar sobre a conveniência de realizar ou não uma nova votação no plenário. Porém…
Demóstenes realçou que seria preciso que a Mesa ou os líderes aprovassem a realização da nova votação. “Embora […] o senador romero Jucá tenha afirmado que a matéria legislativa já havia sido objeto de ‘entendimento entre os líderes’, quer me parecer que tal entendimento não ocorreu. Sustento-me na iniciativa dos líderes Agripino e Virgílio, que subscreveram essa questão de ordem”, anotou Demóstenes. “Não concebo que precedente tão grave, que atropela o regimento interno, possa ser adotado sem o acordo de todos os líderes partidários.”
De resto, Demóstenes enfatizou que a aprovação de Paulo Viera ocorrera sem que a rejeição ao nome dele tivesse sido anulada. “Uma decisão do plenário [a rejeição da indicação de Paulo Vieira] estava em pleno vigor, inclusive dela já estava informada a Presidência da República, e sobre ela outra foi tomada, sem sequer se discutir as razões pelas quais aquela deveria ser anulada. Nem é o caso de se dizer que a segunda votação revogou tacitamente a primeira.”
Em sessão realizada no dia 4 de maio de 2010, já munido do parecer do Demóstenes pré-clube Nextel, Sarney deu por encerrada a querela. Rejeitou o pedido de Agripino e Virgílio e deu por válida a aprovação do agora encrencado Paulo Viera. Alegou que não tinha poderes para se subrepor à decisão do colegiado. “Não aceito a questão de ordem por não ter competência para agir em nome do plenário”, disse.
Sarney comprometeu-se a editar um ato regulamentando a votação de autoridades. Algo que evitasse a repetição das anomalias. Virgílio foi ao microfone: “Devemos tomar isso como lição para adotar medidas de responsabilidade. A Mesa deve impedir que fatos semelhantes ocorram daqui pra frente.” Agripino ecoou-o: “O episódio foi lamentável. Temos que ter a devida instrução da Mesa. Que permaneça a cautela em episódios futuros, para que não seja repetido esse fato.” E a coisa ficou nisso. Passados dois anos e meio, a Polícia Federal entra em cena.
Antonio Eduardo Lanna
FONASC-CBH DIVULGA LINK SOBRE SUAS ATIVIDADES EM LINGUA INGLEZA – See the link where you can find more about the job of the FONASC organization:
FONASC-CBH DIVULGA LINK SOBRE SUAS ATIVIDADES EM LINGUA INGLEZA
See the link where you can find more about the job of the FONASC organization:
SC – AQUIFERO GUARANI E RIO URUGUAI nas celebrações do dia do Rio do Objetivos do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais
SC – AQUIFERO GUARANI E RIO URUGUAI nas celebrações do dia do Rio do Objetivos do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais
O FONASC CUMPRIMENTA DIVULGA E CONVIDA OS CIDADÃOS E ORGANIZAÇÕES ATUANTES para o fortalecimento do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais pelas atividades programadas pRevistas na celebração do Dia do Rio no Estado de Santa Catarina no próximo dia 24 DE nOVEMBRO na região de abrangencia da Bacia do Rio Uruguai.
HÁ CIDADANIA HÍDRICA NO MES CELEBRATIVO DA CONSCIENCIA NEGRA COM AS ÁGUAS, ATRAVÉS DA DRA JOSEFINA SERRA DOS SANTOS DF
HÁ CIDADANIA HÍDRICA NA SEMANA DA CONSCIENCIA NEGRA COM AS ÁGUAS, ATRAVÉS DA DRA JOSEFINA SERRA DOS SANTOS
Nesta semana em que nós todos brasileiros celebramos o dia da Consciência Negra ( dia 20/12/2012) o FONASC presta homenagem através de nosso painel CIDADANIA HÍDRICA a uma pessoa muito importante para nós; A Dra Josefina Serra dos Santos – Advogada militante das causas sociais e ambientais no Distrito Federal que se desponta para o país e que, diligentemente tem sido colaboradora e apoiadora de nosso trabalho a mais de 5 anos nas horas mais difíceis e desafiantes .
