Navegando em todos os artigos FONASC MARANHAO

CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS APROVA REDEFINIÇÃO DA DIVISÃO DO MARANHÃO PARA CRIAÇÃO DE NOVOS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Postado Postado por Destaques, FONASC MARANHAO, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
set
11

CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS APROVA REDEFINIÇÃO DA DIVISÃO DO MARANHÃO PARA CRIAÇÃO DE NOVOS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 10/10/2019

Na reunião realizada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), no dia 5 de junho deste ano, o plenário aprovou a redefinição da divisão estadual para definição dos Comitês de Bacias Hidrográficas no Estado. O fato casou surpresa para os membros da Comissão Pré-Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Turiaçu por vários motivos, dentre eles o fato de que o Fórum Maranhense de Comitês de Bacias Hidrográficas, durante encontro no mês passado não colocou os novos parâmetros para conhecimento dos presentes.

O secretário municipal de meio ambiente do município de Santa Helena e membro da Comissão Pré-Comitê do Rio Turiaçu Saulo Arouche, que esteve presente no encontro do Fórum, disse que vê isso com muita preocupação. “Vejo que precisamos ter uma visão muito técnica e jurídica para respaldar nosso trabalho, pois nosso processo de mobilização e toda a articulação que já fizemos pode ir por água baixo e não podemos aceitar isso”, afirmou.

Arouche destacou que essa divisão para definição de novos comitês que é bem delicada e fragiliza tudo. “Como eles vão querer unir a bacia do Turiaçu, do Maracaçumé e do Litoral Ocidental Maranhense, que imenso? É difícil ter contato com todos esses atores, pois são municípios que já tem sua formação geopolítica. Por exemplo, como mesmo já vimos o município de Governador Nunes Freire, que não se sente pertencente ao Turiaçu e sim do Maracaçumé. Todo mundo perde quando o trabalho que já fizemos não foi levado em consideração, explicou.

Na tarde do dia 09, a vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH e membro da Comissão Pré-Comitê do Rio Turiaçu, Thereza Christina Pereira Castro esteve com o Superintendente de Recursos Hídricos da SEMA, Jânio Castro para obter respostas sobre o documento que foi protocolado no dia 26 de maio deste ano, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e que estacionou na Superintendência de Recursos Hídricos, sem qualquer resposta das tratativas para criação do CBH do Rio Turiaçu.

O superintendente ao tratar sobre o assunto também mostrou preocupação de como implementar as mudanças. Ele informou ainda que está aguardando o parecer jurídico da SEMA, solicitado pelo CONERH, para responder ao documento. Segundo o superintendente, a redefinição da divisão estadual para definição dos Comitês de Bacias Hidrográficas no Estado do Maranhão seguiu sugestões vindas da Agência Nacional de Águas.

A Comissão Pré-Comitê da Bacia do Rio Turiaçu vai reunir na última semana de setembro para tratar deste assunto e dá os encaminhamentos cabiveis.

CIDADANIA HÍDRICA – RAIMUNDO NONATO MEDEIROS DA SILVA

CIDADANIA HÍDRICA – RAIMUNDO NONATO MEDEIROS DA SILVA

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 03/09/2019

No último sábado, 31, o caxiense Raimundo Nonato Medeiros da Silva nos deixou, porém, nos brindou em sua passagem com muita alegria e conhecimento sobre o Maranhão, saneamento, recursos hídricos, abastecimento de água, rio Itapecuru e a literatura.

Um dos momentos que nós, do Fonasc.CBH, recordaremos com muito carinho e gratidão foi a participação de Raimundo Medeiros no V Encontro Nacional de nossa entidade realizada em outubro de 2011, em São Luís. Ele foi palestrante e teve a oportunidade de lançar e autografar seus livros.

Raimundo Medeiros era Engenheiro Civil, formado pela Universidade Estadual do Maranhão em 1980, e físico, formado pela Universidade Federal do Maranhão em 1997, onde também fez mestrado em Energia e Meio Ambiente (1997).

Trabalhou na Caema (Companhia de Saneamento Ambiental), onde foi gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Foi Supervisor de Gestão Participativa da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) do Estado do Maranhão. Tinha vasta experiência na área de Engenharia Sanitária, em especial no segmento de Recursos Hídricos. É notável sua produção de livros e estudos sobre o rio Itapecuru.

Escreveu dezenas de livros e trabalhos técnicos. Por três vezes foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Maranhão (ABES-MA).

