Navegando em todos os artigos FAMA

FONASC E FAMA – FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA AGUA CONSTITUI COMITE INTERNACIONAL EM SÃO PAULO E PASSA ATUAR ME TODOS OS CONTINENTES

Postado Postado por FAMA, INFORMATIVO     Comments Sem comentários
set
28
LINK - Matéria lançamento: http://www.fama2018.org/portal/fama-2018/noticias/fama-se-consolida-com-lancamento-internacional.htm 
http://www.fama2018.org/portal/fama-2018/noticias/constituido-comite-internacional-do-fama-que-passa-atuar-em-todos-os-continentes.htm

FONASC.CBH PARTICIPOU DO CONGRESSO DE AGROECOLOGIA 2017

Postado Postado por Destaques, FAMA, INFORMATIVO     Comments Sem comentários
set
14

FONASC.CBH PARTICIPOU DO CONGRESSO DE AGROECOLOGIA 2017

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 14/09/2017

Nesta quarta-feira, dia 13, o coordenador nacional do Fonasc.CBH, João Clímaco participou no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, do grande encontro da Agroecologia 2017, com os eventos simultâneos do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e do V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno. O evento teve início no dia 12 e se encerra amanhã, dia 15, com palestras, oficinas, debates, apresentação de trabalhos e visitas técnicas.

Na ocasião, o coordenador do Fonasc.CBH participou de uma roda de conversa em que foi apresentada as propostas do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), um evento que vai fazer  contraponto ao evento internacional de quase mesmo nome que ocorrerá na capital do País, em março do ano que vem.  “Participamos deste momento, discutindo sobre o FAMA e o Fórum Mundial, fazendo uma comparação política entre os dois eventos”, ressaltou.

Até o momento aproximadamente 5 mil pessoas, de todas as regiões do Brasil e diversos países do mundo com grande representação da América Latina, já passaram pelo evento. Entre os quase cinco mil participantes, estão representantes de comunidades indígenas e tradicionais, quilombolas, geraizeiros, estudantes, cientistas, professores, entre muitos outros segmentos da sociedade brasileira e latino-americana. Mas, apesar das diferenças que os separam como etnias ou grupos, o objetivo é um só: compartilhar experiências e conhecimentos em prol de boas práticas capazes de tornar a agricultura mais justa e sustentável.

Ainda como parte da programação do evento houve anuncio do Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais; lançamento de  15 livros impressos e eletrônicos; lançamento do site oficial do Projeto Bem Diverso; anúncio de um edital do Banco da Amazônia para submissão de artigos destinados a uma edição especial da Revista Agroecologia e lançamento do DVD “Ciência e Poesia”,  obra que abrange 26 vídeos e 13 músicas, unindo a pedagogia da rima ao ensino da agroecologia.

FONASC.CBH APOIOU E PARTICIPOU DE SEMINÁRIO TÉCNICO EM BRASÍLIA

Postado Postado por FAMA, INFORMATIVO     Comments Sem comentários
ago
30

FONASC.CBH APOIOU E PARTICIPOU DE  SEMINÁRIO TÉCNICO EM BRASÍLIA

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data:30/08/2017

O Fonasc.CBH apoiou e participou na manhã desta quarta-feira, 30, de Seminário Técnico sobre o Paranoá, no auditório da FAU, no Campus da Universidade de Brasília (UnB). O evento discutiu sobre os impactos do empreendimento imobiliário do bairro Taquari 1 Trecho 2 previsto para Serrinha do Paranoá, e suas consequências em tempos de escassez hídrica que levou ao primeiro racionamento de água da história do DF.

O seminário apontou que são nove córregos e mais de cem nascentes na região da Serrinha (núcleos rurais do Lago Norte – que vai desde o Parque Nacional até a cidade Paranoá) que abastecem o Lago Paranoá, de onde será captado água ainda esse ano para abastecimento das torneiras da capital.

Segundo os organizadores do evento, cuidar dessa área produtora de água é imprescindível para ter água de qualidade abundante. Participaram do evento ambientalistas, especialistas em meio ambiente e representações das organizações da sociedade civil.

 

FONASC.CBH PARTICIPOU E APOIOU O COMITÊ DO FAMA QUE FOI INAUGURADO EM MINAS GERAIS

Postado Postado por FAMA, INFORMATIVO     Comments Sem comentários
ago
28

FONASC.CBH PARTICIPOU E APOIOU O COMITÊ DO FAMA QUE FOI INAUGURADO EM MINAS GERAIS

Texto: Ascom Fonasc.CBH
Data: 28/08/2017

O Fonasc.CBH participou e apoiou o evento que marcou a inauguração do Comitê do FAMA (Fórum Mundial Alternativo da Água) em Belo Horizonte-MG. Entidades da sociedade civil organizada aderiram ao Comitê durante evento realizado no dia 21 de agosto. Uma das palestras do evento foi feita pela geografa e membro da ONG Proscience de São Paulo, Camila Melo. Ela é a pessoa responsável pelas articulações do FAMA.