Na sua linda história de vida, essa inteligente operadora do direito tem dado exemplos de conduta ilibada e cidadã, construindo sua história de credibildiade junto aos movimentos sociais de luta por direitos fundamentais e sobretudo dignificando a RACA NEGRA. Ela é maranhense que veio como tantos milhãres de brasileiros daquele estado, fazer sua BELA trajetória de vida primeiramente como empregada doméstica e que, com esforço pessoal TORNOU-SE brilhante advogada consquistando a cada dia maIs respeito e adimiração das pessoas e amigos pela sua conduta comprometida com a construção do estado de direito e à cidadania.
É da lavra de Dra Josefina Serra dos Santos negra, bela, sensível e diligente, sem desconsiderá os demais companheiros advogados apoiadores do FONASC em várias regiões do país evidentemente, defesas competentes que ela faz de nossos pleitos junto ao judiciário bem como o acompanhamento processual com BRILHANTES interpelações junto a JUSTICA FEDERAL CONTRA AS MALDADES HÍDRICAS que o Governo Brasileiro através de seus arranjos burocráticos IMPLEMENTAM através da criação de normativos legais que agridem princípios e fundamentos da legislação e do Estado Democrático de Direito, a cidadania e o controle social. Principalmente ,quando estes são detectados peos movimentos sociais e organizações que atuam conosco nos colegiados de políticas públicas em Brasilia e lhe acorre pedinbdo socorro.
Dra Josefina Serra dos Santos , nunca se furtou de atender nossos pedidos nas horas mais difíceis defedendo coordenadores do FONASC quando a eficiência de nossas atividades incomoda interesses poderosos que tentam no desqualificar e enfraquecer-nos acostumados que são ao autoritarismo e ao uso do Estado fora da rota do interesse público.
Ela tem sido sistemáticamente na sua atividade advocatícia gratuita para o FONASC, resistente as iniciativas dos atuais gestores do segmento governo no CNRH e outros colegiados do MMA , que tentam desqualificar o trabalho de nosso segmento com falsos axiomas e com agressões aos fundamentos da legislação, em especial, a lei das águas nos seus fundamentos da participação e controle social e o dos usos múltiplos do patrimônio hídrico nacional. Veja algumas das ações ACPs pleiteadas pelo FONASC com apoio de Dra JOSEFINA SERRA DOS SANTOS junto à justiça federal em Brasilia – DF acessando nosso site http://fonasc-cbh.org.br/?page_id=289 .
Pelo reconhecimento à sua vitoriosa trajetória e empenho junto com demais cidadãos da RAÇA NEGRA NO DF, o GDF ( Governo do Distrito Federal) instituiu a SEPPIR- Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial na qual ela ocupou até um mês atraz a missão de sua implantação e continuidade tendo sido sua primeira secretária. Mesmo assim ela não abondonou seus companheiros e teve tempo para fornecer seu apoio técnico ao FONASC. Dra Josefina também merecidamente ocupa papel importante nas comissões ( Direitos Humanos) e plenária da OAB-DF.
São muitas citações e abordagem onde podemos ter conhecimento sobre a importância de Dra Josefina Serra dos Santos para a cidadania e para o país acessando:
Veja-a na galeria do fotos
No mais só nos resta todos reafirmar e registrar na SEMANA DA CONSCIENCIA NEGRA a página CIDADANIA HÍDRICA DE DRA JOSEFINA SERRA DOS SANTOS , advogada , honra da raça negra e bela que dignifica a nação brasileira e as pessoas de bem desse país.
Dra Josefina, o FONASC LHE AGRADECE E RECONHECE . Temos muito orgulho de ter sua companhia registrando na nossa rede virtual SUA CIDADANIA HÍDRICA com sua coloração e carinho.