Era membro e foi diretor de diversas entidades, inclusive atualmente era presidente da Academia Caxiense de Letras. Ocupava a cadeira de número 38, cujo patrono é Teodoro da Silva Ribeiro Junior.

Raimundo Medeiros foi um cidadão hídrico, grande especialista em águas, pois sempre cuidou do líquido precioso, incluindo os em forma de pingos, em chuvas, como também nas águas subterrâneas.

Descanse! Sentiremos sua falta!

NOSSA HOMENAGEM AO DIA DO BIÓLOGO

Postado Postado por Destaques, FONASC MARANHAO, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
set
3

NOSSA HOMENAGEM AO DIA DO BIÓLOGO

Data: 03/09/2019

COMITÊ INFANTO JUVENIL DA BACIA DO RIO JENIPARANA SE PREPARA PARA ELEIÇÕES

Postado Postado por Destaques, FONASC MARANHAO, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
ago
28

COMITÊ INFANTO JUVENIL DA BACIA DO RIO JENIPARANA SE PREPARA PARA ELEIÇÕES

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 28/08/2019

O Fonasc.CBH e as gestoras de nove escolas comunitárias se reuniram nesta semana para avaliação e aperfeiçoamento da proposta de regimento interno do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana. Um dos principais objetivos é dar início ao processo de eleição dos membros do Comitê para os próximos anos.

De acordo com a vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro a reunião com as gestoras e com os adolescentes, membros do Comitê Infanto Juvenil foi muito produtiva. “Avançamos as discussões quanto ao regimento interno do Comitê, dando passos significativos para sua expansão. Nosso encontro sinalizou muitas coisas boas que estão por vir”, adiantou.

Para o presidente de honra do Comitê, João Lucas Oliveira ter a proposta do regimento interno aprovado é grande avanço para as atividades do Comitê. Ele pontuou novidades dentro do regimento interno como a participação de jovens que não estão nas escolas que integram o comitê, mas que podem colaborar com os trabalhos, realizando oficinas, capacitações e aperfeiçoando o processo de renovação de cada diretoria. “Os jovens vão somar bastante ao Comitê e sempre auxiliar nos processos de transição, que é quando temos eleições. A ideia é formar um grupo sólido que acompanhe as etapas e fortaleça cada vez mais o Comitê”, disse.

FÓRUM ESTADUAL DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS É INSTALADO NO MARANHÃO

Postado Postado por Destaques, FONASC MARANHAO, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
ago
28

FÓRUM ESTADUAL DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS É INSTALADO NO MARANHÃO

 

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 28/08/2019

Em solenidade realizada nesta terça-feira,27,  na Assembleia Legislativa, o Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (FECBH) foi instalado. Apesar de no Estado haver apenas dois Comitês de Bacias Hidrográficas existentes (CBH Rio Munim e CBH Rio Mearim), a idéia é que esse novo instrumento articule os Comitês em âmbito nacional para fortalecê-los como integrantes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, além de fomentar a criação de novos Comitês no Estado do Maranhão.

O Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH) participou do evento, incentivando comissões de Pré-Comitês de Bacias, como o do Rio Turiaçu, para que discutam um plano de ações para dar robustez aos comitês em fase de criação, bem como o de fortalecer e dar autonomia aos CBHs que já existem.

A vice-coordenadora do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro explicou que os debates precisam considerar o atual cenário da política brasileira. “Espaços como Fóruns e Comitês têm sua importância, mas precisamos que estas instâncias venham debater a política pública da água com a sociedade civil organizada. A criação deste Fórum não pode ser apenas uma formalidade, precisamos avançar e ver a criação de CBHs importantes como o Turiaçu, Itapecuru, Balsas e outros”, explicou.

Dentre os Pré-Comitês de Bacias, quem avança para se consolidar com apoio técnico do Fonasc.CBH é o do Rio Turiaçu. A comissão já tem trabalhos realizados em 2 anos com a mobilização do poder público, sociedade civil e usuários nos 18 municípios que fazem parte da bacia do rio Turiaçu.

“Precisamos ter união de todos para que haja a aplicação correta da política pública de recursos hídricos. Participar de momentos como este é trocar experiências, formalizar parcerias e somar forças para avançarmos na criação do Comitê do Rio Turiaçu, cuja bacia envolve 16 municípios”, afirmou Saulo Arouche, secretário de meio ambiente de Santa Helena e membro da comissão Pré-Comitê de Bacia do Rio Turiaçu.