 O comitê local tem como objetivo fazer a discussão do tema da água e de fazer um contraponto ao Fórum das grandes corporações chamado de Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília, em março do ano que vem.

Durante o encontro algumas demandas foram colocadas e aprovadas como a instituição do Comitê, o local do projeto Manuelzão vai sediar o Comitê e acrescentar ao slogan “água como bem comum essencial à vida planetária”.

O FAMA 2018 já possui comitês locais instalados em Brasília, Pará, Minas Gerais, Paraíba e Bahia. O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília, como um contraponto ao Fórum das Corporações – autodenominado Fórum Mundial da Água.

Clique aqui para ler o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos.

FONASC.CBH DIVULGA – “FALAR DE ÁGUA, TEM QUE FALAR DO CERRADO”

Postado Postado por FAMA, INFORMATIVO     Comments Sem comentários
ago
18

“FALAR DE ÁGUA, TEM QUE FALAR DO CERRADO”

Bioma apresenta potencial hídrico, considerado a ‘caixa d´água do Brasil’

Texto e Foto:  Cris Cici para o Portal FAMA2018
Data:18/08/2017

No dia 15 de julho 2017, em Ceilândia (DF), foi  realizado o 1º seminário de Educação Ambiental – Água e o Cerrado, promovido pelo Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (MOPOCEM), e que contou com a participação de autoridades, movimentos sociais e comunidade.

Durante o evento, o professor Perci, da Universidade de Brasília, destacou que para falar de água tem que falar do cerrado, pelo seu potencial hídrico, considerado a “caixa d´água do Brasil”, onde nascem  importantes rios que abastecem um total de 8 bacias, dentre as 12 que existem no território brasileiro, e isso acontece pela sua configuração natural, sua posição geográfica, seu relevo, além da altitude.

Um grande número de nascentes favorece o escoamento para outros rios e as águas do cerrado também são importantes para o abastecimento do Aquífero Guarani. Embora o cerrado apresente uma importância estratégica, o bioma vem sendo devastado  em escala alarmante, portanto a importância de elaboração de um plano paras sua conservação com o objetivo de preservação, de debater e reivindicar  por  fiscalização e  investimento.

O seminário foi uma forma de  buscar reflexão do valor de unir forças aos movimentos culturais e sociais. O professor Perci concluiu sua exposição falando da importância de nos unirmos ao Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA2018).

Durante o evento, Cris Cici (Fonasc.CBH) divulgou o apoio da instituição ao FAMA2018 com a educação ambiental, através do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do rio Jeniparana do Maranhão, tendo possibilidade de multiplicação no DF para contribuir com a preservação das bacias hidrográficas com o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA2018).

REPRESENTANTES DO FONASC.CBH E ABES PEDEM APOIO PARA O FAMA

Postado Postado por FAMA, INFORMATIVO     Comments Sem comentários
jun
28

REPRESENTANTES DO FONASC.CBH E ABES PEDEM APOIO PARA O FAMA


Texto:
Cris do Fonasc.CBH de Brasília
Data: 28/06/2017


Representantes do Fórum Mundial e do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), da ABES e do Fonasc.CBH estiveram reunidos no Palácio do Buriti, em Brasília, com o Subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, Acilino Ribeiro. Na pauta do encontro estava a solicitação de apoio do Governo do Distrito Federal para realização do FAMA.  Participaram da reunião pela ABES, Montenegro, Jaikra e Silvano e pelo Fonasc.CBH, Cris.

Dos dez itens da pauta de reunião que foram apresentados, o Subsecretário concordou em fazer a articulação e intervir para tentar viabilizar o máximo de apoio, submetendo a proposta para as secretarias e áreas finalísticas.

Uma nova reunião está agendada para o próximo dia 06 de julho, às 14h, para ajustar os detalhes do apoio que poderá ser dado ao evento do FAMA.

FONASC.CBH ENTREVISTA PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL – ABES-DF

Postado Postado por FAMA, INFORMATIVO     Comments Sem comentários
jun
28

FONASC.CBH ENTREVISTA PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL – ABES-DF

Texto: Cris do Fonasc.CBH de Brasília
Data:
28/06/2017


Em sessão especial na Câmara Legislativa de Brasília, realizada no dia 24 de junho, representantes do Fórum Mundial e do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) debateram sobre os recursos hídricos.  Um dos momentos impactantes da sessão foi quando Marcos Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (ABES-DF), se posicionou contra a privatização das nascentes de águas.

Foi esta e outras abordagens que podemos acompanhar em entrevista que Marcos Montenegro concedeu a Cris, representante do Fonasc.CBH e voluntária do FAMA em Brasília.

Acompanhe a entrevista abaixo

Entrevista presidente da ABES-DF-IMG_2046

 

Categorias

blogs

Vídeo

RECENTES