A Coordenação do FONASC
REPRESENTAÇÃO DAS ORG CIVIS NO CNRH ( Conselho nacional de Recursos |Hídricos)
SAIBA MAIS NOTICIAS DO FONASC em www.fonasc-cbh.org.br e http://fonasc-cbh.org.br/?cat=8 e nas redes sociais:Twitterhttp://twitter.com/#!/cuidandodosrios Facebook – http://www.facebook.com/fonasc.cbh -Flickr http://www.flickr.com/photos/fonasc10anos/ Youtubehttp://www.youtube.com/user/fonasccbh10anos
O DIREITO DE DIZER NÃO …PARTICIPE
O DIREITO DE DIZER NÃO …A DESTRUIÇÃO DE NOSSAS ÁGUAS EM MINAS GERAIS - PARTICIPE CONCENTRAÇÃO PRAÇA 7 DIA 27 11 – CENTRO BELO HORIZONTE MOVIMENTO PELAS SERRAS E ÁGUAS DE MINAS – MOVIMENTO GANDARELLA
SAIBA MAIS NOTICIAS DO FONASC em www.fonasc-cbh.org.br e http://fonasc-cbh.org.br/?cat=8 e nas redes sociais:Twitterhttp://twitter.com/#!/cuidandodosrios Facebook – http://www.facebook.com/fonasc.cbh -Flickr http://www.flickr.com/photos/fonasc10anos/ Youtubehttp://www.youtube.com/user/fonasccbh10anos
UMA LUZ NO HORIZONTE – MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL – MPF INICIA ATUAÇÃO MAIS SISTÊMICA NAS INSTÃNCIAS DO CNRH
MPF INICIA ATUAÇÃO MAIS SISTÊMICA NAS INSTÃNCIAS DO CNRH
O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ATRAVÉS DA 4 CÂMARA INICOU ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DE PROCURADOR FEDERAL NA CTIL – CÃMARA TÉCNICA DE LEGISLAÇÃO E E LEGISLAÇÃO DO CNRH- CONSLEHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS PARTICIPALÇÃO sistêmica junto ao CNRH e suas instâncias.
JÁ PÉRFAZEM MAIS DE TREIS ANOS QUE O FONASC SISTEMÁTICAMENTE TEM ATUADO EM PARCERIA E INSTADO ESSE IMPORTANTE ÓRGÃO JURIDICIONAL A SE ATER AO MONITORAMENTO DESSE COLEGIADO TENDO EM VISTA QUE O MESMO, CONCOMITANTE AO SEU PROCESSO DE ESVAZIAMENTO PATROCINADO PELO GOVERNO FEDERAL, TEM EMANADO NORMATIVOS SEM CONSIDERAR FUNDAMENTOS IMPORTANTES DA POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS CONTIDOS NA LEGISLAÇÃO.
FINALMENTE O CONSELHO SUPERIOR DO MPF DISPONIBILIZOU 4 PROMOTORES QUE DORAVANTE ACOMPANHARÃO AS ATIVIDADES DESSE COLEGIADO IMPORTANTE PARA GARANTIA DO PATRIMÕNIO HÍDRICO DA NAÇÃO E SEU VALOR PÚBLICO E SOCIAL DILIGENTEMENTE DESCIONSIDERADOS PELO MMA . NESSA REUNIÃO DA CTIL CONTAMOS COM A participação da SRA PROCURADORA DRA ANAIVA OLBERST DO GT ÁGUAS DO MPF.
