Navegando em todos os artigos FONASC MARANHAO

LIVE ESPECIAL COMITÊ INFANTO JUVENIL JENIPARANA – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Live Especial

 

 

5 de Junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para comemorar a data, o Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana convida você para assistir a Live que acontecerá no Instagram no dia 05/06 as 16h. ???? O bate papo será mediado por João Lucas (Representante do Comitê Infanto Juvenil Jeniparana) e conta com a participação de Hugo Cruvel (Educador, Monitor da Brigada Voluntária Ambiental e Ativista Ambiental) e Larissa Mourão (Digital Influencer Mirim) para falar sobre “Engajamento Infanto-Juvenil nos cuidados com o meio ambiente nos tempos de pandemia e pós-pandemia” e “A relevância dos trabalhos da Brigada Voluntária Ambiental dentro do Parque Estadual do Bacanga”. Você é nosso convidado! Esteja com a natureza, na Semana do Meio Ambiente! Convide a galera e até já!

 

#comiteinfantojuvenil #live #diamundial #meioambiente #natureza #preservar #batepapo

POSSE DO COMITÊ INFANTO JUVENIL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JENIPARANA

Postado Postado por Destaques, FONASC MARANHAO, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
mar
6

 

 

Posse da 3ª Diretoria do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana 2020.  Não fique de fora! Será realizada na manhã do dia (18/03), no Auditório da CAEMA (Centro), às 9h.  Na programação temos: Mini Curso sobre as Bacias Hidrográficas do Estado do Maranhão, com certificação! Atração cultural, com a peça teatral os Guardiãs Mirins, escrita pela professora Geane Lima Fiddan. Você é nosso convidado!  Não perca!

Quebradeiras de Coco babaçu do povoado Curvelândia no Maranhão denunciam a contaminação das águas do Rio Tocantins

Postado Postado por FONASC MARANHAO     Comments Sem comentários
mar
3

Quebradeiras de Coco babaçu do povoado Curvelândia no Maranhão

 

Quebradeiras de Coco babaçu do povoado Curvelândia, no Maranhão, denunciam a contaminação das águas do Rio Tocantins pelos resíduos da fábrica da Suzano Papel e Celulose em Imperatriz.

De acordo com as quebradeiras de coco tal ação tem gerado sérios problemas para a população local, dentre eles destacam os problemas de saúde como doenças de pele nos banhistas da praia da Taboca. Denunciam também que a Suzano Papel e Celulose utiliza galerias clandestinas para o despejo dos seus resíduos no Rio Tocantins.

Desse modo, o Fonasc- cbh denúncia todo e qualquer procedimentos e mal gerenciamento das águas e seguimos lutamos pela defesa dos rios. Nosso principal papel é fortalecer a cidadania através da capacitação mobilização e articulação dos movimentos para atuação qualificada de cidadãos e suas organizações na gestão dos rios e águas públicas.

Fonte: Jornalista / Mayron Régis

 

Reunião da Comissão Pré-Comitê de Bacias Hidrográficas de Turiaçu

No último dia 17 de janeiro de 2020, a vice-coordenadora do FONASC-CBH, Thereza Christina Pereira Castro e representantes dos municípios de São Luís, Pinheiro, Santa Helena, Turilândia, Bacuri, Nova Olinda e Pedro do Rosário estiverem presente na reunião da Comissão Pré Comitê de Bacias Hidrográficas de Turiaçu que aconteceu na Sede da OAB em Pinheiro, Maranhão.

Um dos principais objetivos da reunião foi articular e mobilizar novos atores e representantes para ajudar na realização das demandas (UEMA E UFMA – Campus Pinheiro), para ajudar em especial na elaboração de documentos técnicos que precisam ser elaborados e apresentados ao CONERH. Outro ponto discutido foi à intensificação das estratégias de comunicação com o objetivo de se usar todas as ferramentas capazes de potencializar a eficiência da comunicação e informação.

Como ação proposta para inicio dessas atividades, voltadas para a comunicação foi proposta a criação de um calendário de entrevistas semanais a ser posto em prática no mês da água (março/2020), na rádio Rádio Tropical FM 89.3 (Santa Luzia Do Paruá / MA).