O Fórum de CBHs do Maranhão surge de uma proposta de ser uma instância de articulação estadual que una e fortaleça os comitês de bacias, sem ferir sua autonomia, mas que seja capaz de promover o diálogo em suas bases e entre os mesmos e com os demais entes do sistema. É uma instância colegiada formada pelo conjunto das CBHs, legalmente instituídos no âmbito do sistema estadual de gerenciamento de recursos hídricos existentes no estado.

 

O objetivo do Fórum será de buscar e divulgar informações técnicas, levantamento de fontes de financiamentos, identificação de oportunidades de projetos, zelar pelo cumprimento integral das políticas públicas das águas. Disponibilizar espaço na web – site da SEMA. Implantar rede para melhorar/maximizar a comunicação entre os comitês e fórum maranhense.

FÓRUM ESTADUAL DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS É INSTALADO NO MARANHÃO

Em solenidade realizada nesta terça-feira,27,  na Assembleia Legislativa, o Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (FECBH) foi instalado. Apesar de no Estado haver apenas dois Comitês de Bacias Hidrográficas existentes (CBH Rio Munim e CBH Rio Mearim), a idéia é que esse novo instrumento articule os Comitês em âmbito nacional para fortalecê-los como integrantes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, além de fomentar a criação de novos Comitês no Estado do Maranhão.

O Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH) participou do evento, incentivando comissões de Pré-Comitês de Bacias, como o do Rio Turiaçu, para que discutam um plano de ações para dar robustez aos comitês em fase de criação, bem como o de fortalecer e dar autonomia aos CBHs que já existem.

A vice-coordenadora do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro explicou que os debates precisam considerar o atual cenário da política brasileira. “Espaços como Fóruns e Comitês têm sua importância, mas precisamos que estas instâncias venham debater a política pública da água com a sociedade civil organizada. A criação deste Fórum não pode ser apenas uma formalidade, precisamos avançar e ver a criação de CBHs importantes como o Turiaçu, Itapecuru, Balsas e outros”, explicou.

Dentre os Pré-Comitês de Bacias, quem avança para se consolidar com apoio técnico do Fonasc.CBH é o do Rio Turiaçu. A comissão já tem trabalhos realizados em 2 anos com a mobilização do poder público, sociedade civil e usuários nos 18 municípios que fazem parte da bacia do rio Turiaçu.

“Precisamos ter união de todos para que haja a aplicação correta da política pública de recursos hídricos. Participar de momentos como este é trocar experiências, formalizar parcerias e somar forças para avançarmos na criação do Comitê do Rio Turiaçu, cuja bacia envolve 16 municípios”, afirmou Saulo Arouche, secretário de meio ambiente de Santa Helena e membro da comissão Pré-Comitê de Bacia do Rio Turiaçu.

O Fórum de CBHs do Maranhão surge de uma proposta de ser uma instância de articulação estadual que una e fortaleça os comitês de bacias, sem ferir sua autonomia, mas que seja capaz de promover o diálogo em suas bases e entre os mesmos e com os demais entes do sistema. É uma instância colegiada formada pelo conjunto das CBHs, legalmente instituídos no âmbito do sistema estadual de gerenciamento de recursos hídricos existentes no estado.

O objetivo do Fórum será de buscar e divulgar informações técnicas, levantamento de fontes de financiamentos, identificação de oportunidades de projetos, zelar pelo cumprimento integral das políticas públicas das águas. Disponibilizar espaço na web – site da SEMA. Implantar rede para melhorar/maximizar a comunicação entre os comitês e fórum maranhense.

COMISSÃO PRÉ-COMITÊ DA BACIA DO RIO TURIAÇU COMPLETA 2 ANOS

Postado Postado por FONASC MARANHAO, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
ago
1

COMISSÃO PRÉ-COMITÊ DA BACIA DO RIO TURIAÇU COMPLETA 2 ANOS

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 01/08/2019

No último domingo, dia 28 de julho, a Comissão Pré-Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Turiaçu completou 2 anos de trabalho. Foram inúmeras ações e atividades que envolveram reuniões, treinamentos, palestras, mobilização e sensibilização dos atores fundamentais para qualquer CBH, que são os segmentos públicos de usuários e da sociedade civil organizada.

Acesse a fanpage da Comissão Pré-Comitê da Bacia do Rio Turiaçu

FONASC.CBH E ESCOLAS COMUNITÁRIAS MANIFESTAM INTERESSE EM PARTICIPAR DO FÓRUM DCA

Postado Postado por FONASC MARANHAO, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
ago
1

FONASC.CBH E ESCOLAS COMUNITÁRIAS MANIFESTAM INTERESSE EM PARTICIPAR DO FÓRUM DCA

 

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 01/08/2019

O Fonasc.CBH e as escolas comunitárias, que fazem parte do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana, manifestaram interesse em participar do Fórum Maranhense em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, em reunião realizada na manhã de ontem, na Casa dos Conselhos, Centro de São Luís.