VALE DIZER QUE GRAÇAS A ATUAÇÃO DO MPF NO BRASIL , CERTAMENTE MUITO MAIORES ESTRAGOS FORAM EVITADOS AOS RIOS E CORPOS DÁGUAS DO PAÍS.O FONASC EM CONJUNTO COM O MPF CONSEGUIU RESTAURAR O CERH-MA ( Que existia descuprinto a legislação ) E FINALMENTE O MMA INICIOU A REVISÃO NA CTIL DA RESOLUÇÃO 100 DO CNRH editada ao arrepio de direitos constitucionais e fundamnetais da cidadania permanentemente agredidos na plenária desse colegiado em prejuízo a atuação e o direito das organizações civis e movimetnos sociais.Sem contar a atuação do MPF nas mais diversas regiões do país junto a entidades parceiras do FONASC
O MPF também manifestou-se favorável ao pleito do FONASC em ACP contra a união. NESTA O fonasc pédE a anulação de artigos dESSA resOLUÇÃO 100 do CNRH ( Acesse ) que fere gravemente o direito da participação social na gestão das águas.Almejamos que doravante tal atuação do MPF nesse colegiado iniba iniciativas dessa natureza contra o principio da descentralização e participação social bem como o constante processo de esvaziamento e despolitização desse colegiado patrocinado pelos atuais gestores do MMA E ANA AGENCIA NACIONAL DE ÁGUAS .
O FONASC JUNTAMENTE COM AS DEMAIS ENTIDADES PARCEIRAS E CONGÊNERES NO PAÍS, continuará seus esforços junto a todos os órgãos juridicionais e demais setores sociais comprometidos com a garantia de direitos fundamentais e a RESTAURAÇÃO dos principios da participação social contidos na legislação e prol do valor social da águas e o interesse público.
PARTICIPE
SAIBA MAIS NOTICIAS DO FONASC em www.fonasc-cbh.org.br e http://fonasc-cbh.org.br/?cat=8 e nas redes sociais:Twitterhttp://twitter.com/#!/cuidandodosrios Facebook – http://www.facebook.com/fonasc.cbh -Flickr http://www.flickr.com/photos/fonasc10anos/ Youtubehttp://www.youtube.com/user/fonasccbh10anos
PARANÁ – 24 DE NOVEMBRO É O “DIA DO RIO” – PARTICIPE DAS CELEBRAÇÕES ORGANIZADAS POR PARCEIROS E MEMBROS DO FONASC EM TODO O PAÍS.
PARANÁ - 24 DE NOVEMBRO É O DIA DO RIO – PARTICIPE DAS CELEBRAÇÕES ORGANIZADAS POR PARCEIROS E MEMBROS DO FONASC EM TODO O PAÍS
Dando continuidade à campanha lançada em 1998, por ocasião do aniversário dos seus 10 anos e com o objetivo de sensibilizar, organizar e mobilizar a população para um trabalho de conscientização em relação à proteção e recuperação dos rios, nascentes e do Aquífero Karst, em Curitiba, Região Metropolitana e Vale do Ribeira, o CEDEA – Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental lançou, neste sábado, 17 de novembro de 2012, na Boca Maldita, em Curitiba, a Campanha “ÁGUA – A VIDA POR UMA GOTA”. Este lançamento contou com a montagem da barraca do CEDEA, com faixa, triciclo banner, exposição de fotos e a realização de uma enquete, a qual deverá ter continuidade até alcançar, no mínimo, 200 participações. Não deixe de visitar a barraca do CEDEA e de responder a enquete, no sábado, das 10h00 às 13h30, na Boca Maldita. Participe. Divulgue. Ajude a melhorar a qualidade da água das unidades hídricas de Curitiba, Região Metropolitana e Vale do Ribeira.
Conheça, acessando o facebook de Laura Costa, o álbum com 110 fotos que o CEDEA – Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental – organizou para comemorar o DIA DO RIO, em 24 de novembro de 2012. Essa é uma realidade que precisa mudar URGENTEMENTE.
Faça você também a sua parte. Apoie esta luta. Participe. Ajude a mobilizar o povo para uma atitude pró-ativa em defesa da qualidade da água, proteção e recuperação dos rios, das nascentes e do Aquífero Karst.
FOTOS
blogs
- A LUTA DAS MULHERES PELAS AGUAS – MULHERES DO CABO – PE
- ABAIXO O SITE QUE PERMITE SABER QUASE TUDO DE NOSSOS POLÍTICOS; SE TRABALHARAM, SE FALTARAM MUITO, COMO EVOLUIU SEU PATRIMÔNIO, PASSAGENS PELA JUSTIÇA E/OU POLÍCIA, ETC, ETC.