Além disso, foi proposta a criação do Comitê do Turiaçu Infanto Juvenil com o objetivo de incluir a juventude local para as questões das bacias hidrográficas. O próximo compromisso de trabalho da Comissão será no dia 11 de março de 2020, na sede da OAB em Pinheiro.Reunião do Comitê de Turiaçu

Reunião do Comitê do Turiaçu

 Veja Mais: http://fonasc-cbh.org.br/?s=turia%C3%A7u

Vice Coordenadora do Fonasc e Membro colaborador do Comitê Infanto Juvenil do Jeniparana dão entrevista na Rádio Assembleia

Postado Postado por Destaques, FONASC MARANHAO     Comments Sem comentários
fev
20

Thereza Christina e João Lucas no programa Ponto a Ponto

Nesta quinta (19), Thereza Christina Pereira Castro, vice coordenadora do Fonasc-CBH (Fórum Nacional da Sociedade Civil dos Comitês de Bacias Hidrográficas) compareceu a Rádio Assembleia para uma entrevista com a Maria Regina Teles no programa Ponto a Ponto. Quem também esteve presente, foi o jovem de 19 anos, João Lucas, formado em Técnico de Meio Ambiente pelo IFMA Maracanã, ele já foi presidente de honra do Comitê Infanto Juvenil do Jeniparana pelo Instituto Educando, e atualmente é membro colaborador do mesmo comitê.

O assunto do tema da entrevista abordou a situação das bacias hidrográficas, consequências ao meio ambiente, mudanças climáticas e ações em defesa desse recurso natural. Em um primeiro momento, foi discutido o conceito de Bacias Hidrográficas. Thereza Cristina, definiu como uma “folha da árvore e suas nervuras”, a folha seria os rios e as nervuras seriam os afluentes, disse.

Após este primeiro momento de esclarecimentos, O João Lucas comentou sobre a sua experiência de participar e integrar o Comitê Infanto Juvenil do Jeniparana, enquanto criança, pois a criança tem o poder de conscientizar os adultos, por exemplos seus pais. João também destacou a importância do projeto do Fonasc, que o ajudou a escolher o curso de técnico em Meio Ambiente, no qual hoje é formado.

Para finalizar a entrevista, Thereza Cristina ressaltou o projeto dos Comitês das Bacias Hidrográficas, no momento já foram aprovadas cinco pré comissões do Rio Pindaré, Rio Turiaçu, Rio Preguiça Periá, Rio Balsas e Itapecuru.

Fonasc inicia o ano de 2020 com agenda intensa

Neste ano de 2020, o Fonasc-CBH está renovando sua equipe e está com novas estratégias para alcançar novos parceiros e para que seus projetos ganhem forças e conquistem resultados. Para isso, o Fonasc está com dois novos integrantes em sua Assessoria de Comunicação, os jornalistas Letícya Gama e Maurício José, que serão os responsáveis pelo contato com a imprensa e comunicação interna do órgão. Todos os contatos para pautas e informações devem ser realizado pelo e-mail contato@fonasc-cbh.org.br permanece válido.

Nova Assessoria de Comunicação FONASC.CBH

NOTA DE PESAR – MORRE O ENGENHEIRO CIVIL JOSÉ PINHEIRO MARQUES

Postado Postado por Destaques, FONASC MARANHAO, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
jan
27

NOTA DE PESAR - MORRE O ENGENHEIRO CIVIL JOSÉ PINHEIRO MARQUES

Texto: Ascom Fonasc.CBH

Data: 27/01/2020

É com muito pesar que informamos o falecimento do engenheiro civil José Pinheiro Marques. Ele deixa esposa, quatro filhos e netos. Pinheiro Marques foi vítima de ataque fulminante no coração e faleceu em casa. O seu corpo está sendo velado na Pax União, no Centro e deverá ser sepultado amanhã.

Pinheiro Marques presidia a Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema Confea/Crea (Mútua) e entre os anos de 2000 a 2005 foi presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA). Durante esse período em que foi presidente do Crea-MA, o Fonasc.CBH estreitou os laços institucionais e fortaleceu a parceria entre as entidades.

A gestão de Pinheiro Marques trouxe colaborações para avanços da política ambiental, para a engenharia do Maranhão e do Brasil e colocando o Crea-MA com destaque dentro do Sistema Confea/Crea/Mútua.

Nós, do Fonasc.CBH nos solidarizamos à família de Pinheiro Marques e que Deus conforme o coração dos parentes e amigos por tamanha e repentina perda.

COMITÊ INFANTO JUVENIL DA BACIA DO RIO JENIPARANA EM REUNIÃO COM MEMBROS DO FÓRUM DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Postado Postado por Destaques, FONASC MARANHAO, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
jan
23

COMITÊ INFANTO JUVENIL DA BACIA DO RIO JENIPARANA EM REUNIÃO COM MEMBROS DO FÓRUM DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 23/01/2020

No último sábado, dia 18, o Comitê Infanto Juvenil da Bacia do Rio Jeniparana participou da reunião com os membros do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA), na sede do Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GAAC).   Na oportunidade os membros do Comitê Juvenil do Fórum DCA fizeram um balanço das ações de 2019 e iniciaram o planejamento de ações para 2020. Esse Comitê reúne crianças e adolescentes ligadas a diversas entidades da sociedade civil organizada do Fórum DCA que buscam fazer valer os direitos estabelecidos no ECA.