Estiveram presentes na reunião a vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro, o presidente de honra do Comitê Infanto Juvenil do Rio Jeniparana, João Lucas Oliveira,  a gestora do Instituto Educando, Leia Andrade, a gestora do Instituto Maanaim, Neuza Ribeiro e a gestora do Instituto Nossa Senhora Aparecida, Cida Medeiros, além de representantes de várias entidades que são signatárias do Fórum DCA.

A reunião de ontem teve como pauta a reestruturação do Comitê Juvenil do Fórum DCA.

COMITÊ INFANTO JUVENIL DA BACIA DO RIO JENIPARANA PARTICIPA DO FÓRUM DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Postado Postado por Destaques, FONASC MARANHAO, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
jul
22

COMITÊ INFANTO JUVENIL DA BACIA DO RIO JENIPARANA PARTICIPA DO FÓRUM DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 22/07/2019

O presidente de honra do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana, João Lucas Oliveira participou na última sexta-feira do encontro do Fórum DCA (dos Direitos da Criança e do Adolescente), no auditório da sede dos Conselhos Estaduais, Centro de São Luís.

O objetivo do encontro foi para tratar da reestruturação do Comitê Juvenil do Fórum DCA. As instituições signatárias do Fórum, cada uma levou dois adolescentes para que houvesse a rearticulação das ações do Comitê. A vice-coordenadora do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro, que participou do encontro, manifestou o interesse em participar do Fórum, para que o Fonasc.CBH passe a fazer parte deste espaço democrático de instituições.

Durante o encontro, os adolescentes já formaram um grupo de trabalho e marcaram para dia 29 deste mês a sua reunião para definir as ações e diretrizes do Comitê, que deverão ser apresentadas ao Fórum DCA, em reunião do dia 31 de julho.

CONFIRA A ENTREVISTA DOS MEMBROS DO COMITÊ INFANTO JUVENIL DA BACIA DO RIO JENIPARANA

Postado Postado por Destaques, FONASC MARANHAO, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
jul
17

CONFIRA A ENTREVISTA DOS MEMBROS DO COMITÊ INFANTO JUVENIL DA BACIA DO RIO JENIPARANA

Texto:Ascom Fonasc.CBH
Data: 17/07/2019

Os membros do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana concederam entrevista ao apresentador Ueverton Braçale do programa VDR (Voz das Ruas), da TV Guará, canal 23, afiliada à Rede Record News, na tarde desta terça-feira, 16. Assista a íntegra da entrevista. O programa está completo e a entrevista do Comitê você confere a partir de 39 min e 10 seg.

COMITÊ INFANTO JUVENIL DA BACIA DO RIO JENIPARANA PARTICIPA DE WORKSHOP DE LIMPEZA DAS PRAIAS

Postado Postado por Destaques, FONASC MARANHAO, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
jul
11

COMITÊ INFANTO JUVENIL DA BACIA DO RIO JENIPARANA PARTICIPA DE WORKSHOP DE LIMPEZA DAS PRAIAS

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 11/07/2019

Os membros do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana, juntamente com a vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro, participaram de um Workshop sobre limpeza das praias. O evento foi promovido pelo Instituto Cidadania Empresarial (ICE) e reuniu diversos segmentos da sociedade cujo objetivo é a participação no Clean Up the Word (com uma grade ação de limpeza das praias em setembro).

Outro ponto relevante do encontro foi a construção de proposta que levem em conta a questão do ordenamento da orla marítima na capital São Luís. Embora já exista o Projeto Orla, que é um instrumento do Programa Nacional de Gerenciamento Costeiro, e que o mesmo em sua gestão preconiza a participação dos diversos atores, ainda há muito o que fazer para que os municípios, incluindo São Luís avancem na aplicação da metodologia  do projeto orla.

As propostas debatidas durante o workshop foram apresentadas hoje na audiência do Orçamento Participativo da região metropolitana de São Luís, realizada no complexo Paulo Freire, no Campus da UFMA.

Segundo os organizadores do evento, não basta apenas fazer a ação de limpeza das praias, mas é preciso que diversas ações, inclusive do uso e ordenamento das praias estejam contempladas no orçamento público do município.

Categorias

blogs

Vídeo

RECENTES