- ACOMPANHE O ESFORÇO DA COMUNIDADE DA SERRA DA MOEDA
- Aguas do Gandarela
- AGUAS TRANSFROINTEIRIÇAS MOVIMENTO TRÍPLICE FRONTEIRA
- ALERTA DE CHEIAS
- ALIANÇA TAPAJÓS LIVRE
- AMANHÁGUA – AGUAS EM BEAPENDI
- AMANHÁGUA-ONGBEAPENDIMG
- ANA – Agência Nacional de Águas
- ANALISES E AVALIAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE ÁGUA
- ASSISTA VIDEOS INTERESSANTESSOBREA GESTÃO DASAGUAS E MEIO AMBIENTE
- CBH – Comitês de Bacias Hidrográficas
- CONJUNTURA DOS RECURSOS HIDRICOS NO BRASIL
- CR INFO
- DEFENDA GANDARELLA
- ecologia em MOCOCA SP
- END WATER POVERTY
- FUNDAÇÃO SOMOS ÁGUA
- GESTÃO INTEGRADA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
- Lista de discursão
- manual de uso da agua
- MANUAL DE USO DAS ÁGUAS
- OS ESTUDANTES DO XINGU?
- PELO PARQUE NACIONAL GANDARELA
- Politica Nacional de Recursos Hidricos
- Segurança Hídrica
- SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE OS DIVERSOS USOS DAS ÁGUAS E SUAS RESPECTIVAS POLÍTICAS PÚBLICAS REFERENTES
- SOBRE BELO MONTE
- SOS RIOS DO BRASIL
- SOS RIOS DO BRASIL
- TV AMBIENTE LEGAL
- UMA RADIO QUE TOCA COMO RIO QUE DESCE SUAVEMENTE
- VEJA AS ULTIMAS NOTICIAS ORIUNDAS DA COORDENAÇÃO DO FONASC E ENTIDADES PARCEIRAS
- VEJA AS ULTIMAS NOTICIAS ORIUNDAS DA COORDENAÇÃO DO FONASC E ENTIDADES PARCEIRAS
- VEJA AS ULTIMAS NOTICIAS ORIUNDAS DA COORDENAÇÃO DO FONASC E ENTIDADES PARCEIRAS
- VIGILANCIA INTERAMERICANA DE DEFESA E DIREITOS À AGUA
- water assseement and advisory global network
- WEB TV E AGUA
- WEBTV E AGUA
Vídeo
RECENTES
- FONASC MG DIVULGA CONVITE – 12o ABRACE A SERRA DA MOEDA – ATO EM REPUDIO A VALE , EM SOLIDARIUEDADE AS VITIMAS E EM HOMENAGEM AO CORPO DE BOMBEIRO
- DIA MUNDIAL DA AGUA – POR TODO PAÍS VÁRIOS GRUPOS SOCIAIS DE TODAS AS MATIZES RESISTEM , DISCUTEM E CELEBRAM O DIA MUNDIAL DA ÁGUA
- GT HIDROVIA DO CBH – PARANAÍBA ENCAMINHA E APROVA RECOMENDAÇÃO AO SINGREH PARA SOLUÇÃO DE CONFLITO DE USO ENTRE USUÁRIOS DO SESTEMA DE GERAÇÃO HIDRO ELETRICIDADE E HIDROVIAS
- FONASC.CBH SE REUNE COM SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE
- FONASC.CBH ASSINA MANIFESTO CONTRA AS PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES NO CONAMA
- FONASC-MG – COPAM SE REÚNE, PELA PRIMEIRA VEZ, APÓS CRIME DA VALE, EM BRUMADINHO
- SAIU NOSSA NOVA EDIÇÃO DO INFORMATIVO FONASC.CBH #112
- FONASC.CBH VAI PARTICIPAR DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE EDUCAÇÃO


Postado por