A presidente eleita do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana, vai participar das ações do Comitê do Fórum DCA, além de que cada entidade do Fórum também pode indicar mais dois adolescentes para fazerem parte dos trabalhos do Comitê Juvenil.

Participaram do evento, crianças e adolescentes das seguintes entidades: Grupo de Apoio as Comunidades Carentes do Maranhão (GAAC), Instituto Formação, Pastoral do Menor, Centro de Apoio à Educação Básica e o Fonasc.CBH.

O próximo compromisso agendado será uma ação no Parque do Rangedor no dia 1º de fevereiro.

O ex-presidente de honra do Comitê Infanto Juvenil da Bacia do Rio Jeniarana João Lucas de Oliveira foi homenageado pelo transcurso de seu aniversário, durante a reunião.

 

 

FONASC.CBH PARTICIPA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO PRÉ COMITÊ DO RIO PINDARÉ

Postado Postado por Destaques, FONASC MARANHAO, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
jan
23

FONASC.CBH PARTICIPA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO PRÉ COMITÊ DO RIO PINDARÉ

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 23/01/2020
No último dia 16 dias de janeiro de 2020, o Fonasc.CBH e demais entidades mobilizadas participaram da primeira reunião ordinária de trabalho da Comissão do Pré Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pindaré, que aconteceu no auditório da Casa dos Conselhos do Estado do Maranhão, em São Luís.

A reunião teve como pontos de pauta: a Resolução CONERH nº. 27/2017 que trata da Criação de novos CBH no Estado, elaboração do Plano de Ação para cumprimento das exigências para instauração do comitê e os informes gerais.

Além disso, os membros da Comissão discutiram sobre as datas para as reuniões de mobilização locais, necessárias para a construção da proposta de criação do CBH Pindaré. A Comissão deliberou as seguintes datas e locais para as reuniões de mobilização: dia 07 de março, no município de Montes Altos, local Aldeia São José; dia 16 de abril, no município de Açailândia, local a definir, e dia 17 de abril no município de Santa Inês, local a definir.

Participaram da reunião os membros: Raimundo Nonato Moraes Andrade (Movimento Arariba e Coordenador desta Comissão), Thereza Christina Pereira Castro (Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas – FONASC), Josué da Conceição Nascimento (Secretaria de Meio Ambiente de Bom Jesus das Selvas/MA), Antonio Juliano Lima Sousa (CAEMA – Regional de Santa Inês), Ricardo Barbieri (Departamento de Oceanografia e Limnologia – DAOLI/UFMA) e Mariana Teixeira Guimarães (Centro de Trabalho Indigenista – CTI).

O próximo compromisso de trabalho da Comissão será nos dias 28 e 29  na cidade de Santa Inês, no povoado Piquizeiro, casa nº. 01, Loteamento Mirim, para realizar sua reunião ordinária.

 

PRIMEIRA REUNIÃO DO FÓRUM MARANHENSE DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS TRAÇA PLANOS PARA 2020

Postado Postado por Destaques, FONASC MARANHAO, NOTÍCIAS     Comments Sem comentários
jan
21

PRIMEIRA REUNIÃO DO FÓRUM MARANHENSE DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS TRAÇA PLANOS PARA 2020

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 21/01/2020

Membros integrantes do Fórum Maranhense de Comitês de Bacias Hidrográficas se reuniram no último dia 15 de janeiro para tratar do planejamento de ações para formatação de novos Comitês de Bacias Hidrográficas ainda em 2020.

Um primeiro passo será dado no próximo dia 6 de fevereiro, quando os membros do Fórum irão participar da reunião das câmaras técnicas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos para retificar a Resolução CONERH-MA nº 27 que trata da criação de Comitês de Bacias.

Além disso, devem participar de reunião ordinária do CONERH no dia 14 de fevereiro, solicitando recomendação de que os Comitês devem ser criados por decretos do executivo.

O planejamento do Fórum ainda estabeleceu uma agenda de reuniões de mobilização dos pré-comitês com visitas para Turiaçu, Pinheiro, Balsas, Pindaré e outros municípios.

O Fórum também pretende realizar o segundo encontro anual em 2020, com a expectativa de já ter os pré-comitês formalizados.

 

Categorias

blogs

Vídeo

RECENTES